Desesperada por audiência, Globo mostra bebê agonizando em pleno meio-dia

Publicado em 28/02/2018

Se não pode vencê-los, junte-se a eles: essa é a máxima adotada pelas afiliadas da Globo que vivem maus momentos na audiência. Após a TV Bahia exibir um cadáver com manchas expostas de sangue sem nenhum desfoque na manhã da última segunda (26), agora foi a vez da TV Anhanguera, de Goiás, se igualar a linha editorial de seus concorrentes. O Jornal Anhanguera 1ª edição, da hora do almoço, exibiu cenas de uma bebê de 1 ano e 4 meses agonizando e sendo entubada após uma crise convulsiva.

Durante 5 minutos, o noticiário da afiliada da Globo mesclou as cenas filmadas com um celular com uma entrevista ao vivo com a mãe da criança, que, desesperada, chorava e gritava dizendo que sua filha morreria se não conseguisse uma vaga na UTI. No link, o repórter Guilherme Mendes encarnava um justiceiro e bradava que a TV Anhanguera não deixaria que a criança morresse.

Veja também: Afiliada da Globo se descuida, exibe corpo de homem assassinado e vira alvo de críticas na web

O expediente adotado pelo Jornal Anhanguera não é habitual na linha editorial da TV Globo, e sequer é feito com frequência pelos concorrentes diretos do noticiário. O Balanço Geral local, da Record, tem um quadro de culinária feito pelo âncora Oloares Ferreira e destina quase meia hora diária a cobertura de esportes – e é líder de audiência, com picos de até 21 pontos. O Jornal do Meio-Dia, da TV Serra Dourada/SBT, tem um formato essencialmente comunitário: por lá, as notícias mais frequentes são de buracos em ruas da cidade.

A mudança na linha editorial da afiliada da Globo mostra que retomar a liderança de audiência em seus conteúdos locais mais do que passou a ser uma necessidade: virou obrigação. Atualmente só o Bom dia Goiás ocupa o primeiro lugar no Ibope, concorrendo com igrejas e telejornais nacionais nas concorrentes. Ambas as edições do Jornal Anhanguera vem numa sangria crescente desde 2017: a edição noturna, ensanduichada por duas novelas, não raramente fica em 3º lugar – algo que não se repete em nenhuma outra localidade.

Apresentado por Lilian Lynch, o Jornal Anhanguera 1ª edição tem média de 9 pontos, segundo dados da Kantar Ibope. Perde para o Balanço Geral, da Record, e disputa a vice-liderança com o SBT, sendo líder de audiência somente aos sábados, quando concorre com desenhos animados no canal de Silvio Santos e com um programa religioso na emissora de Edir Macedo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade