Descubra onde foram criadas as árvores de crochê de Meu Pedacinho de Chão

Publicado em 23/06/2014

No ar pela TV Globo desde 7 de abril de 2014, a novela das 18 horas, Meu Pedacinho de Chão, surpreendeu o público pela originalidade dos cenários, figurinos e maquiagem, que remetem aos contos de fadas e fantasias.

O que pouca gente sabe é que um dos destaques do cenário que compõe a Vila de Santa Fé, as árvores de crochê, foram idealizadas na pequena cidade de Inconfidentes, no Sul de Minas Gerais.

Conhecida como a Capital Nacional do Crochê, a cidade com cerca de 6 mil habitantes, tem como forte de sua enconomia a industria textil, com ênfase na producão de crochê.

Uma das empresas que produzem crochê em Inconfidentes, criou a ideia de revestir o tronco das árvores com o artesanato e postou as fotos na internet. A Globo, em busca de uma alternativa ecologicamente correta para colorir a vegetação da novela, viu as fotos das árvores de Inconfidentes e entrou em contato com a empresa que produziu a ideia.

“No início deste ano, a Globo nos achou pela internet, porque já tínhamos feito isso nas árvores da nossa empresa; ela entrou em contato conosco e fui pessoalmente ao Projac, no Rio de Janeiro, a convite da própria emissora, mostrar como era o nosso crochê e como ficariam as árvores. A equipe da produção da novela ficou encantada e ouvimos a expressão fervorosa ‘era exatamente isso que precisávamos’”, conta a empresária, Daniela Koch.

Depois do contrato fechado, a empresária retornou a Inconfidentes com a finalidade de escolher as peças em seu estoque que seriam ideais para o trabalho de decoração das árvores. “Retornamos ao Rio eu e uma equipe de colaboradores da empresa, coordenei de perto a decoração de cada árvore, tomando cuidado para que a qualidade do trabalho final proporcionasse a satisfação plena da produção da novela”, explicou.

De acordo com Daniela Koch, foram ao todo decoradas 47 árvores, em cerca de 10 dias, e utilizadas 14.940 peças de crochê.

Com as árvores, a preocupação foi com a riqueza de detalhes. A proposta ousada e lúdica encontrou no crochê uma forma de alegrar ainda mais o ambiente colorido. Foi aí que nasceu a parceria com a empresa de Inconfidentes, para cuidar de todas as árvores da cidade cenográfica.

Veja reportagem da EPTV que fala sobre a parceria entre Inconfidentes e a TV Globo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade