Descubra onde foram criadas as árvores de crochê de Meu Pedacinho de Chão

Publicado há 7 anos
Por Neuber Fischer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No ar pela TV Globo desde 7 de abril de 2014, a novela das 18 horas, Meu Pedacinho de Chão, surpreendeu o público pela originalidade dos cenários, figurinos e maquiagem, que remetem aos contos de fadas e fantasias.

O que pouca gente sabe é que um dos destaques do cenário que compõe a Vila de Santa Fé, as árvores de crochê, foram idealizadas na pequena cidade de Inconfidentes, no Sul de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Conhecida como a Capital Nacional do Crochê, a cidade com cerca de 6 mil habitantes, tem como forte de sua enconomia a industria textil, com ênfase na producão de crochê.

Uma das empresas que produzem crochê em Inconfidentes, criou a ideia de revestir o tronco das árvores com o artesanato e postou as fotos na internet. A Globo, em busca de uma alternativa ecologicamente correta para colorir a vegetação da novela, viu as fotos das árvores de Inconfidentes e entrou em contato com a empresa que produziu a ideia.

“No início deste ano, a Globo nos achou pela internet, porque já tínhamos feito isso nas árvores da nossa empresa; ela entrou em contato conosco e fui pessoalmente ao Projac, no Rio de Janeiro, a convite da própria emissora, mostrar como era o nosso crochê e como ficariam as árvores. A equipe da produção da novela ficou encantada e ouvimos a expressão fervorosa ‘era exatamente isso que precisávamos’”, conta a empresária, Daniela Koch.

Depois do contrato fechado, a empresária retornou a Inconfidentes com a finalidade de escolher as peças em seu estoque que seriam ideais para o trabalho de decoração das árvores. “Retornamos ao Rio eu e uma equipe de colaboradores da empresa, coordenei de perto a decoração de cada árvore, tomando cuidado para que a qualidade do trabalho final proporcionasse a satisfação plena da produção da novela”, explicou.

De acordo com Daniela Koch, foram ao todo decoradas 47 árvores, em cerca de 10 dias, e utilizadas 14.940 peças de crochê.

Com as árvores, a preocupação foi com a riqueza de detalhes. A proposta ousada e lúdica encontrou no crochê uma forma de alegrar ainda mais o ambiente colorido. Foi aí que nasceu a parceria com a empresa de Inconfidentes, para cuidar de todas as árvores da cidade cenográfica.

Veja reportagem da EPTV que fala sobre a parceria entre Inconfidentes e a TV Globo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio