De Roraima a São Paulo, Profissão Repórter acompanha venezuelanos em crise migratória

Publicado em 08/05/2018

Por conta do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo, o ‘Profissão  Repórter’ que estava programado para ser exibido na semana passada deu espaço a uma reportagem sobre a situação da moradia em São Paulo. Agora, nesta quarta-feira, dia 9, a atração exibe o conteúdo sobre a crise imigratória venezuelana no Brasil. O repórter Estevan Muniz acompanha a jornada de 5 mil quilômetros feita por uma família que viaja da Venezuela, na fronteira com Roraima, até a cidade de São Paulo, no que considera a “reportagem mais difícil que já fez no ‘Profissão Repórter’”.

Ao todo, são cinco semanas de viagem até que mãe, pai e filha de apenas quatro anos consigam cruzar o país sem recursos, sobrevivendo apenas de caronas e doações. “Viajamos a pé, em caçamba de caminhonete, em barco de madeira, em ônibus. É uma jornada pelo país continental que é o Brasil”, conta Estevan, que conduziu a reportagem ao lado do repórter Eduardo de Paula. Uma das dificuldades foi dormir à beira da estrada e ver a família passar fome. “Como equipe, temos vários desafios a superar: a questão logística, de carregar câmera e equipamentos por um caminho tão longo; a questão de conteúdo, já que a jornada é cansativa e precisamos tratar de todas as questões e fazer um bom trabalho jornalístico sob o estresse; e principalmente a questão ética, de como registrar essa história sem se envolver de forma tão intensa na situação”.

Leia também: Onde Nascem os Fortes: Pedro aceita grampear celular de Hermano para encontrar Maria

O registro faz parte de um número alarmante: cerca de 800 venezuelanos cruzam todos os dias a fronteira com o Brasil, fugindo da crise de desabastecimento que enfrenta o país caribenho. Em Caracas, capital da Venezuela, o repórter convidado Rhonny Zamora visita duas famílias e mostra como os venezuelanos lidam com a crise. Além de geladeiras vazias, a população lida com filas intermináveis para tentar conseguir alimentos bancados pelo governo. No mercado, um salário mínimo consegue comprar apenas três pacotes de papel higiênico. Até para conseguir dinheiro em espécie o venezuelano enfrenta dificuldades: os bancos permitem saques de somente 10 mil bolívares, enquanto uma xícara de café chega a custar até 30 mil. O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar às quartas-feiras, depois do ‘Futebol 2018’. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade