De demissão a troca de atrizes: Veja os erros e acertos de As Aventuras de Poliana

Publicado em 21/05/2019

A novela infantil do SBT, As Aventuras de Poliana, completou um ano no ar na quinta-feira (16). Embora o sucesso em audiência e repercussão, a trama escrita por Iris Abravanel também pode ser considerada a mais problemática da emissora desde sua imersão na dramaturgia direcionada ao público infantil. Pensando nisso, o Observatório da Televisão lista os acontecimentos negativos e positivos que mais repercutiram nesses 12 meses de novela que já reuniu demissão de ator, troca de atrizes e beijo entre ex-namorados.

Acertos

Protagonistas

Sophia Valverde e Ígor Jensen em cena na novela As Aventuras de Poliana no SBT (Reprodução: SBT)
Sophia Valverde e Ígor Jensen em cena na novela As Aventuras de Poliana no SBT Reprodução SBT

Os atores mirins Sophia Valverde e Igor Jansen provaram ao público e para a crítica especializada que a pouca idade não os impendem de mostrar talento. Intérpretes de Poliana e João Feijão, ambos transmitem química e segurança em cena. Sophia Valverde tem vasta experiência com publicidade e na TV despontou em Chiquititas (2013) e logo após integrou Cúmplices de Um Resgate (2015).

Esse ano a atriz concorreu ao Troféu Imprensa na categoria de Melhor Atriz e venceu o Troféu Internet. No total Sophia Valverde soma três troféus por seu desempenho como a menina do Jogo do Contente. Igor Jansen surgiu no cinema através do filme O Shaolin do Sertão (2016) e emendou com As Aventuras de Poliana. No Troféu Imprensa concorreu como Revelação de 2018.

Beijo de ex-namorados

Mirela (Larissa Manoela) e Luca Tube (João Guilherme) se beijam em cena de As Aventuras de Poliana no SBT (Divulgação: SBT)
Mirela Larissa Manoela e Luca Tube João Guilherme se beijam em cena de As Aventuras de Poliana no SBT Divulgação SBT

A insistência do SBT em unir os ex-namorados Larissa Manoela e João Guilherme na história gerou grande repercussão após o primeiro beijo, ocorrido no dia 24 de janeiro. A sacada do SBT em apostar em nomes com apelo público e força no mercado publicitário reforçou a ideia de jogada de marketing da emissora, que funcionou muito bem, pois juntos eles somam quase 35 milhões de seguidores apenas no Instagram.

Troca de atrizes

Milena Toscano foi substituída por Thaís Melchior em As Aventuras de Poliana no SBT (Reprodução: SBT)
Milena Toscano foi substituída por Thaís Melchior em As Aventuras de Poliana no SBT Reprodução SBT

O SBT optou pela troca de atrizes na novela após Milena Toscano anunciar gravidez. Em seu lugar entrou Thaís Melchior, vinda da Record TV onde havia acabado de atuar em Apocalipse. A equipe de As Aventuras de Poliana acertou em cheio com a atual interprete da personagem tia Luísa.

As semelhanças entre as atrizes são grandes e o talento também. Embora as problemática com a rejeição inicial, o público acabou aceitando a “nova tia Luísa” e tudo se reverteu em audiência e repercussão para a novela. O momento em que Milena Toscano sai de cena e entra Thaís Melchior bateu recorde de audiência chegando a 16 pontos de pico e 13 de média.

Erros

História longa

Novela As Aventuras de Poliana no SBT (Divulgação)
As Aventuras de Poliana no SBT Divulgação

Com o objetivo de conter custos, o SBT optou por transformar em As Aventuras de Poliana em uma história que pode chegar a mais de 700 capítulos, somando mais de dois anos no ar. Com isso, a inserção exaustiva de videoclipes para preencher tempo e a enrolação no desenvolvimento das histórias começaram a incomodar o público.

Entre as maiores reclamações estão a falta de castigo para a personagem Filipa (Bela Fernandes) e a demora para desvendar os mistérios envolvendo os personagens tia Luísa (Thaís Melchior), senhor Pendleton (Dalton Vigh) e Sophie (Gabriela Petry).

Racismo

Diálogo entre Kessya (Duda Pimenta) e Helô (Eliana de Souza) foi acusado de racismo em As Aventuras de Poliana (Reprodução: SBT)
Diálogo entre Kessya Duda Pimenta e Helô Eliana de Souza foi acusado de racismo em As Aventuras de Poliana Reprodução SBT

O diálogo entre as personagens Kessya (Duda Pimenta) e Helô (Eliana de Souza) em que a coordenadora da escola Ruth Goulart explica para a aluna que racismo é algo criado na própria cabeça das vítimas gerou críticas a autora Iris Abravanel, e a cena em questão virou debate em palestras e grupos de redes sociais, que alegaram desserviço da novela com o público.

Mistérios intermináveis

Sophie (Gabriela Petry) em As Aventuras de Poliana (Reprodução: SBT)
Sophie Gabriela Petry em As Aventuras de Poliana Reprodução SBT

A longa duração de As Aventuras de Poliana ocasionou e enrolação de algumas histórias. Sophie, personagem da atriz Gabriela Petry é um bom exemplo. A demora para desvendar os mistérios que cercam a professora de música da escola Ruth Goulart resultou em várias teorias criadas por grupos de fãs nas redes sociais. A mais forte delas é que Sophie possa ser uma androide.

Quem seria o grande amor do senhor Pendleton (Dalton Vigh) e a roupa de bebê encontrada por Poliana dentro de uma mochila da tia Luísa (Thaís Melchior) também chamam a atenção pela enrolação sem fim.

Demissão de ator

Ciro (Nando Cunha) de As Aventuras de Poliana (Reprodução/SBT)
Ciro Nando Cunha de As Aventuras de Poliana ReproduçãoSBT

A polêmica morte do personagem Ciro (Nando Cunha) em As Aventuras de Poliana chamou atenção negativa tanto pela forma trágica como foi (teto caindo sob a cabeça do personagem), quanto pelos bastidores. O ator saiu de cena acusando uma produtora de elenco do SBT de racismo e de ter feito pressão psicológica com ele.

Embora o SBT tenha desmentido o ator, Nando Cunha ainda rebateu dizendo que não voltaria a trabalhar na emissora de Silvio Santos e que o texto de Iris Abravanel era conservador e que “Poliana” não tinha representatividade.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade