interação

Cultura e Twitter se unem em ação inédita na TV aberta

Nova ferramenta da rede social foi utilizada no Roda Viva

Publicado em 18/03/2021

Na última segunda-feira (15), durante a exibição do Roda Viva, da TV Cultura, com apresentação de Vera Magalhães, a edição especial sobre vacinas contou com a utilização do Twitter Spaces. A nova ferramenta do Twitter permite a criação de salas para bate-papos em áudio, e foi utilizada pela primeira vez por uma emissora de TV aberta.

A conversa contou com as participações de Gabriela Lotta, professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pedro Hallal, coordenador do EPICOVID-19; Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio Varella; Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência; Denise Garrett, infectologista e vice-presidente do Sabin Vaccine Institute; Sabine Righetti, coordenadora da agência Bori de jornalismo científico; e Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura.

A cobertura feita pela equipe digital da TV Cultura teve ainda a participação do público em tempo real, via áudio e por tuites, utilizando a hashtag do programa. Mais de 600 pessoas acompanharam ao vivo, simultaneamente.

Danilo Rocha Cavalcanti, responsável pela área digital da emissora, ressalta a importância desta ação entre a TV Cultura e a rede social: “Estamos felizes por ter feito esta parceria com o Twitter e com o alcance que tivemos nesta primeira sala de bate-papo em áudio”.

Para Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, “a resposta de público e a adesão de especialistas mostrou que as pessoas querem compartilhar informação de qualidade em tempo de ‘infodemia’ (a epidemia de informação falsa no mundo hoje)”.

Twitter Spaces

Em teste desde 2020 para iOS, a funcionalidade, que já está acessível para todos os usuários do Twitter, conta com um moderador que convida, por meio de link ou mensagem, outros participantes para a conversa. Seguidores podem ouvir o diálogo e interagir. As conversas ficam disponíveis na barra de Fleets.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade