Cuidados

Coronavírus pode interferir em novelas, jornais e até plateia; entenda

Equipes estão sendo orientadas a evitar opções de contágio

Publicado em 12/03/2020

Com o número crescente de casos do novo coronavírus no Brasil e no exterior, as emissoras de televisão começaram a implantar medidas para evitar que ele se espalhe em seus ambientes.

A informação foi divulgada pelo jornalista Fefito, em sua coluna no UOL. De acordo com o colunista, as regras têm valido tanto para o jornalismo quanto para a dramaturgia.

Atenção no Jornalismo!

Segundo jornalistas de canais como Globo, Record TV e SBT, a orientação é para que repórteres se munam com álcool gel e evitem contato direto com entrevistados na rua, como apertos de mão e abraços.

O colunista também informou que viagens de avião para outros estados deverão diminuir nas próximas semanas e só acontecerão após autorização das chefias, sendo liberados apenas os casos mais necessários.

Outro comunicado feito às equipes é que o profissional que apresentar sintomas semelhantes ao do novo coronavírus deve avisar imediatamente à direção e tirar licença, como já aconteceu nas últimas semanas no SBT.

Já os correspondentes internacionais, devem seguir as regras dos países e evitarem deslocamentos desnecessários, recorrendo a imagens de agências de notícias.

Nesta semana, Ilze Scamparini, correspondente da TV Globo na Itália, se emocionou ao falar ao vivo no Bom Dia Brasil sobre a situação do país com o vírus.

Teledramaturgia em alerta!

Ainda de acordo com o colunista, as recomendações de cuidados com o coronavírus também têm acontecido nas novelas. Segundo o jornalista, a Globo colocou em estado de atenção uma equipe de produtores para observar o estado de atores que viajaram à Praga para gravar Um Lugar ao Sol, próxima trama das nove.

Nomes como Cauã Reymond, Alinne Moraes e Juliana Schalch estiveram na capital da República Tcheca. Atores e produtores foram orientados a reportar sintomas de gripe. Já Morto Não Fala, próximo folhetim das sete, deve ter suspensas as primeiras cenas que seriam rodadas em Portugal e na Itália.

Na Record TV, uma equipe que está no Marrocos gravando cenas de Gênesis, nova trama bíblica do canal, também recebeu ordens para evitar aglomerações e observar a saúde da equipe no retorno ao Brasil.

Plateia pode ser suspensa

Na TV Globo, já existe a ideia de suspender a plateia dos seus programas de auditório e o modelo da participação de figurantes por conta do número crescente de casos do coronavírus no país.

A informação é da jornalista Marcela Ribeiro, do UOL, que divulgou uma nota recebida da assessoria da emissora. Veja:

Como forma de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), para garantir a segurança do público e dos funcionários, estamos avaliando o modelo e a própria participação de plateia e de figuração em nossos programas”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade