Mexeu no vespeiro

COREN-SP faz nota de repúdio contra Fred Nicácio do BBB 23: “A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra”

Médico se referiu à enfermeira como 'minha enfermeira' gerando incômodo na categoria

Publicado em 18/01/2023

Na última terça-feira (17), em uma roda de conversa na piscina, Fred Nicácio relembrou que antes de se tornar médico pediu para entubar um paciente, o que foi negado pela enfermeira. Pois, apenas médicos realizam o procedimento. O fisioterapeuta considerou a atitude racista.

Anos depois, já formado em medicina, o brother contou que a enfermeira que lhe negou a oportunidade, trabalhou para ele. Com superioridade, Fred se dirigiu à profissional como ‘minha enfermeira’, gerando um incômodo generalizado em toda a categoria.

Nesta quarta, o COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem e São Paulo) publicou uma nota oficial: “O programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sob uma menção do participante Fred Nicácio, médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo.”

“A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda a sua atuação ter sido amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da COVID-19”

“Portanto, o COREN-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente às demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização da categoria.”, encerra a nota.