Cordel Encantado: Relembre a trama que misturou lendas do sertão nordestino e realeza europeia

Publicado em 11/01/2019

A partir da próxima segunda-feira (14), Cordel Encantado retorna à grade de programação da Globo. Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, a novela será exibida na faixa das 16h, no Vale a Pena Ver Direito.

Veja também: Fátima Bernardes surge treinando na companhia do pet e fãs reagem

Na primeira semana, a trama divide a faixa com as emoções finais de Belíssima. “É uma alegria rever esse trabalho. Uma novela que traduz o nosso amor pela cultura e pelo povo nordestino, e que nos deu muitas alegrias e muitos encontros preciosos”, comemora Duca Rachid.

Parceira de Duca em cinco novelas, incluindo Órfãos da Terra, que tem estreia prevista para março, Thelma também celebra. “Fiquei super feliz ao saber que a novela seria exibida no Vale a Pena Ver de Novo. Tenho grande carinho e muita saudade deste trabalho, que foi especialmente feliz”, afirma a autora.

“Tudo deu tão certo e foi forte, intenso, iluminado, positivo. As equipes de criação, técnica e elenco estavam cheios de paixão pelo trabalho, que foi apreciado pela crítica e pelo público. É um momento que sempre vou lembrar e que vai ficar na minha história”, concluiu ela.

Cordel Encantado estreou na tela da emissora carioca em abril de 2011, mostrando dois universos aparentemente inconciliáveis: lendas heroicas do sertão nordestino e realeza europeia. Sua narrativa tem forte inspiração na literatura de cordel.

Cauã Reymond protagoniza a novela

Com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção-geral de Amora Mautner, a trama principal narra o romance entre Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond).

A moça foi criada por lavradores no Nordeste do Brasil, sem saber que é filha de Augusto (Carmo Dalla Vecchia). O homem é rei de Seráfia do Norte, localizada na velha Europa.

Seu grande amor é um jovem sertanejo que também desconhece ser filho legítimo de Herculano (Domingos Montagner): cangaceiro mais famoso da cidade fictícia de Brogodó.

O personagem foi o primeiro protagonista da carreira de Cauã Reymond. “Tenho muito carinho por Cordel Encantado e acho que foi uma novela importante para todo o elenco. O Jesuíno foi o meu primeiro protagonista. Era um rapaz simples, que trabalhava na fazenda. E, ao longo da história, vai descobrindo que é o príncipe do cangaço”, relembra o ator.

O legado de Domingos Montagner

A possibilidade de rever o trabalho de Domingos também foi comemorada pelas autoras. “É o maior orgulho saber que foi em Cordel que ele se tornou conhecido. O nosso inesquecível capitão Herculano. Queria muito que ele estivesse aqui, festejando essa reprise”, diz Thelma Guedes.

Duca Rachid reitera o talento de Domingos e o carinho do público pelo personagem. “Domingos era um ator que já tinha uma carreira muito consistente no circo e no teatro. E acabou fazendo coisas lindas também na TV. Pena que tenha nos deixado tão cedo. Mas o trabalho dele como Capitão Herculano, felizmente, está aí para a gente matar a saudade”, destaca a profissional.

A história de Cordel Encantado

Tudo começa com um sonho de Miguézim (Matheus Nachtergaele), um pregador que vive no sertão do Nordeste brasileiro. Ele acredita que o devaneio é prenúncio de que um rei surgirá transformando tristeza em alegria, e fome em fartura.

Enquanto isso, no reino de Seráfia do Norte, na velha Europa, o rei Augusto tem o mesmo sonho. Ao procurar o conselheiro Amadeus (Zé Celso Martinez), ele tem descobre que fará longa viagem ao hemisfério sul.

O rei também descobre que um conflito o fará deixar por lá um bem preciosíssimo. E graças a isso, esse lugar finalmente poderá conhecer a felicidade e a justiça.

Rei Augusto, sua mulher, a rainha Cristina (Alinne Moraes), e a bebê do casal, Aurora, viajam para o Brasil. Após uma tocaia armada pela Duquesa Úrsula de Bragança (Débora Bloch), a rainha morre.

No entanto, antes, entrega a filha para um casal de lavradores, que passa a chamá-la de Açucena. Sem saber que a filha sobreviveu, Augusto volta para Seráfia.

Paralelamente, para proteger a mulher siá Benvinda (Cláudia Ohana) e o filho Jesuíno, Herculano toma uma decisão. O cangaceiro mais temido do sertão de Brogodó resolve partir com seu bando e deixar a família segura em uma fazenda.

Anos depois ele retorna para que o filho entre no cangaço. Enquanto isso, o rei Augusto descobre que a filha pode estar viva e resolve voltar ao Brasil. O amor de Açucena e Jesuíno, que nem desconfiam de suas origens, acaba sendo o elo entre os dois universos antagônicos. Mas o passado não se omite e traz consequências que desafiam a união dos dois.  

O elenco

Cordel Encantado tem um elenco formato por grandes talentos como: Nathalia Dill; Jayme Matarazzo; Maurício Destri; Luiza Valdetaro; Isabelle Drummond; Miguel Rômulo; Felipe Camargo; Lucy Ramos; Enrique Diaz; Luiz Fernando Guimarães; Luana Martau e Guilherme Fontes.

Além de: Emanuelle Araújo; Emilio de Melo; Renato Góes; Paula Burlamaqui; Andréia Horta; Marcello Novaes; Berta Loran; Nanda Costa; João Miguel; Reginaldo Faria; Thiago Lacerda e Mariana Lima.

A novela também tem muitos personagens marcantes como, por exemplo: Timotinho (Bruno Gagliasso); delegado Batoré (Osmar Prado); Prefeito Patácio (Marcos Caruso); Ternurinha (Zezé Polessa); Neuzinha (Heloísa Perissé); turco Farid (Mohamed Harfouch) e suas três esposas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade