Conheça reality shows tão extremos que fazem A Casa parecer fichinha

Publicado em 12/07/2017

A Casa, reality-show da RecordTV, comandando por Marcos Mion, em sua terceira semana de exibição, ainda gera polêmica entre os telespectadores, sobretudo nas redes sociais. As situações vividas pelos participantes da atração são alvos de muitos questionamentos. O programa que coloca 100 pessoas dentro uma casa de 120m², equipada para atender a uma família de apenas 4 membros, já foi inclusive notificado pelo ministério público. Mas engana-se quem acredita que este seja o programa mais desafiador e constrangedor da televisão. Confira abaixo uma lista com outros realities que colocaram participantes em situações extremas:

Leia também: Veja os crossovers mais inusitados da TV brasileira

participantes do Naked and Afraid (Largados e Pelados) (Divulgação/ Discovery Channel)
participantes do Naked and Afraid Largados e Pelados Divulgação Discovery Channel

Naked and afraid

Intitulado Largados e Pelados no Brasil, o reality produzido e exibido pelo Discovery Channel tem como proposta reunir por vez uma dupla de homens e mulheres, que têm como missão sobreviver por 21 dias na selva, buscando sua própria água e alimentos. Os participantes podem levar consigo apenas um único objeto que eles acreditem que lhes será útil para a sobrevivência.

Casal participante do reality Born in The Wild (Reprodução)
Casal participante do reality Born in The Wild Reprodução

Born In The Wild

O canal americano Lifetime causou controvérsia ao apresentar ao público o reality Born In The Wild, que colocava mulheres em seu último mês de gravidez no meio de um lugar isolado da civilização junto com seus maridos.  A intenção da atração era fazer com que as mulheres pudessem dar à luz de forma natural, e sem assistência médica, contando apenas com seu próprio conhecimento.

Logo do programa Who's Your Daddy? (Reprodução)
Logo do programa Whos Your Daddy Reprodução

Who’s Your Daddy?

Who’s Your Daddy foi um programa desenvolvido pela Fox americana, que de tão polêmico não passou do primeiro episódio. A dinâmica do programa era colocar pessoas adultas que foram adotadas ainda bebês para tentar descobrir quem eram seus pais biológicos. Tais pessoas eram colocadas numa sala com 12 homens com características físicas semelhantes. Caso o participante conseguisse adivinhar quem era seu pai biológico, ganharia U$ 100 mil, caso errasse, o dinheiro iria para o falso progenitor escolhido.

Fotos dos participantes do programa Game2: Winter (Divulgação)
Fotos dos participantes do programa Game2 Winter Divulgação

Game 2: Winter – Rússia

Chamado pela imprensa de “O verdadeiro Jogos Vorazes”, o programa russo que ainda nem estreou está chamando atenção negativamente. Para ganhar cerca de R$ 5 milhões, 30 homens e mulheres vão se aventurar na Sibéria, gelada região onde habitam lobos e ursos, na tentativa de sobreviver em condições extremas. Mesmo com 2 mil câmeras espalhadas pelos 900 hectares que compõem o local escolhido pelo programa, cada participante terá a sua própria câmera para mostrar seu ponto de vista sobre os acontecimentos. De acordo com o criador do programa, tudo será permitido, desde violência, estupro e assassinato, já que para participar, os competidores assinarão um termo que isenta os produtores do programa de qualquer responsabilidade. O reality show terá cerca de 9 meses de duração, e os participantes não poderão usar armas de fogo, no entanto, facas foram liberadas.

Sex Box (Divulgação/ Channel 4)
Sex Box Divulgação Channel 4

Sex Box

Contando também com uma versão americana, o bizarro Sex-Box, originalmente exibido no Reino Unido pelo Channel 4, consistia que participantes que até então não se conheciam, fizessem sexo dentro de uma cabine repleta de câmeras, colocada no palco do programa. Ao término da relação, eles eram levados para debater os detalhes do ato sexual, e suas sensações, apoiados por sexólogos, terapeutas sexuais e psicólogos que davam opiniões e dicas para que cada um pudesse aprimorar sua performance.

Participante revirando o lixo no programa Extreme Cheapskates (Reprodução)
Participante revirando o lixo no programa Extreme Cheapskates Reprodução

Extreme Cheapskates

Extreme Cheapskates, também exibido no Brasil pelo TLC como Muquiranas, mostra o dia a dia de pessoas que fazem de tudo para economizar, seja comprando produtos com a validade vencida, usando o mesmo papel higiênico por vários dias ou procurando no lixo coisas para dar de presente aos amigos e familiares. O programa acompanha o cotidiano de apenas uma pessoa por episódio, e os desdobramentos na vida da mesma.

Elenco do programa Eden (Divulgação/ Channel 4)
Elenco do programa Eden Divulgação Channel 4

Eden

O reality show britânico Eden, produzido pelo Channel 4, chamou a atenção em fevereiro deste ano quando alguns dos participantes do programa retornaram para suas casas e perceberam que ele teve somente 4 episódios exibidos. O programa reuniu em março de 2016, 23 pessoas, que foram deixadas sem celular, sem internet ou qualquer outro meio de comunicação numa selva na Escócia, somente com alimentos suficientes para se manterem durante 1 ano, a fim de que elas conseguissem construir uma comunidade autossustentável.

Uma das transformações feitas no programa coreano Let Me in (Divulgação)
Uma das transformações feitas no programa coreano Let Me in Divulgação

Let Me In

Produzido na Coréia do Norte, o reality causou revolta em parte da população devido a sua principal finalidade: cirurgias estéticas extremas. No país, a aparência física e estética é supervalorizada e os habitantes desenvolvem severos traumas psicológicos devido à exclusão social causada por defeitos físicos. Cancelado no ano de 2015, o programa apresentava a cada episódio, a história de vida de uma pessoa, e os problemas sociais causados por sua aparência. Em seguida eram feitas diversas cirurgias estéticas, todas elas exibidas sem pudor na TV, assim como seu pós-operatório. Somente no final de cada episódio eram reveladas as aparências finais dos participantes.

Casal participante do reality Adan Y Eva na Espanha (Reprodução)
Casal participante do reality Adan Y Eva na Espanha Reprodução

Adan Y Eva/ Adán zoekt Eva/ Dating Naked

Sucesso na Espanha, o programa Adan Y Eva, teve origem na Holanda com o nome de Adán zoekt Eva e posteriormente ganhou uma versão americana chamada Dating Naked. Categorizado como reality de namoro, o programa exibido pela emissora Cuattro, consiste em manter potenciais casais convivendo completamente nus numa praia deserta da Croácia, à mercê das adversidades do clima local.

Elenco da segunda temporada do programa Go Back To Where You Came From (Divulgação/ SBS)
Elenco da segunda temporada do programa Go Back To Where You Came From Divulgação SBS

Go Back To Where You Came From

Produzido pela emissora australiana SBS, o reality show causou polêmicas em todo o mundo pelo seu conteúdo extremo. Mesmo tendo ganhado um Emmy em 2013, o programa que divide opiniões, destina-se a mostrar como seria a vida de pessoas comuns em locais de guerra, vivendo como refugiados. Participantes já foram levados para a Síria, Maymnar e Iraque.

Boys and Girls Alone (Reprodução)
Boys and Girls Alone Reprodução

Boys and Girls Alone

O programa levado ao ar pela primeira vez em 2009, pela emissora britânica Channel 4, infringiu as leis que regulamentam as comunicações no Reino Unido ao deixar dez meninos e dez meninas com idades entre 8 e 12 anos enfrentando uma vida adulta, com o objetivo de criar uma comunidade própria sem a supervisão de adultos. O reality que teve apenas 4 episódios exibidos, recebeu cerca de 180 reclamações de órgãos ligados à infância, sobretudo após ter levado ao ar um episódio em que um garoto de 8 anos reclama de fome por não saber como preparar um macarrão instantâneo. No programa, as crianças precisavam administrar o dinheiro, fazer compras, e lidar com tarefas domésticas.

Elenco do programa Survivor (Divugalção/ CBS)
Elenco do programa Survivor Divugalção CBS

Survivor

Reality show extremo de maior sucesso no mundo, o Survivor, está no ar há cerca de 20 anos, e mostra um grupo de participantes divididos em tribos lutando pela sobrevivência numa ilha. Os competidores precisam passar por provas, e são eliminados semana a semana. No Brasil, o programa ganhou uma versão chamada No Limite, na Rede Globo, com 4 temporadas exibidas. Na França, nomeado Koh Lanta, o programa foi marcado por uma série de polêmicas, sendo cancelado em 2013 após a morte de um participante durante uma das provas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade