Conheça os principais personagens de Ouro Verde, a nova novela da Band

Publicado em 15/07/2019

Ouro Verde, a nova novela da Band estreia nesta segunda-feira (15). A trama é protagonizada por Diogo Morgado e Joana de Verona, e foi transmitida originalmente pela TVI, emissora portuguesa, em 2017.

O elenco da trama com a participação de atores brasileiros entre eles Silvia Pfeifer, Zezé Motta, Gracindo Júnior, Bruno Cabrerizo, Úrsula Corona, Cassiano Carneiro entre outros.

Confira o perfil dos principais personagens da trama:

Jorge Monforte (Diogo Morgado)

Jorge Monforte da novela Ouro Verde
Jorge Monforte da novela Ouro Verde (Foto: Divulgação)

É brasileiro, proprietário do grupo Ouro Verde, que inclui milhares de hectares na Amazônia, e um dos maiores produtores de soja e de gado do continente americano. É um homem frio, severo, pouco dado a emoções. Não dá confiança a ninguém e analisa bem o caráter de uma pessoa antes de a admitir em seu círculo restrito. O que ninguém sabe é que Jorge Monforte é a nova identidade de Zé Maria Magalhães, o filho de um ex-diretor financeiro do BBFF e que está de volta à pátria com um único intuito: vingar-se.

Há 15 anos, na sequência de um escândalo financeiro envolvendo o BBFF, seus pais foram mortos por ordem de Miguel Ferreira da Fonseca. Zé Maria também foi atingido, mas depois de passar seis meses em coma, acordou e conseguiu fugir para Madrid, onde foi ajudado por Bia – por quem se apaixonou sem suspeitar que ela era filha do carrasco da sua família. Mas o assassino continuava à solta e Zé Maria fugiu para o Rio de Janeiro, onde simulou o seu próprio funeral.

Apesar do sucesso que obteve além-mar, Jorge nunca esqueceu o passado e elaborou um plano de vingança. O que ele não esperava, enquanto planeava a humilhação e a desgraça dos Ferreira da Fonseca, era descobrir que Bia é filha de Miguel. Inicialmente a descoberta foi um choque, mas Jorge rapidamente se convenceu que os sentimentos não podiam atrapalhar seu plano. Quando por um acaso do destino, Bia aparece na sua fazenda na Amazônia, os alicerces de Jorge estremecem.

Protagonista

Bia Ferreira da Fonseca (Joana de Verona)

Bia vê Zé Maria ser atingido na novela Ouro Verde
Bia vê Zé Maria ser atingido na novela Ouro Verde (Foto: Divulgação)

É uma ativista respeitada, fundadora e presidente da Mundo Verde, uma ONG de defesa do meio ambiente. É também a filha preferida de Miguel Ferreira da Fonseca. Apesar da ligação especial com o pai, Bia preza sua independência e faz questão de ver o seu valor reconhecido não por ser filha de quem é, mas sim em virtude do seu trabalho.

É uma idealista inconformada, acredita que as gerações anteriores arruinaram o planeta e sente a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor. É uma pessoa alegre e bem-disposta e entrega-se de forma abnegada aos outros. Bonita e elegante, desde nova se habituou a ser alvo da cobiça de rapazes da sua idade e até dos mais velhos. Porém, nunca deu muita bola para eles.

A única exceção foi Zé Maria Magalhães, que até hoje relembra como aquele que poderia ter sido o amor da sua vida. Os dois viveram uma relação breve, mas intensa, e que foi abruptamente interrompida quando Zé Maria teve de fugir para o Brasil para não ser morto.

Desde que ele foi embora, eles se falaram apenas uma vez, e depois Zé Maria desapareceu completamente. Bia nunca deixou de pensar nele e guarda um misto de mágoa e preocupação por ele não ter a procurado mais.

O vilão

Miguel Ferreira da Fonseca (Luís Esparteiro)

Miguel Ferreira da Fonseca da novela Ouro Verde
Miguel Ferreira da Fonseca da novela Ouro Verde (Foto: Divulgação)

É banqueiro, mas durante muito tempo queria ser tenista profissional. Teve uma educação muito rigorosa e formal. Foi essa mesma educação que transmitiu aos três filhos. Foi muito amado pela mãe, mas a relação com o pai foi sempre fria, distante. Os pais não tinham um casamento feliz.

Hoje, é presidente do BBFF, lugar anteriormente ocupado pelo pai, José, que apesar de ter se aposentado, ainda dá opiniões sobre o banco sobre e as decisões de Miguel. Isso é uma fonte de atrito entre os dois. A relação com o irmão mais novo, Antônio, também não é pacíica. É um homem inteligente, que conhece muita gente, mas tem apenas um amigo: Otelo, seu advogado.

Ele espera que Mônica seja igual à sua mãe: submissa. E que sirva aos interesses da família e, sobretudo, aos do banco. Mônica pensa de maneira diferente e não abdica da sua carreira: é médica num hospital público. O casamento deles vai de mal a pior. Miguel gosta de mulheres bonitas e sempre teve amantes.

Não é dado a devaneios, é um homem prático, frio, que tem sempre um ar preocupado, como se a economia do mundo fosse responsabilidade sua. É o chefe da família e exerce esse poder com mão de ferro. É egoísta, vingativo, implacável. Lida muito mal com a derrota.

Outros

Neném (Zezé Motta)

A atriz Zezé Motta interpreta Dona Neném em Ouro Verde
A atriz Zezé Motta interpreta Dona Neném em Ouro Verde (Foto: Rui Carvalho/ Onshot)

Nasceu na Bahia, na fazenda dos pais de Dona Rosalva. Quando a patroa nova casou com Januário Cavalcantti e se mudou para a Amazônia, Neném foi com ela. Era ainda uma adolescente. Desde então, tomou conta da cozinha e da casa, mas nunca deixou de ser mãe de santo. Hoje, é Neném quem manda e desmanda na fazenda Ouro Verde, sobretudo desde que Dona Rosalva morreu.

Ele é uma boa pessoa, tem um coração enorme, onde cabe toda a gente. Queria ter tido muitos filhos, mas só teve uma: Arlete, que desapareceu atrás de um caixeiro-viajante. Neném nunca mais soube da filha e dedicou-se a cuidar conta do neto, Jamisbrau, fruto de uma relação que Neném condenava. Anos mais tarde, toma conta de Jorge Monforte, quando o rapaz aparece na fazenda.

Não é uma mulher dada a choros, aceita os momentos maus da vida como uma lição que todos temos de aprender. Jorge trata-a como uma mãe e Neném tem uma vida com a qual nunca sonhou. Por vontade do rapaz, ela passa o dia na sala, vendo novelas na televisão. Mas Neném não gosta de estar quieta e continua a passar muitas horas na cozinha.

Januário Cavalcante (Gracindo Júnior)

Januário (Gracindo Júnior)

Nasceu na Amazônia, em uma família de fazendeiros, e herdou grandes propriedades. É um dos maiores proprietários da região. Viúvo, boa pessoa, é autoritário, mas também generoso quando necessário. Conhece o valor da vida e dos homens e sabe ser justo. Ele será de grande ajuda para Zé Maria, dando a ele uma oportunidade que vai transformar a sua vida.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade