Relembre

Conheça os personagens de Meu Bem, Meu Mal, novela que está de volta no Globoplay

O folhetim foi escrito por Cassiano Gabus Mendes entre 1990 e 1991

Publicado em 05/10/2020

Nesta semana, o Globoplay estreou em seu catálogo Meu Bem, Meu Mal, enredo das 21h de Cassiano Gabus Mendes que foi ao ar pela primeira vez entre outubro de 1990 e maio de 1991. A direção geral foi de Paulo Ubiratan.

No total, foram 173 capítulos. Em 1996, a história foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Depois, em 2016, o Viva resolveu fazer uma nova reexibição. Relembre agora quais eram os personagens deste clássico da teledramaturgia. A fonte é o site Memória Globo.

DOM LÁZARO VENTURINI (Lima Duarte) – Patriarca da família e maior acionista da Venturini Designers. Homem duro, amargo, ressentido com as decepções que sofreu na vida, como a traição de um sócio e o adultério da esposa, Maria Helena. É pai de Cláudio (Herson Capri), avô de Vitória (Lisandra Souto) e Marco Antônio (Fábio Assunção) e sogro de Isadora (Sílvia Pfeifer). Quer controlar a todos, o que gera atritos, principalmente com a neta.

Dom Lázaro (Lima Duarte) de Meu Bem, Meu Mal
Dom Lázaro Lima Duarte de Meu Bem Meu Mal Reprodução TV Globo

CLÁUDIO VENTURINI (Herson Capri) – Filho de Dom Lázaro (Lima Duarte), marido de Isadora (Sílvia Pfeifer) e pai de Vitória (Lisandra Souto) e Marco Antônio (Fábio Assunção). Sofre um derrame fulminante e morre no começo da novela. Apesar de não terem muita ligação, Lázaro sente a perda do filho. Trabalhava na empresa, sem qualquer participação nos lucros ou poder decisório.

Dom Lázaro (Lima Duarte) e Cláudio (Herson Capri) de Bem Bem, Meu Mal
Dom Lázaro Lima Duarte e Cláudio Herson Capri de Bem Bem Meu Mal Divulgação TV Globo

ISADORA VENTURINI (Sílvia Pfeifer) – Viúva de Cláudio (Herson Capri) e mãe de Vitória (Lisandra Souto) e Marco Antônio (Fábio Assunção). Isadora é uma mulher bonita e elegante, mas dissimulada, dominadora e ambiciosa. Sabe que o sogro, Dom Lázaro (Lima Duarte), não lhe dará o lugar do marido na empresa depois da morte súbita dele, por isso é capaz de tudo para conseguir o cargo. Tenta controlar os filhos e manipulá-los contra o avô. É a amante de Ricardo (José Mayer).

Isadora (Sílvia Pfeifer) de Meu Bem, Meu Mal
Isadora Sílvia Pfeifer de Meu Bem Meu Mal Divulgação TV Globo

RICARDO MIRANDA (José Mayer) – Acredita-se que seja filho da falecida mulher de Dom Lázaro (Lima Duarte) e do ex-sócio dele. É um homem ambicioso, inescrupuloso. O viúvo tem loucura pela filha Jéssica (Mylla Christie), que apronta muitas confusões, para seu desespero. Ele é suspeito de ser responsável pela morte da ex-mulher, apesar de não terem conseguido provar nada contra ele. Sua vida sofre uma reviravolta quando herda 30% das cotas da Venturini Designers. Quer o poder a qualquer custo e não cede às investidas de Lázaro, que o quer ver longe da empresa e sem as ações que possui. Com a chegada de Valentina (Yoná Magalhães), que volta da Europa para assumir o lugar de Cláudio (Herson Capri), a briga se torna mais intensa. Ricardo é amante de Isadora (Sílvia Pfeifer), e os dois almejam o poder.

Adriana Esteves e José Mayer como Patrícia e Ricardo em Meu Bem, Meu Mal (Divulgação / Globo)
Adriana Esteves e José Mayer como Patrícia e Ricardo em Meu Bem Meu Mal Divulgação Globo

VALENTINA VENTURINI (Yoná Magalhães) – Irmã de Dom Lázaro (Lima Duarte) e tia de Cláudio (Herson Capri). Com a morte do sobrinho, é chamada de volta ao Brasil – estava morando na Europa – para assumir o lugar dele na empresa. É fechada e fria e que tem grande carinho pelo irmão. Por trás de sua aparência austera, no entanto, esconde uma vida bem diferente da que leva em família. Valentina se torna um obstáculo para Isadora (Sílvia Pfeifer) e Ricardo (José Mayer) na luta pelo poder dentro da Venturini Designers.

Valentina (Yoná Magalhães) de Meu Bem, Meu Mal
Valentina Yoná Magalhães de Meu Bem Meu Mal Reprodução TV Globo

MARCO ANTÔNIO VENTURINI (Fábio Assunção) – Filho de Isadora (Sílvia Pfeifer) e Cláudio (Herson Capri), irmão de Vitória (Lisandra Souto) e neto de Dom Lázaro (Lima Duarte). Submete-se completamente ao domínio da mãe, que, inclusive, o afasta de sua namorada, Fernanda (Lídia Brondi). Aliás, sempre cede à vontade dos outros, o que o leva a se sentir esmagado, oprimido.

Marco Antônio (Fábio Assunção) de Meu Bem, Meu Mal
Marco Antônio Fábio Assunção de Meu Bem Meu Mal Divulgação TV Globo

VITÓRIA VENTURINI (Lisandra Souto) – Filha de Isadora (Sílvia Pfeifer) e Cláudio (Herson Capri), irmã de Marco Antônio (Fábio Assunção) e neta de Dom Lázaro (Lima Duarte). Vitória tem forte personalidade, não se dobrando aos apelos da mãe e do avô, atitude bem diferente da do irmão. A jovem é rebelde, firme e teimosa. É do tipo que só faz o que tem vontade. Envolve-se com Doca (Cássio Gabus Mendes), sem saber que o rapaz a está usando como parte de um plano de vingança de Berenice (Nívea Maria). Ela quer fazer a filha de Isadora sentir o mesmo que sua filha Fernanda (Lídia Brondi) sentiu quando foi abandonada por Marco Antônio (Fábio Assunção), após insistência da mãe dele.

DOCA / EDUARDO COSTABRAVA (Cássio Gabus Mendes) – Balconista de um bar, um moço simples, sem verniz algum, mas muito comunicativo. Para ascender socialmente e ganhar um dinheiro fácil, resolve participar da vingança de Berenice (Nívea Maria) contra Isadora (Sílvia Pfeifer). O objetivo é seduzir Vitória (Lisandra Souto), filha da socialite, e fazê-la sofrer como Isadora o fez com Fernanda (Lídia Brondi), filha de Berenice, ao impedir que ela continuasse o namoro com Marco Antônio (Fábio Assunção). Doca se apresenta à família Venturini como Eduardo Costabrava e consegue enganar e conquistar a filha de Isadora. Doca é namorado de Dirce (Luciana Braga), mas, ao longo da novela, acaba se apaixonando por Fernanda. Ele esconde de Dirce seu novo “emprego”.

FELIPE MELLO (Armando Bógus) – Pai de João Manoel (Edson Fieschi) e Patrícia (Adriana Esteves). Felipe é um homem desencantado com a vida, por ter perdido quase tudo em uma operação desastrada. A ação foi comandada por Ricardo Miranda (José Mayer), e Felipe foi o único prejudicado. No decorrer da novela, apaixona-se por Berenice (Nívea Maria), mas sofre com a raiva de Argemiro (Stênio Garcia), marido que, por estar preso, ela não via há anos.

PATRÍCIA MELLO (Adriana Esteves) – Filha de Felipe (Armando Bógus) e irmã de João Manoel (Edson Fieschi). Linda e vingativa. Não se conforma com o golpe sofrido pelo pai, arquitetado por Ricardo Miranda (José Mayer), e acaba despertando, de propósito, uma paixão desenfreada nele. Ambiciosa e calculista como o irmão, não esperava se apaixonar de verdade pelo seu inimigo.

JOÃO EMANUEL MELLO (Edson Fieschi) – Filho de Felipe (Armando Bógus) e irmão de Patrícia (Adriana Esteves). Jovem ambicioso, frio, calculista e cruel. Sonha dar o golpe do baú e resolve investir em um relacionamento com Vitória (Lisandra Souto), a rica herdeira dos Venturini.

JÉSSICA MIRANDA (Mylla Christie) – Filha única de Ricardo (José Mayer). Caprichosa, petulante e voluntariosa.

BERENICE CASTRO (Nívea Maria) – Mulher trabalhadora, meio fofoqueira e de forte personalidade. É casada com um ex-presidiário, Argemiro (Stênio Garcia), que, no decorrer da novela, é solto e descobre que ela está apaixonada por Felipe Mello (Armando Bógus). É manicure e trabalha nas casas das clientes. Não se conforma com o que a filha, Fernanda (Lídia Brondi), sofreu nas mãos de Isadora (Sílvia Pfeifer), que rejeitava o namoro da moça com seu filho, Marco Antônio (Fábio Assunção). Resolve, com ajuda de uma cliente e o auxílio de Doca (Cássio Gabus Mendes), bolar um plano para se vingar. Com seu trabalho, sustenta a casa e o pai, Emílio (Jorge Dória).

ARGEMIRO (Stênio Garcia) – Marido de Berenice (Nívea Maria) e pai de Fernanda (Lídia Brondi). Era um ex-prisioneiro, que, ao deixar a cadeia, descobre que sua mulher está se envolvendo com Felipe Mello (Armando Bógus) e começa a ameaçá-lo. O personagem tem uma paixão ardente pela mulher e adora a filha, mas acabou se afastando delas por conta dos tempos que passou na prisão.

FERNANDA CASTRO (Lídia Brondi) – Jovem simples e meiga, filha de Berenice (Nívea Maria) e Argemiro (Stênio Garcia). No início da história, é namorada de Marco Antônio (Fábio Assunção), que se afasta dela atendendo uma ordem da mãe, Isadora (Sílvia Pfeifer). Sofre com o fim do romance, mas não concorda com a armadilha preparada por Berenice: a mãe pede que Doca (Cássio Gabus Mendes) seduza Vitória (Lisandra Souto), filha de Isadora, apenas para fazê-la sofrer.

EMÍLIO CASTRO (Jorge Dória) – Pai de Berenice (Nívea Maria) e avô de Fernanda (Lídia Brondi). Emílio é um aposentado tranquilo e sossegado. Adora beber, para desespero da filha, que não aguenta ver o dinheiro sendo desperdiçado nos balcões dos bares. Tem um pequeno quarto, que aluga para Doca (Cássio Gabus Mendes) e Jorge (Marcelo Galdino). Dona Elza (Zilda Cardoso) também é sua inquilina, e os dois formam uma dupla hilariante, sempre em conflito.

BIANCA PAIVA (Mila Moreira) – Secretária de Ricardo Miranda (José Mayer), por quem é secretamente apaixonada. Mantém-se vigilante e é muito possessiva, sempre de olho no chefe, controlando seus passos.

HENRIQUE PAIVA (Thales Pan Chacon) – Irmão de Bianca (Mila Moreira). Um bon vivant, um boêmio, que não quer nada com o trabalho. Além disso, é um mulherengo incorrigível, que não pode ver um belo par de pernas. A irmã o sustenta e está sempre cobrando que ele tome um rumo. Apesar disso, é uma pessoa generosa, camarada e de boa índole.

MADAME TOLEDO (Isis de Oliveira) – Cliente de Berenice (Nívea Maria). Resolve ajudar a manicure na vingança contra Isadora (Sílvia Pfeifer) por também ter mágoas do passado. Dá aulas de etiqueta e boas maneiras para Doca (Cássio Gabus Mendes), preparando-o para a investida em Vitória (Lisandra Souto).

ANDRÉ (Marcos Paulo) – Jovem descendente de família italiana e amiga dos Venturini. É jovial, dinâmico, trabalhador e de bom caráter. Tem uma pequena cota de ações da empresa Venturini Designers, dadas por Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), que gosta muito dele. É assessor de Valentina (Yoná Magalhães), que o protege e gostaria de vê-lo unido à sobrinha Vitória (Lisandra Souto). É apaixonado por Isadora (Sílvia Pfeifer), mas ela não cede às suas investidas.

PORFÍRIO (Guilherme Karan) – Mordomo e secretário pessoal de Dom Lázaro (Lima Duarte), responsável pelo bom andamento da casa. Participa da vida da família e, mesmo de forma distante, cria motivos para boas intrigas. Tem uma musa inspiradora, Magda (Vera Zimermann), amiga de Vitória (Lisandra Souto), e conquistou o público com o bordão “divina Magda”, dito pelo personagem sempre que via sua deusa.

ANA MARIA (Luma de Oliveira) – Modelo fotográfico em final de carreira. Sem personalidade, parasitária. É usada por Isadora (Sílvia Pfeifer) na luta para derrubar Ricardo (José Mayer).

DIRCE (Luciana Braga) – Namorada de Doca (Cássio Gabus Mendes) e paixão secreta de Jorge (Marcelo Galdino). É recepcionista e luta com dificuldade para sobreviver. Apesar de muito simples, é uma moça atirada e audaciosa. Além disso, é ciumenta, desconfiada e extrovertida, não acreditando que o namorado arranjou um emprego novo na Zona Sul.

JORGE (Marcelo Galdino) – Empregado de um bar e amigo de Doca (Cássio Gabus Mendes). É muito tímido e apaixonado, secretamente, por Dirce (Luciana Braga), namorada de Doca, situação que o incomoda.

MAGDA (Vera Zimermann) – Amiga de Vitória (Lisandra Souto).

ANGELINA (Sônia Clara) – Governanta da casa de Ricardo (José Mayer). Na ausência da mãe, toma conta de Jéssica (Mylla Christie) como se fosse sua filha. Sofre com as aventuras da jovem e o desespero do patrão.

LUCIANA (Monique Alves) – Secretária de Valentina (Yoná Magalhães), amiga de Bianca (Mila Moreira) e uma das prováveis conquistas de Henrique (Thales Pan Chacon). Mora com os irmãos e divide o quarto com a amiga.

ROSA MARIA GENTIL / ROSE MARIE COSTA BRAVA (Ariclê Perez) – Mãe de Doca (Cássio Gabus Mendes). Morava no interior, mas se muda para a cidade, para junto do filho. Rosa Maria é uma viúva séria, introspectiva, simples e contida.

ELZA GENTIL (Zilda Cardoso) – Mãe de Rosa Maria (Ariclê Perez) e avó de Doca (Cássio Gabus Mendes). Mulher espalhafatosa, desbocada, bem diferente da filha. Vem morar com o neto na capital e se adapta rapidamente à vida na cidade. É inquilina de Emílio (Jorge Dória), com quem vive às turras. Quando Dom Lázaro (Lima Duarte) tem um derrame, é ela quem passa a cuidar dele como enfermeira.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade