Conheça os personagens da supersérie Os Dias Eram Assim

Publicado em 17/04/2017

Resistir ou sucumbir? Questionar ou assentir? Extravasar ou reprimir? Os dilemas da juventude são, em sua essência, atemporais. Jogados à luz do contexto histórico, as questões ganham, por vezes, outro sentido.

O ano é 1970, estamos no Rio de Janeiro. A revolução dos costumes a pleno vapor, facilmente notada no comprimento da minissaia dos brotos, no discurso libertário de Leila Diniz impresso nas páginas de O Pasquim. Pelas ruas da cidade, a rapaziada também conduz outra revolução: nas provocações pichadas nos muros da cidade e nos gritos abafados contra a ditadura, a busca pela liberdade.

A estudante de Letras Alice (Sophie Charlotte) e o jovem residente em Medicina Renato (Renato Góes) carregam esse desejo em si. Ela questionando o pensamento conservador da família, que quer limitar as mulheres ao papel de boa esposa e mãe; ele, acreditando que sua forma de transformar o mundo é pela vocação de cuidar do outro, independentemente de ideologias. Mas quando seus caminhos se cruzam, os dilemas são ressignificados numa história de amor: da ruptura inesperada, a impossibilidade de viver um sonho que é só dos dois. Se o amor liberta, por que não lutar por ele? Qual é o grilo?

É 21 de junho, final da Copa do Mundo. É tri! A alegria em verde e amarelo num triste contraste com as cores sombrias do período. A história de Alice e Renato está só começando. E a História também vai alterar o rumo natural desse amor.

De Angela Chaves e Alessandra Poggi, com direção artística de Carlos Araújo, ‘Os Dias Eram Assim’ é um drama amoroso clássico, ambientada entre as décadas de 1970 e 1980. “A trama nasceu da vontade de contar uma história de amor forte como o tempo e apesar do tempo”, introduz Angela, sobre a relação dos protagonistas, afetada pelo contexto histórico. “Vamos acompanhar suas vidas atravessando os anos de chumbo, passando pela anistia política e chegando até a campanha pelas Diretas Já, em 1984, ano em que a maior parte da trama se concentrará”, completa Alessandra. A supersérie estreia nesta segunda-feira, dia 17 de abril.

Conheça os personagens

Núcleo Egalité

Renato Reis (Renato Góes) – Jovem médico, ético, idealista e apaixonado pelo trabalho. Salvar vidas é sua grande paixão, até conhecer Alice. O amor pela moça será mais forte do que a raiva que sente pelo pai dela, um homem que está perseguindo seu irmão, Gustavo (Gabriel Leone), e com quem já travou algumas discussões. Após ser vítima de um plano armado por Vitor e conseguir fugir para o Chile, Renato vai acreditar que Alice o esqueceu quando descobrir que ela se casou com Vitor pouco tempo após sua partida. Se envolve com a médica Rimena e tem com ela um filho, Valentim. Nos anos 80, de volta ao Brasil após a anistia política, vai reencontrar seu grande amor.

Vera Reis (Cássia Kis) – Viúva, dona da loja de discos e livros Egalitè, é mãe de Renato (Renato Góes), Gustavo (Gabriel Leone) e Maria (Carla Salle). Muito religiosa amarga o fato de ter perdido o marido no ano do Golpe de 64, segundo ela, de tristeza. Vai se opor ao namoro de Renato com Alice (Sophie Charlotte), por ela ser filha de quem é. Com a prisão de Gustavo, a partida de Renato para o Chile e a chantagem que sofrerá, ficará com a saúde fragilizada.

Maria Reis (Carla Salle) – Irmã de Renato (Renato Góes) e Gustavo (Gabriel Leone). Terá que aposentar o sonho de se formar em psicologia para ajudar a mãe na administração da Egalité.

Gustavo Reis (Gabriel Leone) – Irmão de Renato (Renato Góes) e Maria (Carla Salle). Idealista, envolve-se na resistência à ditadura, é preso e se torna um sujeito introspectivo. Vive um romance com Cátia (Bárbara Reis).

Túlio Menezes (Caio Blat) – Amigo de Gustavo (Gabriel Leone), militante contra a ditadura. Vai envolvê-lo no ataque à construtora Amianto.

León (Mauricio Destri) – Funcionário da Egalité, é o melhor amigo de Maria.

Dalva Nunes (Ana Miranda) – Empregada de Vera (Cássia Kiss), mora na casa da família.

Domingos (Pedro Chagas/Izak Dahora) – Filho de Dalva, se espelha em Renato (Renato Góes).

Núcleo Chile

Rimena Garcia (Maria Casadevall) – Jovem médica, se envolve com Renato (Renato Góes) quando ele é obrigado a se mudar para o Chile. É filha de Hernando (Alfredo Castro) e Laura (Cyria Coentro).

Hernando Garcia (Alfredo Castro) – Pai de Rimena (Maria Casadevall), é médico. É ele quem acolhe Renato quando ele chega ao Chile.

Laura Garcia (Cyria Coentro) – Assistente social, é mãe de Rimena (Maria Casadevall) e mulher de Hernando.

Valentim Garcia Reis (Matheus Ribeiro/Luís Felipe Melo) – Filho de Rimena (Maria Casadevall) e Renato (Renato Góes).

Núcleo Construtora Amianto

Alice Sampaio Pereira (Sophie Charlotte) – Filha mais velha do empreiteiro Arnaldo (Antonio Calloni), é estudante de Letras, mas apaixonada por fotografia. Questionadora e libertária, é namorada do advogado Vitor (Daniel de Oliveira), mas se apaixonará por Renato (Renato Góes). Após armação de Vitor, decide seguir sua vida acreditando que Renato está morto.

Kiki Sampaio Pereira (Natália do Vale) – Mãe de Alice (Sophie Charlotte) e Nanda (Letícia Braga/Julia Dalavia), casada com Arnaldo (Antonio Calloni). Acostumou-se em sua vida superficial, é moralista, conservadora e reacionária. Não dá força para os rompantes da filha mais velha, mas é acusada pelo marido de ser incompetente na educação da filha.

Arnaldo Sampaio Pereira (Antonio Calloni) – Pai de Alice (Sophie Charlotte) e Nanda (Letícia Braga/Julia Dalavia), é dono da construtora Amianto. Autoritário e opressor, tem em Vitor (Daniel de Oliveira) seu braço-direito. Vive em conflito com a filha mais velha. Amigo do delegado Olavo Amaral (Marco Ricca), financia um grupamento especial que persegue opositores da ditadura.

Fernanda Sampaio Pereira (Letícia Braga/Julia Dalavia) – Irmã de Alice, filha de Arnaldo (Antonio Calloni) e Kiki (Natália do Vale). É a queridinha do pai. Espevitada, procura ficar sempre do lado dele em prol da harmonia familiar. É muito companheira de Alice. Nos anos 80, se torna uma mulher sensual e moderna.

Vitor Dumonte (Daniel de Oliveira) – Jovem advogado, braço-direito de Arnaldo (Antonio Calloni) na construtora. Sem caráter, possessivo e perdidamente apaixonado por Alice (Sophie Charlotte), com quem namora. Tem o temperamento parecido com o do futuro sogro, mas disfarça para ter a simpatia da namorada. Idealiza a farsa que separa Alice de Renato (Renato Góes). Depois, forma uma família com Alice.

Cora Dumonte (Susana Vieira) – Mãe de Vitor (Daniel de Oliveira), tem sobrenome de uma tradicional família carioca, mas hoje vive às custas do salário do filho. Esperta e articuladora, vê no casamento de Vitor e Alice (Sophie Charlotte) a chance de voltar a circular as altas rodas da sociedade carioca. Aposta o pouco que lhe resta em corridas de cavalo.

Gabriela Sampaio Pereira Dumonte (Maria Carolina Basilio/Isabela Koppel) – Filha de Alice e Vitor.

Lucas Sampaio Pereira Dumonte (Pedro Pupak/ Xande Valois) – Irmão de Gabriela, se ressente de não ser o filho preferido. Vai sofrer nas mãos de Cora (Susana Vieira).

Sandoval Freitas (Ricardo Blat) – Mordomo fiel da família, é dedicado e gentil.

Núcleo Arpoador

Toni Sampaio Pereira (Marcos Palmeira) – Boa praça, é irmão de Arnaldo (Antonio Calloni), com quem mantém uma relação turbulenta. Tem três filhos com Monique (Letícia Spiller), por quem é perdidamente apaixonado. Divertido, alegre e tranquilo, ele enterrou o sonho de conhecer o mundo para se dedicar à família. Mas não percebeu que Monique manteve os seus bem vivos e está infeliz.

Monique Lira Sampaio Pereira (Letícia Spiller) – Aos 18 anos, foi Miss Arpoador e conquistou o coração do mais gato da praia: Toni (Marcos Palmeira). Com ele, teve três filhos. O nascimento da caçula, Esperança, a faz questionar os rumos que sua vida tomou. Vai largar a família para conhecer o mundo.

Caíque Sampaio Pereira (Allexandre Colman/Felipe Simas) – Filho mais velho de Toni (Marcos Palmeira) e Monique (Letícia Spiller). Gosta de surfar e produzir pranchas. Vai se aproximar da prima, Nanda (Leticia Braga/Julia Dalavia).

Rudá Sampaio Pereira (Bernardo Velasco/Konstantinos Sarris) – Filho do meio de Toni (Marcos Palmeira) e Monique (Letícia Spiller). É muito apegado à mãe e sofre em segredo a ausência dela.

Esperança Sampaio Pereira (Manu Papera/Kiria Malheiros) – Filha caçula de Toni (Marcos Palmeira) e Monique (Letícia Spiller), e afilhada de Renato (Renato Góes). Será fã de surfe.

Outros personagens

Olavo Amaral (Marco Ricca) – Delegado que vai ajudar Arnaldo (Antonio Calloni) e Vitor (Daniel de Oliveira) a perseguir Renato (Renato Góes) e Gustavo (Gabriel Leone). Linha-dura e corrupto, integra uma organização paralela que atua na repressão.

Cátia Andrade (Bárbara Reis) – Namorada de Gustavo (Gabriel Leone). Jovem de esquerda, que será presa. Vai se tornar uma jornalista idealista. É filha de Josias (Bukassa Kabengele) e Natália (Mariana Lima).

Josias Andrade (Bukassa Kabengele) – Contador da construtora de Arnaldo (Antonio Calloni). Vai perder o emprego depois que a filha é presa.

Natália Andrade (Mariana Lima) – Professora de História, ajuda Gustavo (Gabriel Leone) no plano de deixar o país.

Hugo Cabral (Nando Rodrigues) – Jovem funcionário da Amianto, vai virar braço-direito de Vitor (Daniel de Oliveira) quando assumir o comando da empresa.

Padre Nuno (André Garolli) – Religioso que ajuda os perseguidos pela repressão.

Ive Batista (Juliane Araújo) – Secretária de Vitor (Daniel de Oliveira).

Jeremias Vidal (Mario Mendes) – Motorista dos Sampaio Pereira.

Dolores Santana (Maureen Miranda) – Empregada fiel de Cora (Susana Vieira).

Socorro das Neves (Maria Assunção) – Empregada de Toni (Marcos Palmeira).

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade