Do Brasil para o México: Conheça a trajetória de Rodrigo Massa na televisão

Publicado em 25/06/2018

Um dos nomes brasileiros mais fortes no cenário artístico no México é, sem dúvidas, Rodrigo Massa. Ator, cantor, apresentador e muitas outras facetas fazem parte de suas principais características. Aos 32 anos, Rodrigo acumula grandes trabalhos no teatro e na televisão como La Voz México e México Diseña, que são apenas dois dos seus sucessos na televisão. Na teledramaturgia, novelas e séries da Televisa como La Piloto e Like – A lenda, dão a chance dele mostrar sua versatilidade como artista. Tudo isso, além das propagandas publicitárias mais populares do país.

Nascido em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, Rodrigo Massa desde pequeno já era telespectador das produções mexicanas e sonhava em fazer parte deste universo. O dono do hit Acabo de Sonhar Contigo não poupou esforços para chegar aonde está. Com uma trajetória de tirar o fôlego, Rodrigo Massa abriu seu coração e contou com exclusividade para o Observatório da Televisão toda a sua saga para chegar à uma das principais emissoras do mundo, a Televisa. Dos programas mais emblemáticos do canal às grandes coberturas como a morte de Roberto Gómez Bolanos e premiações. Saiba como tudo aconteceu na vida de Rodrigo Massa.

Veja também: Em sua estreia no Rock in Rio Lisboa, Anitta tem problema no look e não perde rebolado

Confira os motivos que levaram Rodrigo a ir para o México

Apaixonado pelo México desde que foi pela primeira vez em 2001 junto com um grupo de apresentações folclóricas da qual se apresentava na dança, na época, Rodrigo revela quais outros motivos o fizeram mudar para o país e como se deram os primeiros planos para que isso acontecesse: Como qualquer brasileiro eu cresci assistindo as novelas daqui no SBT. E sempre tive o sonho de ser parte desse mundo. Me apaixonei pelo México. Aí fui planejando tudo pra vir morar um dia. Em 2006, com 20 anos, eu vim procurar um trabalho que me desse um visto para poder ficar no país e procurar com calma oportunidades no meio artístico. Em menos de uma semana eu consegui trabalho como professor em uma escola de idiomas. Nos meus tempos livres eu ia procurar agências e fazer testes. Até que eu comecei a pegar muitos trabalhos e tive que deixar a escola”.

Dificuldades

“As minhas maiores dificuldades foram a rejeição e a falta de estabilidade. Rejeição porque no meio artístico tem que escutar muito não pra poder escutar um sim”, revelou. “Já fecharam muitas portas na minha cara. E a falta de estabilidade porque a gente não tem um trabalho fixo. É fazer um programa, uma série, uma peça de teatro de dois ou três meses e pronto, desempregado outra vez. O trabalho dos atores, modelos, etc é procurar trabalho. Constantemente, sem descanso, pro resto da vida.”

Fascínio pela TV

Rodrigo sempre foi um apaixonado por televisão. Quando perguntado sobre o que explicaria este fascínio, Rodrigo Massa abre seu coração e relembra momentos delicados de sua infância: “Assistia o dia inteiro. Mais do que o normal! Sabia de cor as falas de várias séries e filmes. E sonhava em ser parte desse mundo algum dia. Eu não tive uma infância de muitos amigos e inclusive cheguei a sofrer bullying. A televisão era pra mim um mundo mágico que oferecia uma via de escape das minhas frustrações e dos conflitos da escola.

Rodrigo Massa como repórter em um trabalho para o canal Televisa (Reprodução: Facebook)
Rodrigo Massa como repórter em um trabalho para o canal Televisa Reprodução Facebook
Rodrigo Massa durante evento do canal Televisa, no México (Reprodução: Facebook)
Rodrigo Massa durante evento do canal Televisa no México Reprodução Facebook

Rodrigo Massa fala da diferença da televisão no Brasil e no México

No México assim como no Brasil, a indústria da TV aberta é uma enorme potência. Isso é devido ao alto número de produções na dramaturgia. São em torno de 12 ao ano. Números que, de pouco tempo pra cá se assemelham aos do Brasil. No país, a Rede Globo por exemplo diminuiu o tempo de suas novelas e abriu espaço para séries, minisséries e outros produtos do segmento.

Rodrigo sente a diferença entre o mercado nos dois países. “Eu acho que aqui tem um leque mais amplo de possibilidades de trabalho e o meio artístico não é tão fechado, uma pessoa nova tem muitas maneiras de entrar. No Brasil eu achei mais complicado. Depois de morar aqui um ano eu fui pra São Paulo tentar a sorte e achei tudo muito burocrático. Conseguir um teste era tão difícil. A minha agência me mandava um por mês. E aqui no México cada semana eu tinha uns dez no mínimo. Foi aí que eu decidi voltar pra cá de vez”, explica ele.

Carreira como apresentador

Relembrando sua primeira experiência na Televisa, Rodrigo conta tudo aconteceu: “Foi como apresentador de um programa de música chamado México Suena. Como eu estudei no CEA (a escola da Televisa) eu tenho acesso a um departamento da empresa que manda testes e trabalhos pra ex-alunos. Um dia eles me ofereceram um comercial que ia ser produzido internamente por um núcleo da emissora. A produtora gostou de mim e perguntou se eu também era apresentador porque ela estava precisando de um. Eu falei que sim (mentira! Nunca tinha apresentado antes rs). Aí ela me contratou pra apresentar México Suena e acabei descobrindo outra vocação que eu desconhecia! Muita gente gostou do meu trabalho e daí saíram varias oportunidades para apresentar outros programas no canal.”

Rodrigo Massa apresentou a segunda temporada do La Voz México (Reprodução)
Rodrigo Massa apresentou a segunda temporada do La Voz México Reprodução

No Brasil temos, além da Rede Globo como principal emissora, outras redes produzindo muito conteúdo em teledramaturgia e entretenimento. Rodrigo, no caso, coleciona trabalhos na Televisa. Ele nos conta se a emissora segue como a mais visada no país e se existe concorrência para ela.

Com certeza a Televisa é a emissora mais forte do país e de toda a América Latina. A concorrência produz vinte vezes menos teledramaturgia e nunca conseguiu realmente obter a expansão internacional que a Televisa obteve. Além do mais a Televisa tem a sua própria plataforma digital tipo Netflix, que se chama Blim, lotada de séries, filmes, novelas e programas da empresa. Ninguém mais tem isso. Para o ator tudo isso oferece muito mais benefícios e visibilidade para o nosso trabalho.

Rodrigo Massa conduziu a homenagem ao Roberto Bolanõs na cobertura da morte do astro mexicano pela Televisa (Divulgação)
Rodrigo Massa conduziu a homenagem da Televisa ao Roberto Bolaños na cobertura da morte do astro mexicano Divulgação

Rodrigo Massa e a Fama

Quando perguntado sobre o almejo a fama, ele diz: De certa forma sim. Desde criança eu falava que queria ser famoso. Era aquela coisa ingênua, de querer algo sem saber o que significa realmente. Aí quando eu fui crescendo e fui entendendo o processo da atuação e especialmente quando eu comecei a escrever músicas foi que começou a cair a ficha. Mais do que ser famoso o que eu queria era compartilhar as minhas criações, tocar vidas, gerar sentimentos positivos em pessoas de diversos países do mundo. A fama ajuda a conquistar muitas coisas mais facilmente na nossa carreira, mas em si só nunca foi uma meta para mim. Em si só não seria algo que me satisfaria”.

Notícias sobre o Brasil

Rodrigo também afirma que acompanha os rumos do país na medida do possível. Algumas coisas que ele vê na internet como gírias ele pouco entende. “Moro no México há doze anos então a gente acaba ficando muito por fora. Lembro até hoje quando apareceu o ‘SQN’ e eu ficava boiando. A política brasileira é muito comentada nas notícias aqui do México, então estou por dentro. É muito triste de ver o nosso país nas mãos de pessoas tão erradas. Dos atores que apareceram nos últimos dez anos conheço muito pouco porque aqui não tenho canais brasileiros pra assistir. Mas música brasileira atual isso sim eu ouço muito. E cada vez que vou pro Brasil conheço algum cantor ou grupo novo que entra na minha playlist. As adições mais recentes foram Jorge e Mateus, Pabllo Vittar e MC MM. Bem eclético, eu sei”.

Rodrigo Massa com registro de funcionário da Televisa (Reprodução)
Rodrigo Massa com registro de funcionário da Televisa Reprodução

Ainda: Rodrigo Massa conta sobre sua carreira musical

Desde de criança Rodrigo Massa já estava envolvido, de certa forma, com a música. Aos 6 já compunha suas primeiras letras. E tudo isso se aflorou antes mesmo da atuação. Eu sempre gostei de cantar. Eu considero que comecei a escrever as minhas primeiras músicas com 6 anos, quando eu era viciado em Master System e escutava tanto as musiquinhas dos jogos que depois de um tempo eu comecei a colocar letras. Aí ficava jogando e cantando. Com 12 anos eu comecei a compor as minhas próprias melodias e depois de um tempo percebi que elas eram bastante boas! Foi aí que eu comecei a considerar seriamente a possibilidade de correr atrás da carreira de cantor.”

Sucesso com a canção Acabo de Sonhar Contigo

Ele também explica como aconteceu a música ‘Acabo de Sonhar Contigo’, sua proposta, vídeo clipe e curiosidades envolvendo a história desta canção. Como cantor independente a gente precisar se virar nos trinta pra ver como fazemos para que cada projeto novo decole. Este vídeo polêmico foi a minha estratégia. E acabou dando muito certo. Eu tive essa ideia faz tempo. Mas estava esperando o momento certo para realizá-la. E Acabo de Sonhar Contigo é uma música muito especial para mim. É a mais verdadeira que eu já escrevi na minha vida. Fala da frustração de não poder deixar um amor impossível pra trás. Assim que eu terminei de escrevê-la eu pensei “esta canção é uma bomba. O clipe precisa ser uma bomba também”. E foi assim que eu decidi que estava na hora de tirar aquela ideia antiga da gaveta e ir com tudo

Videoclipe de Acabo de Sonhar Contigo

O videoclipe da música Acabo de Sonhar Contigo, com versão em português, espanhol, remixada e uma acústica com a atriz e cantora Daniela Luján, somam marcas impressionantes, tanto no Youtube quanto nas plataformas de streaming. Rodrigo Massa ousou com este trabalho lançado em um país conservador como o México. “Aqui é muito mais conservador. Dá pra ver na televisão mesmo. Só agora eles estão começando a abordar vários temas que no Brasil já são abordados há mais de uma década. E esta é uma fama que o Brasil tem no mundo inteiro, de ser um país aberto, liberal e com uma mentalidade muito moderna. Aqui o pessoal tem muito mais medo de arriscar e sair do convencional. Especialmente por causa da religião, os mexicanos são fervorosamente católicos”.

Amizade com Daniela Luján

Muitos brasileiros tem fascínio pelos astros mexicanos, principalmente aqueles que fizeram sucesso por aqui nos anos 90 e 2000. Thalía, Adela Noriega, Fernando Collunga, Gaby Spanic, além das estrelas mirins que recheavam a programação do SBT. A atriz Daniela Luján é uma dessas estrelas que ainda está na memória do público por trabalhos como Luz Clarita, O Diário de Daniela e Cúmplices de Um Regate. Rodrigo fez uma parceria com a atriz e cantora e contou detalhes da amizade com ela. “Nós trabalhamos juntos em um musical chamado Verdad o Reto (Verdade ou Desafio). E surgiu uma amizade muito bonita. Quando perguntei se ela gostaria de gravar uma versão dueto de Acabo De Sonhar Contigo, ela aceitou na hora. E foi a escolha perfeita. Ela tem uma voz linda e a gente tem muita afinidade então esta música virou pura magia.”

Rodrigo Massa e Daniela Luján – Acabo de Soñar Contigo

Rodrigo Massa interpreta professor Richie na novela Like

Uma das próximas produções da Televisa, com data de estreia agendada para Setembro, é a novela Like. Rodrigo integra esta superprodução com ares fenômeno. Outro brasileiro também está na novela. Flavio Nogueira foi escolhido através de uma seletiva com Pedro Damián e Maísa no júri. Sobre isso, Rodrigo revela detalhes do seu personagem, experiência com este trabalho e da relação com Flavio. Eu recebi uma ligação de uma amiga que se chama Ceci de la Cueva, que também está no elenco. Ela me falou que estavam procurando desesperadamente um brasileiro para ser o pai de um dos personagens principais, interpretado pelo Flávio Nogueira. Eu fui fazer duas entrevistas e um teste de câmera e no final acabaram me oferecendo outro personagem, o Richie Comanche, porque o pai brasileiro foi excluído da história”, explicou.

Rodrigo Massa posa em foto ao lado de Flavio Nogueira nos bastidores da novela Like (Reprodução)
Rodrigo Massa posa em foto ao lado de Flavio Nogueira nos bastidores da novela Like Reprodução

Mais sobre o personagem em Like

“Richie é um dos galãs do elenco adulto. Ele é um famoso palestrante de superação pessoal que ajuda a diretora da escola, interpretada pela Gina Castellanos, durante um momento difícil da sua vida. Eles acabam se apaixonando e ela leva ele para trabalhar no colégio Like. Ele é muito do bem, sempre querendo ajudar as pessoas e sempre tem uma frase pronta para motivá-las em qualquer momento difícil da vida. Mas os alunos e vários professores do colégio Like acham ele muito chato”. 

“O Pedro Damián me pediu para dar umas aulas de espanhol para o Flávio e ajudá-lo a estudar os roteiros. Ele não falava nada de espanhol quando chegou aqui mas agora já entende quase tudo e até arrisca umas gírias de vez em quando! A gente se dá muito bem, adoro ele e a mãe dele, que veio pra cá também. São duas pessoas maravilhosas. Até agora os nossos personagens não têm muita interação na trama mas espero que mais pra frente os escritores decidam criar cenas nas quais possamos atuar juntos.”

Rodrigo também apresentou a versão mexicana do The Voice

Não poderíamos deixar de falar sobre os programas do quais Rodrigo Massa apresentou. La Voz México, por exemplo, é um dos programas mais bem produzidos por lá. Rodrigo relembra com muito orgulho desses trabalhos. Foi incrível! Esse foi um dos meus primeiros trabalhos como apresentador na Televisa. Pude entrevistar artistas que sempre admirei muito como Paulina Rubio, Beto Cuevas e Miguel Bosé. Eu não podia acreditar que estava trabalhando em um projeto tão importante e com tanta audiência. Além do mais foi a primeira vez que trabalhei em um programa ao vivo. Sempre ficava muito nervoso, com medo de errar e não saber consertar. Mas deu tudo certo e os produtores voltaram a me chamar para vários programas diferentes.”

México Diseña

E sobre qual desses projetos ele mais gostou de fazer, ele afirma: Eu apresentei duas temporadas de um programa chamado México Diseña na E! Entertainment Television. Era um reality show onde procurávamos designers de moda em várias cidades do México. Eu sempre tive o sonho de apresentar um reality porque sou fã do formato e vejo muitos. Além do mais já tinha  feito alguns mas como participante, então foi bacana ver como são as coisas do outro lado. Estar apresentando e ver os nervos e a ansiedade dos candidatos antes de entrar no estúdio para enfrentar o jurado. E são tantas histórias de luta, de dificuldades, de superação… conheci muita gente que respeito, admiro e apoio até hoje.”

Rodrigo Massa em México Diseña

Carreira no Brasil

Quando o assunto é carreira no Brasil e perspectivas para o futuro, Rodrigo não esconde a saudade do seu país e revela planos para depois de Like. “Já tentei carreira no Brasil sim. Mas na época eu não tinha muito currículo nem muitos contatos então a coisa não rolou. Não me deram muita bola nos castings e nas produções onde eu fui entregar o meu material. Também participei do Ídolos em 2012 e passei com um sim do Supla e outro do Marco Camargo, mas na semi-final fui mandado pra casa. Aí desanimei”, começa ele.

“Mas agora que já tenho uma trajetória mais importante acho que a situação poderia ser diferente. E eu quero sim voltar pro Brasil um dia e trabalhar aí. Sinto muita saudade do meu país, da minha gente, minha família, da nossa comida tão gostosa, das nossas tradições. Então o meu plano é aproveitar o sucesso de Like para ver se consigo abrir portas no Brasil. Existem produções maravilhosas por aí e eu adoraria ser parte de uma algum dia”, finaliza o galã.

Músicas, videoclipes e os principais trabalhos de Rodrigo Massa na televisão podem ser encontradas em suas redes sociais:

Canal no Youtube: youtube.com/RodrigoMassaOficial
Instagram: @soyrodrigomassa 
Facebook: https://www.facebook.com/rodrigomassa/

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade