Conheça a sinopse e os personagens de Tempo de Amar

Publicado em 26/09/2017

“Tempo”, conceito tão relativo, abstrato e complexo que rege a vida humana, muitas vezes determinando o rumo dos acontecimentos, moldando encontros e desencontros. “Amor”, sentimento combustível da nossa existência, que está acima de tudo que é lógico, percorre distâncias, motiva loucuras e desafia a finitude dos dias. Quando se trata de amor, o tempo não segue a engrenagem das horas, dos minutos e dos segundos. O tempo de amar é agora e é para sempre. Essa urgência toma conta dos corações de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio Ramos (Bruno Cabrerizo) quando se veem pela primeira vez, no meio de uma procissão em Portugal, em 1927. Um amor que arrebata duas pessoas e que enfrentará diversas barreiras é o fio condutor da trama da próxima novela das seis, ‘Tempo de Amar’, de Alcides Nogueira, com direção artística de Jayme Monjardim.

Os olhares de Maria Vitória e Inácio se encontram nas festividades da Semana Santa, na fictícia aldeia Morros Verdes, em Portugal, que parece parada no tempo, apesar das mudanças que aconteceram em todo o mundo após o fim da Primeira Guerra Mundial. Ela, a filha do influente produtor de vinho e azeite José Augusto Correia Guedes (Tony Ramos), o dono da famosa Quinta da Carrasqueira. Ele, um rapaz simples de Sobreiro, vilarejo vizinho, que mora com a tia Henriqueta (Nívea Maria), vive de trabalhos temporários, como a colheita das uvas, e leva uma vida pacata. Apaixonado, Inácio não medirá esforços para lutar pelo amor de Maria Vitória, mesmo com todos os empecilhos que surgirão na vida dos dois dali em diante.

Na visão de Alcides Nogueira, ‘Tempo de Amar’ “é um clássico folhetim, uma novela de amor com muitas reviravoltas. São amores danosos, culpados, plenos, sofridos. Mas sempre o amor é o motor da história”. “A novela fala sobre a força de amar. É uma linda, grande e forte história de amor”, resume o diretor artístico, Jayme Monjardim. Baseada em um argumento de Rubem Fonseca, a trama é escrita em parceria com Bia Corrêa do Lago e conta com a colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Bíbi Da Pieve, além da pesquisa de Yara Eleodora.

A trama parte de um argumento original de Rubem Fonseca, um dos mais importantes escritores brasileiros. Rubem é conhecido por seus livros de romance policial, mas foi uma história de amor de sua família que o fez escrever o argumento em parceria com a filha, Bia Corrêa do Lago. A saga dos protagonistas de ‘Tempo de Amar’ é inspirada na aventura real da avó do escritor, que saiu de Portugal deixando a filha pequena – mãe de Rubem – com seus pais para encontrar seu grande amor. Ele havia se mudado para o Brasil a trabalho e, em um determinado momento, parou de enviar suas cartas. A história foi, então, ficcionada por Alcides Nogueira. “O amor fez com que minha bisavó atravessasse o oceano para encontrar o homem pelo qual era completamente apaixonada”, conta Bia, que também é parceira de Alcides no texto da novela.

Portugal, 1927 – Ao redor da Quinta da Carrasqueira

A Quinta da Carrasqueira é a principal propriedade da fictícia aldeia de Morros Verdes. É de lá que saem as uvas e as azeitonas que José Augusto Correia Guedes (Tony Ramos), o homem mais influente e poderoso da região, usa na fabricação de seus vinhos e azeites. Ele é pai de Maria Vitória (Vitória Strada) e mantém com a filha uma boa relação, taxada por alguns de “uma educação sem rédeas”. Apesar da época, e de fazer parte da aristocracia portuguesa, José Augusto escuta os desejos da filha e a incentiva em seus sonhos, fato que ajudou a formar uma jovem tão determinada e corajosa.

Viúvo há muitos anos, José Augusto criou a filha com a ajuda da governanta Delfina (Letícia Sabatella). Ela é filha de uma prostituta e pai desconhecido e foi morar na Quinta da Carrasqueira ainda na adolescência para cuidar dos porcos. Muito esperta e ambiciosa, chegou ao posto de governanta e dividiu com o patrão a responsabilidade na criação de Maria Vitória.

A governanta é amante de José Augusto há muitos anos, antes mesmo do casamento dele com Mafalda, mãe de Maria Vitória. Fruto desse romance proibido, Tereza (Olívia Torres) acha que José Augusto é seu padrinho e Maria Vitória, sua melhor amiga. Mas Delfina já traçou outro destino para a vida da filha, mesmo sabendo que todas as tentativas para que José Augusto perfilhe a jovem tenham sido frustradas.

A Quinta da Carrasqueira faz parte também dos planos do jovem Fernão Moniz (Jayme Matarazzo). Ele é filho do médico da aldeia, o Dr. Álvaro Moniz (Odilon Wagner), muito amigo de José Augusto. Fernão acaba de voltar para Morros Verdes após se formar em Medicina em Coimbra, Portugal, e está certo de que será o futuro esposo de Maria Vitória e, consequentemente, o próximo mandachuva da propriedade. Mas Maria Vitória não leva a sério essa promessa de se casar com Fernão, que surgiu ainda na infância.

Em Sobreiro, vilarejo vizinho a Morros Verdes – aldeia onde está localizada a Quinta da Carrasqueira – mora o jovem Inácio Ramos (Bruno Cabrerizo). Ele vive de trabalhos temporários, como a colheita das uvas, e tem como hobbies tocar bandolim e desenhar. Inácio mora com a tia Henriqueta (Nívea Maria), uma doceira de mão cheia que criou o sobrinho após a morte de seu irmão e sua cunhada. O jovem nunca poderia imaginar que a propriedade de José Augusto estaria em seu destino também ao se apaixonar pela filha do proprietário.

O encontro

Durante as festividades da Semana Santa, toda a população de Morros Verdes sai às ruas para acompanhar a procissão. E é lá que os olhares de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) se encontram pela primeira vez. Distraído pelo amor que o arrebatou, Inácio tropeça e quase deixa cair o caixão do Senhor Morto, que ajudava a carregar. José Augusto (Tony Ramos) e Fernão (Jayme Matarazzo) logo reprimem o desajeitado pelo incidente. Maria Vitória, já encantada pelo moço de olhos verdes, o defende.

Após a procissão, a jovem avisa ao pai que não seguirá com ele para casa, com o intuito de encontrar o belo rapaz. Ela e Inácio conversam pela primeira vez e se aproximam imediatamente. Os encontros passam a ser constantes, e a paixão só aumenta. Até que Inácio e Maria Vitória se beijam pela primeira vez e ela o convida para sua festa de 18 anos, um grande baile na Quinta da Carrasqueira.

A festa de Maria Vitória

A festa de aniversário de Maria Vitória (Vitória Strada) é um acontecimento na aldeia, e Fernão (Jayme Matarazzo) escolhe esta data para pedir a mão da jovem em casamento. Mas ela, além de não aceitar que é prometida do amigo de infância, está completamente apaixonada por Inácio (Bruno Cabrerizo). José Augusto (Tony Ramos), apesar de fazer gosto do relacionamento com o médico recém-formado, não obriga a filha a seguir um caminho que ela não deseja. Maria Vitória então nega o pedido de casamento, despertando a ira de Fernão, preterido por um camponês.

Empecilhos não faltam

O namoro de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) segue à revelia da família da jovem e em meio a inúmeros obstáculos. O primeiro empecilho leva o nome de Fernão (Jayme Matarazzo), que não se conforma que a paixão de Maria Vitória por um camponês mudou seus planos. Fernão quer acabar com seu concorrente a qualquer custo, e passa a persegui-lo. Em um ataque de fúria, o médico invade a casa de Henriqueta (Nívea Maria) e estraga todos os doces que ela havia preparado para uma grande encomenda. Em outra crise de ciúmes, atira contra Inácio, mas não consegue feri-lo.

Mas outro acontecimento muda o destino do romance dos protagonistas. Antes de conhecer Maria Vitória, Inácio havia aceitado uma proposta de trabalho no Brasil. Por intermédio de Maria Vitória, ele até chega a trabalhar na Quinta da Carrasqueira no período da colheita das uvas, mas é algo temporário. Ele sonha em fazer sua vida do outro lado do Atlântico e consegue um emprego no país. O dono do Empório São Mateus da Lapa, Geraldo (Jackson Antunes), envia uma passagem para que o rapaz embarque rumo ao Brasil. Na véspera da viagem, os dois se entregam à paixão. O casal troca juras de amor e promete lutar pelo reencontro custe o que custar.

A gravidez de Maria Vitória e o convento

Maria Vitória (Vitória Strada) leva sua vida normalmente em Morros Verdes após a partida do amado, mas segue contando os dias para revê-lo. Algum tempo depois da viagem de Inácio, ela começa a se sentir indisposta e é Delfina (Letícia Sabatella) quem percebe que ela está esperando um bebê. Ardilosa, a governanta enxerga nesse fato a possibilidade de colocar pai contra filha e, finalmente, conseguir que ele reconheça Tereza (Olívia Torres) – que é muito bem quista por José Augusto (Tony Ramos), mas que, se depender da vontade dele, jamais será reconhecida como uma legítima Correia Guedes.

Maria Vitória escreve para Inácio com a notícia de que está esperando um filho dele. E guarda a sete chaves a foto do amado em frente ao Pão de Açúcar que recebeu junto à primeira correspondência do Brasil. Ela, então, resolve contar para o pai que ele será avô. Mas a reação de José Augusto não é a esperada pela jovem. Apesar de ser um pai que deu certa liberdade à filha, ele é extremamente conservador, membro da aristocracia portuguesa e não esconde sua decepção. A solução encontrada por ele, com a ajuda de Padre João (José Augusto Branco), é enviar Maria Vitória para um convento. À época, em Portugal, os conventos estavam proibidos, mas resistiam clandestinamente.

A jovem tenta fugir, pedindo ajuda a Henriqueta (Nívea Maria), mas uma artimanha de Delfina faz com que ela volte para a Quinta e seja imediatamente levada ao convento. É lá que ela passa o período da gravidez até dar à luz uma menina que ganha o nome Mariana, em homenagem à avó paterna.

Nos primeiros dias, as irmãs do convento trazem a recém-nascida para que a mãe a alimente com leite materno. A Irmã Assunção (Yasmim Gomlevsky), que foi parar ali em uma situação semelhante, faz companhia a Maria Vitória e escuta as angústias da jovem. Depois de alguns dias amamentando sua filha, Maria Vitória percebe uma movimentação diferente no convento e descobre que Mariana foi dada para adoção e levada por um casal.

Enquanto isso, no Brasil…

Inácio (Bruno Cabrerizo) está trabalhando no Empório São Mateus da Lapa, propriedade de Geraldo (Jakson Antunes), que está muito satisfeito com o carisma e o comprometimento do português. A freguesia do empório também fica encantada com o jovem recém-chegado. Feliz em seu novo trabalho, Inácio só pensa em voltar para os braços de Maria Vitória (Vitória Strada), como combinaram. Mas, ao receber a carta informando que será pai, decide retornar à sua terra natal com urgência.

Geraldo, entendendo a ansiedade de Inácio, promete ajudá-lo. Avisa que ele pode comprar a passagem de navio para Portugal, pois será seu presente de casamento. Mas diz que, antes de viajar, precisa que o funcionário faça um último trabalho. Ele pede que o rapaz vá até São Vital, cidade vizinha, pagar um de seus fornecedores.

Tudo muda para Inácio

Feliz com a proximidade do encontro com Maria Vitória (Vitória Strada), Inácio (Bruno Cabrerizo) segue em seu último serviço no Brasil. Mas, no caminho para São Vital, é assaltado e espancado. O criminoso foge e o deixa desmaiado à beira da estrada. Quem salva Inácio é Lucinda (Andreia Horta), uma jovem reclusa que foi abandonada pelo noivo e se sente culpada pelo acidente que matou sua mãe. Ela voltava de carro de uma rara visita à casa da tia Emília (Françoise Forton), no Rio de Janeiro, quando viu o rapaz estendido no chão.

Filha de um médico renomado, Reinaldo Macedo (Cassio Gabus Mendes), ela conta com a ajuda do pai para cuidar do rapaz que permanece desacordado durante algum tempo. Quando Inácio acorda, descobre que está cego. Lucinda passa, então, a alimentar uma esperança de que ele se apaixone por ela, já que assim jamais verá a enorme cicatriz que ela tem no rosto, ocasionada pela explosão do laboratório de seu pai que vitimou sua mãe.

Mas Inácio, mesmo sendo muito agradecido por Lucinda ter salvo sua vida, só fala em Maria Vitória. Apaixonada pelo rapaz, Lucinda não medirá esforços para impedir esse reencontro. Ela finge escrever cartas para Maria Vitória e Geraldo (Jakson Antunes) a pedido de Inácio. Passa a frequentar o empório para saber se ele recebeu notícias de Portugal e arma para que todos acreditem que Inácio está morto.

A fuga de Maria Vitória

Em Portugal, a pedido de Maria Vitória (Vitória Strada), Irmã Assunção (Yasmim Gomlevsky), vai ao porto e constata que Inácio (Bruno Cabrerizo) não desembarcou na data prometida em sua última carta. Desesperada, Maria Vitória desabafa com Delfina (Letícia Sabatella) durante uma visita. A vilã, como estratégia para afastar a filha de José Augusto (Tony Ramos) de seus planos, a estimula a fugir para o Brasil em busca de seu amor e conta para a jovem algo que ela nem imaginava: tem uma tia no país. Maria Vitória consegue escapar e comprar a passagem de uma jovem falecida pouco antes do embarque, chamada Maria do Céu. O objetivo da portuguesa é encontrar Inácio para, juntos, procurarem a filha. Ela entra no navio Royal e segue rumo ao Brasil. Na terceira classe, faz amizade com as irmãs portuguesas Helena (Jessika Alves), Natália (Giulia Gayoso) e Felícia (Amanda de Godoi) e com os italianos Giuseppe (Guilherme Prates) e Tomaso (Ricardo Vianna).

Durante a longa viagem, os jovens usam a criatividade para passar o tempo juntos. Um dia, resolvem se aventurar na primeira classe. E, lá, Maria Vitória é assediada pelo deputado brasileiro Teodoro Magalhães (Henri Castelli). Ele a agarra a força e ela resiste. O imediato do navio percebe a confusão e aborda o deputado em defesa da moça, levando os dois ao encontro do capitão. Falso, o político mente, e a autoridade da embarcação leva Maria Vitória presa. Ela só consegue escapar porque os italianos ameaçam Teodoro dizendo serem da máfia.

Os primeiros dias no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, Maria Vitória (Vitória Strada) segue em busca da casa da tia, mas ao chegar ao endereço dado por Delfina (Letícia Sabatella), o espaço está vazio, e nenhum vizinho sabe o paradeiro de Alzira (Deborah Evelyn) e do marido Bernardo (Nelson Freitas). Ela segue para o empório onde Inácio (Bruno Cabrerizo) trabalhava e descobre que o comércio está fechado e só reabrirá dia 2 de janeiro, dali a alguns dias. Sem ter para onde ir na cidade, acompanha as três irmãs, que acreditam estarem a caminho de um instituto que as ensinará um ofício para trabalhar no país.

Ao chegar ao “instituto”, Maria Vitória logo percebe que ali não é o que as meninas pensam e, sim, um bordel. A Maison Dorée é administrada por Madame Lucerne (Regina Duarte), que traz portuguesas para trabalharem no local. Mas as irmãs precisam passar por um treinamento antes de começarem a perambular pelo salão. Já Maria Vitória, que não se submeterá ao serviço oferecido no espaço, terá que pagar sua hospedagem de outra forma. No mesmo dia que chega, já é colocada no salão para tocar piano e animar os clientes da casa.

O que ela não esperava era encontrar o deputado que a assediou no navio. Teodoro Magalhães (Henri Castelli) é cliente assíduo da Maison e logo reconheceu a jovem ao piano. Ele não vai deixar esse encontro passar em branco e cobra de Maria Vitória – que ele acha que se chama Maria do Céu – a dívida que acredita que ela tenha com ele por conta da confusão na viagem.

Preocupada com o tom ameaçador de Teodoro, Maria Vitória procura a amiga Lena (Jessika Alves) e sugere que as duas fujam dali. Elas seguem para a Confeitaria Zeppole, onde estão os amigos italianos. Enquanto o dia 2 de janeiro não chega, data em que pretende retornar ao Empório São Mateus da Lapa em busca de Inácio, Maria Vitória segue tentando refazer sua vida, mesmo que não seja de forma definitiva. Num desses momentos, a jovem caminha pelas ruas da cidade e quase sofre um acidente. Um cão feroz ameaça atacá-la, mas Vicente (Bruno Ferrari) presencia a cena e espanta o cachorro. Eles se apresentam rapidamente e, no dia seguinte, se encontram por acaso na Confeitaria Zeppole, quando Vicente insiste em conhecê-la melhor. A partir dessa primeira conversa, nasce uma forte amizade entre Maria Vitória e Vicente.

Os desencontros

Movidos pelo desejo de se ver novamente, Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) seguem pensando um no outro a todo instante. Mas as artimanhas de Lucinda (Andreia Horta) fazem com que o encontro fique cada vez mais distante. Enquanto Inácio acha que sua amada está casada com outro rapaz e muito longe do Brasil, Maria Vitória será levada a crer que Inácio realmente está morto. Mas os jovens nunca esquecem o amor que os uniu em Portugal.

Em Morros Verdes, José Augusto (Tony Ramos) se decepciona ao descobrir que a filha fugiu. E o arrependimento faz com que o agora avô busque de todas as maneiras descobrir o paradeiro da neta Mariana, que foi adotada por um casal. Ele também não desiste de encontrar novamente a filha Maria Vitória, e uma viagem para o Brasil talvez seja inevitável. Enquanto isso, Delfina (Letícia Sabatella) segue armando para que o patrão jamais encontre filha e neta.

A efervescente sociedade carioca

Alzira (Deborah Evelyn), a tia que Maria Vitória (Vitória Strada) descobriu que tinha pouco antes de sair de Portugal, mora no Rio de Janeiro com o marido Bernardo (Nelson Freitas) e a filha Celina (Barbara França). Mas eles perderam muito dinheiro por conta do vício em jogo de Bernardo e saíram do endereço que Maria Vitória tinha. O casal veio para o Brasil há muitos anos junto com a amiga Celeste Hermínia (Marisa Orth), conhecida cantora de fado e que se tornou muito querida na cidade.

Celeste Hermínia, que conta com a fiel escudeira Eunice (Lucy Alves), costuma reunir em sua casa os amigos que fez no país. Entre eles está o Conselheiro Francisco (Werner Shünemann), que é também seu grande amor. Os dois vivem um relacionamento sincero, mas cheio de culpa, já que o Conselheiro é casado com Odete (Karine Teles), que vive em casa sem convívio com a sociedade após um surto psiquiátrico ocasionado pelo parto de um filho morto. Odete vive cercada de cuidados, e o marido não mede esforços para tentar encontrar solução para seu problema.

Conselheiro e Odete criaram como filhos os sobrinhos Vicente (Bruno Ferrari) e Olímpia (Sabrina Petraglia), que ficaram órfãos de pai e mãe. Os dois foram educados da melhor forma e chegaram a estudar fora do país. Vicente é pianista e poeta, e muito ligado a questões políticas. Ele tem como objetivo a criação do Grêmio Cultural Brazileiro, onde serão realizadas apresentações, palestras e outras atividades. Vicente também está às voltas do lançamento de um jornal que reflita as discussões do Grêmio, o Manifestum.

Olímpia, irmã de Vicente, acaba de voltar de Paris. Ela morava com uma tia materna na cidade francesa e namorava um brasileiro. Mas terminou o namoro e voltou para o Brasil. O ex-namorado inconformado vem atrás da jovem e descobre que ela está apaixonada por Edgar (Marcello Melo Jr.), filho de um alemão abastado com uma descendente de escravos.

Os dois enfrentarão muito preconceito da sociedade, que não aceitará o romance. Até mesmo a mãe de Edgar será contra o enlace, por acreditar que o filho sofrerá muita discriminação, o que de fato acontece. Mas Edgar e Olímpia são jovens que lutam por um mundo mais justo. E, ao lado de Vicente e outros personagens, farão isso não somente em suas vidas pessoais, como também no âmbito social. Lutarão por igualdade racial, liberdade política, e pelo direito das mulheres.

Perfil dos Personagens

PORTUGAL

Núcleo Maria Vitória

Maria Vitória (Vitória Strada) – Jovem alegre, corajosa e determinada. Mantém uma ótima relação com o pai, José Augusto (Tony Ramos) que leva em consideração seus desejos. Apesar do interesse do amigo de infância Fernão (Jayme Matarazzo), se apaixona por Inácio (Bruno Cabrerizo), por quem vai lutar ao longo da trama.

José Augusto Correia (Tony Ramos) – Produtor de vinho e azeite, dono da Quinta da Carrasqueira e influente na região. Pai de Maria Vitória (Vitória Strada) a quem criou sozinho com certa liberdade. Patrão de Delfina (Letícia Sabatella), que também é sua amante.

Delfina (Letícia Sabatella) – Trabalha para a família de José Augusto (Tony Ramos) desde a adolescência. É amante do patrão, com quem tem uma filha, Tereza (Olívia Torres), que ele não assume. Ajudou a criar Maria Vitória (Vitória Strada) após a morte da mãe da menina. Uma mulher severa e amargurada.

Tereza (Olivia Torres) – Filha de Delfina (Letícia Sabatella) e José Augusto (Tony Ramos). Menina doce e ingênua, que faz tudo que a mãe manda. Não sabe a identidade do pai.

Núcleo Inácio

Inácio (Bruno Cabrerizo) – É um jovem simples, honesto e muito trabalhador que demonstra muita gratidão pela tia Henriqueta (Nívea Maria), com quem mora. Se apaixona perdidamente por Maria Vitória (Vitória Strada), seu grande amor ao longo da trama. Vai trabalhar no Brasil, no empório de Geraldo (Jackson Antunes). Ao ser assaltado e ficar gravemente ferido, é salvo e passa a ser cuidado por Lucinda (Andreia Horta).

Henriqueta (Nívea Maria) – Figura maternal, é uma doceira batalhadora que criou o sobrinho Inácio (Bruno Cabrerizo) após a morte do irmão e da cunhada.

Angélica (Livian Aragão) – Sobrinha de Henriqueta (Nívea Maria) e prima de Inácio (Bruno Cabrerizo). Jovem bonita, alegre, prática e esperta.

Núcleo Fernão Moniz

Fernão (Jayme Matarazzo) – Recém-formado em Medicina. Amigo de Maria Vitória (Vitória Strada) desde a infância, é apaixonado e acredita que se casará com a jovem e tomará conta da Quinta da Carrasqueira. Não se conforma em ser preterido por um camponês.

Dr. Álvaro (Odilon Wagner) – Médico e muito amigo de José Augusto (Tony Ramos). Pai de Fernão (Jayme Matarazzo).

Aurora (Inez Viana) – Mulher de Álvaro (Odilon Wagner) e mãe de Fernão (Jayme Matarazzo).

Convento

Irmã Imaculada (Bete Mendes) – Superiora do Convento dos Santos Anjos, para onde Maria Vitória (Vitória Strada) é levada assim que seu pai descobre que está grávida. Dura e objetiva. Não faz concessões.

Irmã Margarida (Malu Valle) – Braço direito de Irmã Imaculada. Amarga e seca.

Irmã Assunção (Yasmim Gomlevsky) – Foi para o convento obrigada pela família. É amiga e confidente de Maria Vitória (Vitória Strada) no convento.

Outros personagens

Padre João (José Augusto Branco) – Pároco de Morros Verdes, muito ligado a José Augusto (Tony Ramos).

Martim (Erik Marmo) – Jovem comerciante de Lisboa, muito bem aparentado. Casado com Josefina (Giselle Prates).

Josefina (Giselle Prates) – Mulher de Martim (Erik Marmo).

Firmino (Joelson de Oliveira) – Motorista da Quinta da Carrasqueira. Homem honesto, do bem, ótimo pai de família.

Figueirinha (Roberto Frota) – Funcionário dos Correios e Telégrafos de Morros Verdes.

BRASIL

Irmãs Pacheco

Helena (Jessika Alves) – Faz amizade com Maria Vitória (Vitória Strada) no navio a caminho do Brasil. Na viagem, onde está com as duas irmãs mais novas, começa a namorar o italiano Giuseppe (Guilherme Prates). Conhecida como Lena.

Natália (Giulia Gayoso) – Irmã de Lena (Jessika Alves) e Felícia (Amanda de Godoi). Namora Tomaso (Ricardo Vianna), que conhece no navio. Vai trabalhar na Maison Dorée ao chegar ao Rio com as irmãs.

Felícia (Amanda de Godoi) – Irmã mais nova da família Pacheco também chega ao Rio e vai trabalhar no cabaré de Madame Lucerne (Regina Duarte).
Italianos

Giuseppe (Guilherme Prates) – Italiano que faz amizade com as irmãs Pacheco e Maria Vitória (Vitória Strada) no navio em direção ao Brasil. Começa um romance com Lena (Jessika Alves).

Tomaso (Ricardo Vianna) – O italiano também está no navio que segue para o Brasil. Vai namorar Natália (Giulia Gayoso) .

Núcleo Celeste Hermínia

Celeste Hermínia (Marisa Orth) – A portuguesa é cantora de fado e se mudou para o Brasil há muitos anos. É amiga de Alzira (Deborah Evelyn) e madrinha de Celina (Barbara França). É uma mulher moderna, à frente de seu tempo, e amante do Conselheiro Francisco (Werner Shünemann).

Eunice (Lucy Alves) – É empregada e amiga de Celeste Hermínia (Marisa Orth). Vai se apaixonar pelo médico Reinaldo (Cassio Gabus Mendes).

Bernardo (Nelson Freitas) – Marido de Alzira (Deborah Evelyn), viciado em jogo e frequentador da Maison Dorée. Pai de Celina (Barbara França).

Alzira (Deborah Evelyn) – Amiga de Celeste Hermínia (Marisa Orth), apesar de serem muito diferentes. Casada com Bernardo (Nelson Freitas) e mãe de Celina (Barbara França). É uma mulher preconceituosa e com pensamento antiquado. Tia de Maria Vitória (Vitória Strada).

Celina (Barbara França) – Filha de Bernardo (Nelson Freitas) e Alzira (Deborah Evelyn). Menina imatura e apaixonada por Vicente (Bruno Ferrari). Afilhada de Celeste Hermínia (Marisa Orth).

Balbina (Walkiria Ribeiro) – Foi comprada por Bernardo (Nelson Freitas) para ser ama de leite de Celina (Barbara França). Teve um filho com o patrão.

Pepito (Maicon Rodrigues) – Filho de Bernardo (Nelson Freitas) e Balbina (Walkiria Ribeiro), mas não sabe quem é o pai.

Família do Conselheiro

Conselheiro Francisco (Werner Shünemann) – Casado com Odete (Karine Teles) e amante de Celeste Hermínia (Marisa Orth). Homem íntegro e muito justo. Criou os sobrinhos Vicente (Bruno Ferrari) e Olímpia (Sabrina Petraglia).

Odete (Karine Teles) – Mulher do Conselheiro (Werner Shünemann). Surtou com o filho natimorto há 18 anos e vive trancada em casa.

Vicente (Bruno Ferrari) – É um idealista e será responsável pela criação do Grêmio Cultural Brazileiro.

Olímpia (Sabrina Petraglia) – Estudou na França. Defende ideias feministas e vai se apaixonar por Edgar (Marcello Melo Jr.).

Edgar (Marcello Melo Jr.) – Tem pai alemão e mãe afrodescendente. Vai se apaixonar por Olímpia (Sabrina Petraglia) e enfrentará muitos preconceitos para seguir com o relacionamento.

Isolina (Ana Carbat) – Fiel empregada da casa do Conselheiro (Werner Shünemann). Cresceu com Odete (Karine Teles) em sua casa de Jacarepaguá. Pratica os ritos das religiões afro.

Raimundo (Gustavo Arthiddoro) – Empregado que trabalha na casa do Conselheiro (Werner Shünemann).

Família de Reinaldo Macedo

Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) – Médico respeitado e pai de Lucinda (Andreia Horta). Enfrenta preconceitos para manter seu relacionamento com Eunice (Lucy Alves), empregada de Celeste Hermínia (Marisa Orth).

Lucinda (Andreia Horta) – Filha de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes). É uma jovem reclusa traumatizada pelo fim do noivado. Sente-se culpada pela morte da mãe em uma explosão que a deixou marcada na face e se apaixona por Inácio (Bruno Cabrerizo).

Emília (Françoise Forton) – Irmã de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes), que adora a sobrinha Lucinda (Andreia Horta). Após a morte do noivo nunca mais se relacionou com ninguém.

Tiana (Eli Ferreira) – Empregada da casa de Reinaldo Macedo (Cassio Gabus Mendes) em São Vital. Faz companhia e serve Lucinda (Andreia Horta), de quem se sente muito próxima.

Gregório (Cristiano Garcia) – Motorista de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) e Lucinda (Andreia Horta). Tem caráter duvidoso e será cúmplice de Lucinda em muitas ações.

Maison Dorée

Madame Lucerne (Regina Duarte) – É uma cafetina francesa, dona da Maison Dorée. Mulher misteriosa que guarda muitos segredos de sua vida, além de saber de tudo que acontece no Rio de Janeiro.

Gilberte (Maria Eduarda Carvalho) – É o braço direito de Lucerne (Regina Duarte) na Maison Dorée.

Outros personagens

Geraldo (Jackson Antunes) –Dono do Empório São Mateus da Lapa, emprega Inácio (Bruno Cabrerizo) e o considera como um filho.

Artur (Guilherme Leicam) – Estudante de Direito e amigo de Vicente (Bruno Ferrari). Tímido, apaixona-se por Celina (Barbara França), mas tem dificuldade em se declarar.

Justino (Jorge de Sá) – Motorista de Emília (François Forton), toca violão e formará uma dupla com Inácio (Bruno Cabrerizo). É apaixonado por Tiana (Eli Ferreira).

Otávio (Marcel Otávio) – Amigo de Artur (Guilherme Leicam), Vicente (Bruno Ferrari) e Tomaso (Ricardo Vianna). Suas ideias políticas vão se radicalizando, torna-se republicano radical.

Padre Orlando (Paulo Vespúcio) – Pároco da Matriz de São Vital (Rio de Janeiro), homem simplório e bonachão.

Nicota (Olívia Araújo) – Dona da pensão onde Inácio (Bruno Cabrerizo) se hospeda assim que chega ao Rio de Janeiro para trabalhar no Empório São Mateus da Lapa. Mulher despachada, engraçada, batalhadora

Carolina de Sobral (Mayana Moura) – É uma jovem que Vicente (Bruno Ferrari) conhece na casa de Celeste Hermínia (Marisa Orth) e por quem se apaixona.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade