Segunda Chamada

Conheça a história de Segunda Chamada, nova série da Globo

Globo expõe precariedades do ensino público no Brasil

Publicado em 08/10/2019

A TV Globo estreará na noite desta terça-feira (08) a série Segunda Chamada. Uma produção em parceria com a 02 Filmes, que retrata situações de preconceito e desespero de quem chega exausto à sala de aula, na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

É neste cenário marcado pelo drama de quem enfrentou um longo dia de trabalho e chega às salas de aula lutando contra o cansaço, entre lousas desgastadas, carteiras pichadas e ventiladores quebrados, que se misturam os alunos de 17 a 70 anos, dos mais variados perfis e histórias.

Elenco de Segunda Chamada, série da Globo
Elenco de Segunda Chamada, série da Globo (Divulgação)

No 1º episódio de Segunda Chamada, os professores Lúcia (Debora Bloch), Eliete (Talita Carauta), Sônia (Hermila Guedes) e Marco André (Silvio Guindane) e o diretor Jaci (Paulo Gorgulho) tentam resgatar os alunos Natasha (Linn da Quebrada), Maicon (Felipe Simas) e Solange (Carol Duarte).

Lúcia lutará por seus alunos

Pelo pátio da escola, rodeado pelas luzes da comunidade, Lucia caminha e deseja boa noite aos alunos. Faz pouco tempo que a professora de Português voltou à escola, agora para o ensino noturno, depois de um tempo afastada em função de um grande trauma. É o começo de uma nova jornada para ela, que segue firme e confiante em sua vocação, armada de seu lema pessoal: “O aluno pode desistir da escola, mas eu não desisto do aluno“.

A fictícia Escola Municipal Carolina Maria de Jesus, de ‘Segunda Chamada’

No interior da escola, na simples sala dos professores, tudo acontece de forma rotineira: a cansada professora Sônia (Hermila Guedes) corrige as provas de História, algo que a bagunça dos filhos e a falta de iniciativa do marido não a deixam fazer em casa; e a professora de matemática Eliete (Thalita Carauta) tira suas muambas de uma grande sacola, na tentativa de animar a amiga.

Quando toca o sinal e os quatro professores seguem para as suas classes, Jaci sai de sua sala para olhar o pátio vazio. Mesmo quando relaxa, ele não se desliga dos problemas da escola. Impotente, ele suspira e volta aos seus afazeres – há ainda muito a resolver.

Thalita Carauta será professora de matemática

Talita Carauta interpreta uma professora em Segunda Chamada (Reprodução: Globo)
Thalita Carauta interpreta uma professora em Segunda Chamada (Reprodução: Globo)

Na hora do intervalo, a aluna Natasha (Linn da Quebrada) está parada em frente ao banheiro masculino, em dúvida. Em sua cabeça, ainda ecoa a agressão que sofreu naquele mesmo lugar. Ela, no entanto, decide entrar no banheiro feminino, quando dá de cara com Dona Jurema, a estudante mais velha da escola, que barra a entrada da colega.

Não sou obrigada a dividir meu banheiro com travesti, Robson“, reclama. “Quantas vezes vou ter que repetir? Meu nome é Natasha”, diz a aluna com ar de quem já repetiu diversas vezes a mesma frase. Nasce então uma discussão entre as duas, que se resolverá só mais tarde, na sala de aula de Lúcia e no refeitório.

Linn da Quebrada interpreta Natasha na série Segunda Chamada (Reprodução: TV Globo)
Linn da Quebrada interpreta Natasha na série Segunda Chamada (Reprodução: TV Globo)

Felipe Simas viverá um motoboy que sustenta a família

Do outro lado da escola, Maicon Douglas (Felipe Simas) tira algo do bolso e caminha atormentado até o bebedouro – minutos antes, quase perdeu a oportunidade de fazer a prova de História por ter dormido em sala de aula. Ele cruza com Solange (Carol Duarte), que segue apressada com sua filha recém-nascida no colo.

Sem ter com quem deixá-la, enfrentou o incômodo dos alunos de classe com o choro da bebê. A situação se agrava ainda mais quando a caixa de leite roubada da dispensa da escola estoura no chão. Eliete vê a cena e, para ajudá-la, segura a criança enquanto a mãe vai ao banheiro lavar o rosto.

Segunda Chamada é uma coprodução da Globo com a O2 Filmes, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini (Divulgação: TV Globo)
Segunda Chamada é uma coprodução da Globo com a O2 Filmes, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini (Divulgação: TV Globo)

Segunda Chamada é escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini com Maíra Motta, Giovana Moraes e Victor Atherino, criada por Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. Com direção artística de Joana Jabace, a obra conta com a direção de Breno Moreira, João Gomez e Ricardo Spencer.

Confira o trailer de Segunda Chamada:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade