8 CAPÍTULOS

Conheça a história de Passaporte para Liberdade, minissérie inédita da Globo

Protagonizada por Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi, produção estreia dia 20 de dezembro

Publicado em 06/12/2021

Com autoria de Mario Teixeira e direção artística de Jayme Monjardim, a minissérie Passaporte Para Liberdade estreia dia 20 de dezembro, na Globo. Serão oito capítulos, de segunda a quinta, que contarão a história de Aracy de Carvalho.

Pouco conhecida no Brasil – e muitas vezes lembrada apenas como esposa do escritor João Guimarães Rosa, vivido por Rodrigo Lombardi – Aracy sempre preferiu o anonimato. Corajosa, destemida e inconformada com o regime nazista, a personagem histórica é interpretada por Sophie Charlotte.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Aracy foi incansável e superou barreiras para ajudar famílias judias a escaparem da Alemanha nazista. Funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, sem qualquer proteção ou mesmo imunidade diplomática, ela contornava regras, enfrentando os governos alemão e brasileiro, para conseguir emitir vistos e ajudar judeus a imigrarem e sobreviverem nas Américas.

“Quando conheci a história dessa mulher incrível, me senti determinado a contá-la para o mundo. Uma mulher inteligente, empática, batalhadora e que não cruzou os braços diante do que via ao seu redor. Aracy sempre foi uma pessoa extremamente discreta. Hoje, é nosso trabalho mostrar como, com coragem, determinação e um amor sem igual pelas pessoas, ela conseguiu mudar o destino de tanta gente”, explica Jayme Monjardim, diretor artístico da série.

Sua luta inspiradora entrou para a história mundial e, pela primeira vez, é retratada em uma minissérie. Com sua ousadia e força, ganhou o título de Justos entre as Nações, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel, como reconhecimento aos não judeus que protegeram vidas durante a guerra.

No fundo, o resgate ao próximo já lhe bastava. Foi também em Hamburgo que Aracy conheceu seu grande amor, o futuro escritor João Guimarães Rosa, à época, cônsul-adjunto na cidade – e que, posteriormente, veio a escrever grandes clássicos da literatura brasileira como Grande Sertão: Veredas, inclusive, dedicado a ela.

Atores brasileiros e estrangeiros

No elenco, estão ainda nomes como Tarcísio Filho, no papel do cônsul Souza Ribeiro, e Gabriela Petry, que interpreta Taibele Bashevis, uma judia dividida entre o sonho de ser cantora e a necessidade de estar perto da família, além dos atores João Cortês, Bruce Gomlevsky e Jimmy London.

A maior parte dos talentos que compõem o elenco vem de diferentes países, como os alemães Peter Ketnath e Stefan Weinert, o britânico Tomas Sinclair Spencer, o italiano Jacopo Garfagnoli, a polonesa Izabela Gwizdak, a israelense Sivan Mast e o americano Brian Townes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade