ESTRELA

Conheça a história de Matí, a onça-pintada que estrela cenas da novela Pantanal

O animal vive no Instituto NEX, no Goiás

Publicado em 02/04/2022

Na novela Pantanal, Maria Marruá (Juliana Paes) é a primeira das personagens que se transforma em onça-pintada. Para a gravação da famosa cena, a equipe contou com a participação de Matí, uma fêmea de três anos que vive no Instituto NEX, no Goiás.

O local resgata, reabilita reintroduz, monitora e abriga as onças há cerca de 21 anos. A instituição também combate a extinção da espécie. Em entrevista ao GShow, Daniela Gianni, coordenadora de Projetos e Atividades do Instituto Nex falou sobre a participação de Matí na trama.

Matí foi a onça que escolhemos para esse personagem. Matí é hoje a embaixadora da nossa causa. Ela perdeu sua liberdade quando ainda era um filhote. Como perdeu a mãe, foi cuidada por humanos e acabou perdendo o seu instinto selvagem. Algo cada vez mais recorrente, infelizmente”, disse.

Ela contou também que Matí se tornou um animal tranquilo com a presença dos humanos, o que inviabiliza que ela seja solta na floresta. “Matí é só mais uma das tantas onças que teve a sua liberdade ceifada pela maldade do homem“, lamentou a coordenadora.

E completou: “Mas, com esse convite da Globo, tivemos a oportunidade de transformar algo triste em algo positivo para a espécie. E, foi pela docilidade da Matí e seu temperamento mais calmo, que a escolhemos para representar a força da natureza na novela”.

Para as gravações nas fazendas e com os animais, a Globo precisou obter licenças do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL). Além da autorização das secretarias estaduais do Meio Ambiente de Goiás e do Pará.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade