Confira os personagens folclóricos que já pintaram na TV

Publicado em 22/08/2017

Neste dia 22 de Agosto, é comemorado o Dia do Folclore. No Brasil temos vários personagens que contribuem para o enriquecimento do Folclore e da cultura popular. Na televisão, personagens folclóricos e lendários já apareceram diversas vezes em novelas, séries e programas teledramatúrgicos. Confira alguns deles:

Leia também:

Zezé Polessa e João Sabiá
Edinalva Zezé Polessa e o Boto João Sabiá em A Força do Querer Reprodução

Boto

Em A Força do Querer, Edinalva (Zezé Polessa) não se cansa de dizer que Ritinha (Isis Valverde) é filha do boto. A lenda do boto tem origem na região amazônica, onde acredita-se que em dias especiais, o animal sai das águas transformado em homens para seduzir as jovens do local, desaparecendo posteriormente. Na novela de Gloria Perez o personagem apareceu num flash-back interpretado pelo ator João Sabiá.

Gabriel Braga Nunes
Aristóbulo Gabriel Braga Nunes em Saramandaia Divulgação

Lobisomem

Uma das mais famosas e temidas lendas brasileiras é a do lobisomem. Diferente das versões internacionais em que homens se transformam em lobos gigantes, o lobisomem brasileiro possui as características do animal dentro de um corpo humano. Gabriel Braga Nunes interpretou um lobisomem na segunda versão da novela Saramandaia, assim como Rui Resende em Roque Santeiro, na pele do sinistro Professor Astromar.

Juliana Paes
Teiniaguá Juliana Paes em A Casa das Sete Mulheres Divulgação TV Globo

Teiniaguá

Lenda originária da região Sul do país, a Teiniaguá era uma princesa moura que foi transformada em lagartixa pelo Diabo Vermelho dos índios ao fugir clandestinamente da Espanha. No lugar de sua cabeça, existe uma brilhante pedra preciosa cor de rubi que atrai os homens. Na teledramaturgia, ela foi representada por Juliana Paes em A Casa das Sete Mulheres.

Patricia Gasppar
Caipora Patrícia Gasppar no Castelo Ra Tim Bum Divulgação TV Cultura

Caipora

O caipora é uma entidade tupi-guarani representada por um índio de pele escura, que habita nas florestas. Ágil, ele reina sobre a fauna, e pune caçadores principalmente aqueles que matam animais em grande escala. Sua característica principal é o assobio, que usa muitas vezes para confundir aqueles que entram na floresta com más intenções. Na televisão, o personagem ganhou vida através da atriz Patrícia Gasppar no programa infantil Castelo Rá Tim Bum. Numa versão feminina do Caipora, ela contava histórias indígenas, e aparecia quando alguém assobiava.

Suyane Moreira
Iara Suyane Moreira em Os Mutantes Caminhos do Coração Reprodução

Iara

Popularmente conhecida como Mãe D’água , Iara é uma sereia de pele parda, cabelos negros e olhos castanhos que com seu canto doce, atrai os homens para o fundo do Rio Amazonas. Segundo a lenda, Iara era a melhor índia guerreira de sua tribo, o que deixou seus irmãos homens enciumados, e preparados para matá-la. Ela conseguiu numa armadilha, mata-los antes e foi perseguida pelo seu pai que a jogou no rio. Salva pelos peixes, ela se transformou em sereia e usa suas habilidades vocais para se vingar dos homens. Na TV, ela foi interpretada por Suyane Moreira em Os Mutantes – Caminhos do Coração.

João Vitor Silva
Pepe Curupira João Vitor Silva no Sítio do Picapau Amarelo Reprodução

Curupira

Curupira é um anão de cabelos vermelhos que vive na floresta amazônica para protegê-la. Seus pés são virados para trás, para assim conseguir enganar caçadores, que ao persegui-lo, irão acreditar que ele tenha seguido o caminho contrário. Conhecido como o demônio da floresta, acredita-se que ele seja extremamente curioso. Antes de entrar para o elenco fixo do Sítio do Picapau Amarelo como Pedrinho, o ator João Vitor Silva, interpretou o Curupira na trama infantil.

Globo aprova roteiro da nova versão do Você Decide
Logo do programa Você Decide Divulgação

Chupa-Cabras

O Chupa-Cabras é uma figura popular macabra que ataca animais em países da América. A figura ficou famosa no Brasil no final dos anos 90, quando apareceram vários animais mortos inexplicavelmente em fazendas no interior do país. Com a repercussão, em 1997, a lenda ganhou um episódio do Você Decide.

Izak Dahora
Saci Izak Dahora no Sítio do Picapau Amarelo Divulgação

Saci

A figura mais famosa do Folclore Nacional, o Saci ou Saci-Pererê faz parte do imaginário brasileiro. Sua história é originária do Sul do Brasil, e trata-se de um menino negro de uma perna só, que é considerado maléfico e travesso, pregando peças naqueles que adentram as florestas. Seu gorro vermelho é sua fonte de poderes, e em algumas regiões é considerado fonte de sabedoria sobre ervas medicinais. Na televisão ele foi interpretado por Romeu Evaristo, Izak Dahora e Fabrício Boliveira em diferentes versões do Sítio do Picapau Amarelo, e por Silvio Guindane em A Turma do Pererê.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade