Manifesto

Confira o manifesto de artistas contra Regina Duarte emitido no Jornal Nacional: “Ela não nos representa”

Regina Duarte cantou "Pra Frente Brasil", música símbolo da Ditadura

Publicado em 09/05/2020

Na noite deste sábado (8) o Jornal Nacional emitiu um manifesto assinado por mais de 400 artistas, entre produtores culturais e intelectuais, em repúdio às recentes declarações da ex-atriz e secretária da Cultura, Regina Duarte numa entrevista concedida à CNN Brasil.

Nela, quando confrontada sobre o apoio do presidente Bolsonaro à Ditadura Militar, Regina cantou “Pra Frente Brasil” [música símbolo da Ditadura]. E disse que “tortura sempre existiu”. Disse também que “onde há vida há morte”. A secretária citou ainda os ditadores da antiga União Soviética Josef Stalin e Adolf Hitler, da Alemanha, responsável pela morte de milhares de pessoas no século passado.

Confira o manifesto na íntegra:

Este grupo é formado por atores; cantores; compositores; escritores; roteiristas; cineastas; artistas plásticos; fotógrafos e dançarinos. Eles dizem que fazem parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defendem a democracia e apoiam independência das instituições para fazer a valer a constituição de 1988.

Afirmam que fazem da maioria que entendem a gravidade do momento que estamos vivendo. O grupo pede respeito aos mortos e àqueles que “lutam pela própria sobrevivência no país devastados pela pandemia e nefasta ineficiência do poder público”.

O grupo faz aparte da maioria dos brasileiros que “não toleram os crimes cometidos por qualquer governo e que repudiam a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar”.

Que não aceita “os ataques reiterados a arte, a ciência e a imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural e ameaça a liberdade de expressão”. Que o grupo faz parte da maioria que repudia as palavras e atitudes de Regina Duarte como secretária da Cultura. “Ela não nos representa”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade