estreia

Confira curiosidades de Vereda Tropical, novela clássica que estreia no Globoplay

A trama de 1984 marcou a estreia de Carlos Lombardi como novelista titular

Publicado em 12/09/2021

Vereda Tropical é a próxima novela clássica da Globo a ser resgatada pelo Globoplay. A trama de Carlos Lombardi, exibida em 1984 no horário das sete, terá todos os capítulos de sua versão internacional disponibilizados na plataforma a partir desta segunda-feira (13).

Com Vereda Tropical, Carlos Lombardi estreava como autor titular de novelas na Globo, após colaborar com Silvio de Abreu em Jogo da Vida e Guerra dos Sexos. Mas a parceria com o veterano continuou, já que Vereda Tropical contava com argumento e supervisão de Silvio de Abreu.

Ao Memória Globo, Lombardi revelou que a supervisão de Silvio de Abreu ao seu trabalho foi fundamental para que a novela alcançasse o sucesso que alcançou. “O trabalho de supervisão do Silvio era diário. Ele pegou a sinopse e botou ordem nela, foi um trabalho didático e real. Eu dei muita sorte, porque Vereda Tropical foi um grande sucesso. Então, a tensão que todo mundo tem, como autor fazendo a primeira novela, caiu logo, porque a novela deu certo”, disse.

Também ao Memória Globo, Silvio de Abreu afirmou que o sucesso da obra também se deve à dupla de diretores, Jorge Fernando e Guel Arraes, que repetiam com o autor a vitoriosa parceria de Jogo da Vida e Guerra dos Sexos.

O sucesso da trama foi refletida em seus números. Vereda Tropical bateu recordes de audiência na faixa das sete naquela época, tornando-se um fenômeno. A trama ainda rendeu o lançamento de um perfume, com o mesmo título da obra, e que foi um sucesso de vendas.

Três dias antes da estreia, Vereda Tropical foi proibida de ir ao ar, considerada pelos censores inapropriada para a faixa das 19h. A trama só conseguiu a liberação no dia da estreia, depois que Silvio de Abreu, Carlos Lombardi e dois representantes da TV Globo foram até Brasília para negociar com os censores.

Vereda Tropical foi vendida para países como Angola, Bolívia, Chile, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade