streaming

Confira curiosidades de A Viagem, que está de volta no Globoplay

A trama foi produzida às pressas em 1994 e se tornou um sucesso arrebatador

Publicado em 31/07/2021

A Viagem, novela das sete da Globo exibida em 1994, está de volta no Globoplay nesta segunda (2). A trama de Ivani Ribeiro é um remake de uma novela da TV Tupi, exibida em 1975, e se tornou um dos maiores sucessos da faixa das sete de todos os tempos. O folhetim arrebatou o público ao contar a história do espírito obsessor Alexandre (Guilherme Fontes) e do amor de Diná (Christiane Torloni) e Otávio Jordão (Antonio Fagundes).

A novela tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. O sucesso da trama em sua exibição original fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias.

A Viagem estreou em 11 de abril de 1994 e foi produzida às pressas para o horário. Inicialmente, a novela seria produzida para o horário das seis, mas foi realocada para as sete em razão do atraso da produção que substituiria Olho no Olho, de Antonio Calmon. Vira Lata, de Carlos Lombardi, seria a novela seguinte, mas ela foi adiada e, em seguida, engavetada. Lombardi entraria na sequência de A Viagem, mas com Quatro por Quatro, que também foi produzida às pressas. Vira Lata foi produzida ainda mais adiante, em 1996.

Por conta de tantas mudanças, a equipe de A Viagem teve apenas 20 dias para colocar a novela no ar. Segundo o Memória Globo, o diretor Wolf Maya explicou que isso foi possível porque os cenários do céu e do inferno só surgiriam na trama depois do capítulo 60, dando tempo à equipe de produzir as cenas ambientadas nesses espaços.

Ainda segundo o Memória Globo, Laura Cardoso contou que as cenas em que Guiomar era obsidiada pelo espírito de Alexandre eram exaustivamente ensaiadas, para que ficassem o mais realista possível. A veterana contou que sua expressão de ódio em cena botava medo nas crianças. Já Cláudio Cavalcanti contou que recebia muitas cartas de telespectadores dizendo-se reconfortados pelas palavras do médium Dr. Alberto, seu personagem.

Com A Viagem, Wolf Maya e Ivani Ribeiro repetiram a dobradinha vitoriosa de Mulheres de Areia, exibida um ano antes do horário das seis. A trama foi o sexto remake de Ivani Ribeiro de uma novela sua para a Globo. Anteriormente, a novelista já havia emplacado Amor com Amor se Paga (de 1984, remake de Camomila e Bem-me-quer, de 1972); A Gata Comeu (de 1985, remake de A Barba Azul, de 1974); Hipertensão (de 1986, remake de Nossa Filha Gabriela, de 1971); O Sexo dos Anjos (de 1989, remake de O Terceiro Pecado, de 1968); e Mulheres de Areia (remake de novela de 1973).

Era a segunda vez que Christiane Torloni assumia uma personagem anteriormente vivida por Eva Wilma, que viveu Diná em A Viagem na Tupi em 1975. Anos antes, a atriz deu vida a Jô Penteado, protagonista de A Gata Comeu. Eva Wilma foi Jô em A Barba Azul, primeira versão da novela. Christiane ainda “herdaria” mais uma personagem da veterana, a Rebeca de Plumas & Paetês (1980), que foi resgatada por Maria Adelaide Amaral no remake de Ti-ti-ti (2010).

A Viagem foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela, entre outros países. Foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, e outras duas vezes no Viva, sempre com sucesso.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade