Conexão Repórter revela as belezas e mistérios da Armênia

Publicado em 18/07/2015

“A terra da resistência” é um documentário exclusivo que vai ao ar neste domingo (19), no Conexão Repórter. Roberto Cabrini desvenda uma terra remota repleta de fascínio e mistério. Na região montanhosa da Eurásia, entre a Europa e a Ásia, uma nação de 3 milhões de habitantes e um dos povos mais antigos da civilização humana. O nome do país é Armênia, que bem poderia se chamar “resistência”. De invasões sucessivas a um dos maiores massacres da história da civilização, o programa mostra como a Armênia resistiu a tudo para conservar seu idioma, sua escrita, sua cultura, sua identidade e sua religiosidade.

Roberto Cabrini entrevista Andranic Matavosian, de 103 anos, um dos raros sobreviventes do genocídio posto em prática pelo Império Otomano há exatos cem anos, que matou um milhão e meio de armênios. Ele viu a família ser dizimada numa época de campos de concentração, vilas inteiras serem queimadas, cidadãos enterrados vivos, deportações em massa, crianças esqueléticas sem ter o que comer, venda de mulheres, homens mortos por afogamento e uso de armas químicas e biológicas. A Turquia que herdou parte do Império Otomano jamais aceitou ter responsabilidade em relação ao genocídio.

Construções milenares contam a história da a primeira nação a se converter ao Cristianismo. O telespectador vai conhecer mosteiros misteriosos escavados na rocha, que serviram de fortalezas contra os invasores e proteção a relíquias preciosas, como a ponta da lança romana que atingiu Jesus na Cruz. Igrejas primitivas feitas de pedra e a catedral mais antiga do planeta, erguida no século quarto, a célebre Catedral de Echmiatsin.

Roberto Cabrini visita a masmorra onde São Gregório ficou enclausurado, convertendo à nova fé até mesmo o rei que o perseguiu. As marcas das sete décadas em que a Armênia foi a menor das republicas da extinta União Soviéticas permanecem vivas e reaparecem a todo instante. Na arquitetura e nas lembranças, enquanto hoje o país vive um monumental processo de modernização que inclui do maior teleférico do mundo. Uma nação que pouco a pouco vai se revelando, com sua famosa fábrica de conhaque, sua produção de pão de forno na terra e sua gente acolhedora e carismática. São surpresas em sucessão mostradas com paixão e emoção .

O Conexão Repórter vai ao ar neste domingo (19), a partir das 0h, logo após o programa Silvio Santos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade