Como Uma Onda estreava há 13 anos

Publicado em 22/11/2017

No dia 22 de novembro de 2004, estreava no horário das seis da Globo a novela Como Uma Onda. A trama trazia Walther Negrão de volta ao seu universo praiano, que fez tanto sucesso em folhetins como Tropicaliente; e também interrompeu a produção de novelas de época na faixa das seis, sucedendo Chocolate com Pimenta e Cabocla.

Como Uma Onda contava a história de Daniel Cascaes (Ricardo Pereira), um açoriano apaixonado pela bela portuguesa Almerinda (Joana Solnado). No entanto, o pai dela é contra a união e passa a perseguir o mocinho, que entra numa fuga alucinante. E, nesta fuga, ele vai parar num navio para o Brasil, onde está Nina (Alinne Moraes), sua irmã Lenita (Mel Lisboa) e seus pais, Sinésio (Hugo Carvana) e Mariléia (Denise Del Vecchio). O olhar de Daniel e Nina se encontram, mas o rapagão também desperta o interesse de Lenita. Porém, ele continua em fuga e acaba se jogando no mar. As ondas o acabam levando para uma vila em Santa Catarina.

Nesta vila, vive a bela Lavínia (Maria Fernanda Cândido), uma mulher forte e decidida, completamente apaixonada pelo marido Amarante (Kadu Moliterno), e cria com muita garra a filha Julia (Maytê Piragibe). Sua sogra Francisquinha (Laura Cardoso), uma senhora cega, é uma espécie de matriarca da aldeia e está sempre pronta para dar conselhos e solucionar conflitos. Porém, um belo dia, surge na vila Sandoval (Herson Capri). Recém-saído da prisão, ele luta para recobrar sua dignidade e achará naquele recanto um lugar para reconstruir sua vida. Ao chegar na vila, logo se encantará por Lavínia, colocando em xeque o casamento da quitandeira com Amarante.

O local é ameaçado pelo vilão JJ (Henri Castelli), sócio de Sinésio e completamente apaixonado por Nina. Ele deu um golpe em Sinésio e pretende se tornar o maior latifundiário marítimo do país, planos estes que incluem destruir a vila e construir um resort. Neste contexto, Lenita reencontra Daniel e consegue garantir para ele o emprego de mordomo de Mariléia. E é assim que Daniel e Nina se reencontram, fazendo despertar o amor. Amor este abalado por Lenita, que é apaixonada por Daniel e fará de tudo para tirar a irmã da vida dele.

Com Como Uma Onda, o autor Walther Negrão voltava a apostar numa história praiana no horário das seis, depois de se aventurar no romance urbano Vila Madalena, na faixa das sete. A trama sucedeu duas novelas de época de muito sucesso, Chocolate com Pimenta e Cabocla, e não conseguiu segurar a boa audiência de suas antecessoras. Mesmo assim, apresentou números satisfatórios para o período, já que estreou em pleno horário de verão e teve a maior parte de seus capítulos exibidos durante as férias.

A atriz Priscila Fantin foi a primeira atriz pensada para viver a protagonista Nina, que acabou ficando com Alinne Moraes. Priscila foi escalada para a novela das seis seguinte, o grande sucesso Alma Gêmea. Já Deborah Secco foi cotada para viver a vilã Lenita, que acabou nas mãos de Mel Lisboa. O ator Lima Duarte foi outro ator que declinou da trama, e seu personagem Sinésio Paiva passou para Hugo Carvana.

Pela primeira vez, uma novela brasileira trazia um ator estrangeiro como protagonista. O português Ricardo Pereira fazia sua estreia no Brasil vivendo o mocinho Daniel Cascaes. O ator agradou tanto que emplacou diversos outros trabalhos no país desde então. Após Como Uma Onda, ele chegou a retornar à Portugal e trabalhar por lá, mas veio ao Brasil outras tantas vezes para participar de novelas como Prova de Amor, da Record, e Pé na Jaca, na Globo. Algum tempo depois, o ator assinou contrato de longo prazo com a Globo e participou de várias novelas desde então, voltando a encarar um protagonista em Negócio da China, de 2008, e Aquele Beijo, de 2011. Recentemente, foi visto em Novo Mundo.

Como uma Onda foi escrita por Walther Negrão, com colaboração de Jackie Vellego, Fausto Galvão, Lucio Manfredi e Renato Modesto, teve direção de Vinícius Coimbra e Maria de Médicis, e direção-geral de Dennis Carvalho e Mauro Mendonça Filho com direção de núcleo de Dennis Carvalho. Teve 179 capítulos.

Leia também:

A novela Vida Nova estreava há 29 anos

Reveja o primeiro capítulo de Como Uma Onda:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade