Como se tornar apresentador de televisão

Publicado em 11/12/2014

O mundo da televisão exerce grande fascínio nas pessoas e muitos sonham em se tornarem apresentadores de TV. Essa vontade toda de comandar um programa vem tanto pelo status, quanto pela fama e também pelo dinheiro que a carreira trás.

Existem diversos apresentadores que fizeram e fazem sucesso no Brasil e são admirados e se tornaram espelho para muita gente. Rodrigo Faro, Gugu, Xuxa, Faustão e muitos outros são exemplos de profissionais bem sucedidos nessa função.

Mas não é fácil chegar ao estrelato, são poucos os que conseguem um espaço em uma grande emissora e apresentam programas em rede nacional, que é o que de fato traz o prestígio e o dinheiro.

Muitos apresentam programas em emissoras afiliadas, canais pequenos de cidades do interior e esses não ostentam o mesmo padrão de vida dos apresentadores de Globo, SBT, Record, Band e Rede TV!.

Ser apresentador é uma missão bastante difícil e requer muita dedicação e paciência. Afinal, existem muito mais pessoas interessadas nessa carreira do que espaço para exercer essa atividade.

Mas vale algumas dicas que podem reforçar suas chances de conseguir um lugarzinho na televisão.

Um apresentador de televisão não precisa necessariamente ter uma graduação, mas é indicado que se estude, afinal talento não é tudo, é importante aprender técnicas e teorias que só serão ensinadas nos cursos de Comunicação Social, seja Jornalismo ou Rádio e TV. Há também cursos tecnológicos de Audiovisual e técnicos de apresentação de TV.

Ser comunicativo, não ser tímido, manter bom relacionamento, são características fundamentais para quem quer ser apresentador. Ter postura, saber como se comportar diante das câmeras e do público e ter uma personalidade única que o diferencie dos demais são qualidade apreciadas.

Um apresentador de televisão deve ser atualizado, ter boa cultura geral e dominar o assunto do programa que vai apresentar. Leia jornais, revistas, sites, acompanhe os programas de televisão e estude. Estudar nunca é demais.

É muito raro acontecer processos seletivos para novos apresentadores, em geral as emissoras contratam pessoas que já estão na televisão para apresentar programas. Se olharmos para o panorama atual podemos perceber que os apresentadores de hoje eram atores, produtores, repórteres, modelos, radialistas e músicos.

O mundo da televisão é extremamente fechado e a melhor maneira para chegar ao posto de apresentador é começar de baixo, por trás das câmeras e ir ganhando espaço, até reconhecerem seu talento e darem uma oportunidade. Há outras maneiras como você se destacar em produções independentes como em canais do Youtube, ou mesmo no rádio e assim chamar a atenção dos diretores das emissoras. Começar em uma emissora pequena também é um caminho. Os canais de TV paga são mais acessíveis e abertos a novos talentos, esta também pode ser uma boa oportunidade.

Mas caso surja algum casting, candidate-se. Envie seu currículo e outros trabalhos amadores que já tenha feito no passado. Experimente criar vídeos em casa apresentando algo, ou até mesmo criando um blog com vídeos sobre os mais variados temas e persista, seja insistente.

Televisão é imagem, então cuide da aparência. Mantenha o seu estilo mas seja apresentável e coerente com o que você propõe como profissional aspirante a apresentador, ter identidade própria é muito apreciado.

Se você sonha e corre atrás tudo pode acontecer. Vai a luta!

Como ser ator profissional
Como se tornar um dublador profissional

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade