Como participar de testes de elenco na Globo, SBT e Record

Publicado em 10/12/2014

Uma das etapas mais importantes para quem quer ingressar na carreira de ator são os testes de elenco. São esses processos seletivos que escolhem os futuros astros e estrelas que vão brilhar na tela da televisão, do cinema e nos palcos dos teatros.

Todos os atores, especialmente os que estão em início de carreira, devem e precisam fazer testes de elenco. É nesse momento que a produção, o diretor e o autor da novela, do filme, da série e etc, analisam se o ator ou a atriz se encaixa no perfil pensado para o personagem.

Geralmente os testes são abertos um ano antes da estreia das produções. Qualquer ator profissional pode se inscrever e participar da pré-seleção, que é extremamente rigorosa e você deve estar preparado para encarar as câmeras e executar todos os comandos dos diretores. Ficar calmo e demonstrar naturalidade é um quesito muito importante na avaliação final.

Por serem muito concorridos, os testes raramente são divulgados, então procure acessar constantemente os sites oficiais das emissoras para fazer a sua inscrição.

Globo

O cadastramento de atores pode ser feito pessoalmente nas sedes da emissora em São Paulo e no Rio de Janeiro. O processo acontece às segundas-feiras emna capital paulista, e às quartas-feiras no Rio, das 15h às 19h. É imprescindível ter o DRT e você pode levar um DVD com uma apresentação curta de interpretação ou com trabalhos que você já realizou.

A Globo dispõe de oficinas, estando cadastrado no banco da emissora você poderá participar dessas atividades que ensinam interpretação, colocação da voz e expressão corporal.

Projac – Coordenação de Recursos Artísticos
Entrega de material para cadastro
Rio de Janeiro: Estrada dos Bandeirantes, 6700, Portaria 4. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22780-082
São Paulo: Av. Doutor Chucri Zaidan, 46, São Paulo, SP. CEP: 04583-907.

SBT

O SBT não produz tantas novelas e séries quanto a Globo, mas também faz testes de elenco para suas produções como as recentes novelas Carrossel e Chiquititas.

Os testes para novelas do SBT raramente são divulgados e abertos. Quando isso ocorre, a emissora informa em seu site oficial sobre os testes.

“O SBT informa que os testes realizados para as seleções de novelas, são realizados apenas dentro da emissora pela equipe do departamento de elenco. Algumas agências que trabalham com crianças, enviam materiais para que o departamento de elenco possa avaliar e chamar para os testes oficiais, mas o material (fotos e vídeos) não são requisitados pelo SBT e não valem como teste. Portanto, nenhuma agência está autorizada a fazer seleção para as novelas do SBT”.

Ou seja, a emissora utiliza o recurso de garimpar talentos em agências, então não se esqueça de se agenciar em uma agência idônea e profissional.

Record

A Record tem realizado alguns trabalhos de dramaturgia e recruta muitos atores para testes, que acontecem sempre quando a emissora necessita de certos tipos de atores que não possuem em seu casting.

Record Departamento de Elenco
Envie um e-mail para elenco@rederecord.com.br ou mande seu material para:
Estrada dos Bandeirantes, 23505. Vargem Grande, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22785-091, aos cuidados do Departamento de Elenco.
Informações: (21) 2156-5254.

Como ser ator profissional
Saiba como se tornar um figurante de novela
Como se tornar um dublador profissional

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade