Como Henry Danger foi de tapa-buraco azarão a fenômeno nos fins de semana do SBT

Publicado em 17/08/2019

Exibido desde outubro de 2017 na hora do almoço do SBT aos sábados, das 12h30 às 14h15, a série teen Henry Danger virou um caso a ser estudado na emissora de Silvio Santos. Neste mês de agosto, a série tem média de 9 pontos de Ibope na Grande São Paulo. No último dia 3 de agosto, o programa fechou com 11,3 pontos de Ibope.

Só para se ter uma ideia, o índice fez a série da Nickelodeon ser segundo programa mais visto fora da Globo no fim de semana entre 3 e 4 deste mês. Perdeu apenas para Silvio Santos, que fechou com 11,4 pontos. Venceu grandes medalhões como Rodrigo Faro, Eliana e Celso Portiolli.

Aos sábados, quando não é o programa mais visto fora da Globo no dia, é o segundo desde o início do ano. Também não é raro vencer a menina prodígio Maísa. Desde a estreia de seu programa no SBT, Maísa só marcou mais números que Henry Danger por duas vezes.

Mas o que faz a série ser um grande sucesso a esse ponto? O Observatório da Televisão tentou encontrar explicações. O sucesso passa por um criador experiente, o horário correto de ser exibida e, claro, o êxito do programa na Nickelodeon americana.

1 – Criador de Henry Danger é o mesmo de iCarly, Drake & Josh e Kenan & Kel

A mente pensante por trás de Henry Danger é Dan Schneider. O executivo e roteirista de 53 anos criou grandes sucessos da Nickelodeon, como Drake & Josh, Kenan & Kel, Victorious, Zoey 101 e iCarly.

Ele cuidou pessoalmente das quatro primeiras temporadas. Em 2018, no entanto, Schneider foi demitido da Nickelodeon por diversas acusações de assédio sexual. Mas sua empresa continua produzindo Henry Danger.

Nos Estados Unidos, Henry Danger é a série de maior sucesso da Nickelodeon americana, com cerca de 1,1 milhão de telespectadores regulares. O programa já é a série mais longa da história do canal, com mais de 120 episódios produzidos.

2 – Ator de iCarly trabalhou nos bastidores do seriado

Conhecido como Freddie Benson em iCarly, a série de maior sucesso da Nickelodeon em toda a sua história e produzida entre 2007 e 2012, Nathan Kress dirigiu cinco episódios de Henry Danger em 2015.

Os episódios são da primeira temporada do programa e Nathan Kress chegou a ser convidado para dirigir outros, mas acabou tocando outros quatro episódios de uma outra série de Dan Schneider na Nickelodeon: Game Shakers.

3 – Henry Danger aposta no humor nonsense

Quem conhece as séries de Dan Schneider, sabe que o roteiro de suas séries apostam na zueira absurda para fazer rir. Mas em Henry Danger isso é elevado a milésima potência.

Como é baseada na história do super-herói Capitão Man (Cooper Barnes), todo o tipo de barbaridade pode ser escrita. As situações são tão doidas que atraem tanto crianças, quanto adolescentes e adultos.

4 – A jovem Piper, a irmã de Kid Danger

É impossível não dar risada com a menina Piper (Ella Anderson). Mimada, egoísta, folgada e mandona, Piper acha que todo mundo se importa com ela. E isso é a grande graça da personagem.

Ela é tão mau humorada e ranzinza que fica ridículo. Mas o que sai da boca dela é um texto afiado, irônico e divertido. Além disso, o talento de Ella Anderson aflora com a menina. Sem dúvida, ela terá um futuro grande na televisão americana.

5 – Capitão Man: um Chapolin Americano?

“Grande herói” do seriado da Nickeloeon, Capitão Man (Cooper Barnes) tem um quê de Chapolin Colorado, o herói atrapalhado criado por Roberto Goméz Bolaños.

Capitão Man tem bom coração, porém é medroso. Ao mesmo tempo que ele é bem convencido e ousado. Um herói carismático e engraçado, tem tons de humor que cabem bem na série.

6 – Falta de opções nas tardes de sábado

Exibido na faixa das 12h30, Henry Danger acaba sendo a melhor opção para uma tarde de sábado, muito pela falta de opções do horário. Praticamente apenas noticiários são exibidos no horário.

Como o público é mais jovem nesta faixa horária, fica fácil saber porque o programa atinge índices tão bons. Contando com qualidades, Henry Danger ainda dá a sorte de não ter concorrentes à sua altura.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade