Túnel do tempo

Como era a programação da TV brasileira quando Império estreou em 2014?

Emissoras seguraram as novidades para depois do fim da Copa do Mundo

Publicado em 12/04/2021

Data hoje a reestreia de Império no horário nobre da Globo. Escrita por Aguinaldo Silva, a trama chega para substituir Amor de Mãe enquanto Um Lugar ao Sol é preparada em meio as dificuldades causadas pelo agravamento da pandemia do coronavírus.

Lá em 2014, quando o folhetim protagonizado por Alexandre Nero foi levado ao ar pela primeira vez, a televisão brasileira era tomada por reprises controversas e uma programação cambaleante. Fora da Globo, a Record TV e o SBT não apresentaram maiores investimentos, uma vez que os projetos foram engavetados para o ano seguinte, devido à Copa do Mundo.

Dias antes de Império debutar, os seriados Chaves e Chapolim faziam sua estreia fora do SBT após mais de 30 anos. As duas produções de Roberto Gómez Bolaños chegavam ao canal pago Boomerang. O reality Aprendiz Celebridades, apresentado por Roberto Justus, concluía seu ciclo na grade da Record TV sagrando Ana Moser a grande vencedora. Ela embolsou um milhão de reais.

A novela bíblica José do Egito ganhava sua primeira reprise, às 22h30, ao tempo em que Vitória e Pecado Mortal passavam desapercebidas. Meu Pedacinho de Chão foi uma tragédia no horário das 18 horas. Luiz Bacci deixava a Record TV e assinava com a Band para apresentador o Tá na Tela, um dos maiores fiascos dos últimos anos. A emissora do bispo Edir Macedo lançava o slogan  slogan “Se tem Brasil, tem Record no ar”.

Para os fãs das novelas mexicanas, o ano de 2014 foi um marco. O SBT apresentou um verdadeiro filão de reprises clássicas, que incluíram até mesmo os remakes brasileiros como Esmeralda, por exemplo. Café com Aroma de Mulher, Maria do Bairro, O Privilégio de Amar, Por Teu Amor, A Madrasta, A Feia Mais Bela, Por Ela Sou Eva, Abraça-me Muito Forte, Meu Pecado e Rebelde eram os sucessos.

No campo de inéditas, a série Patrulha Salvadora, derivada de Carrossel, fazia sucesso entre a criançada, aos sábados. Chiquititas também era a novidade do SBT após a trama dos alunos da escolinha Mundial. Silvio Santos, por sua vez, tropeçava ao vivo durante a apresentação da Tele Sena e virava meme na internet.

Na Band, Ana Paula Padrão assinava para apresentar o MasterChef Brasil após quase dois anos longe da TV. Todas as emissoras passavam a promover debate com os candidatos a presidente nas Eleições 2014. Já Patrícia Poeta anunciava a sua saída da apresentação do Jornal Nacional e Gugu Liberato renovava seu contrato com a Record TV.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade