saudades

Como Dona Benta, Nicette Bruno marcou uma geração de crianças

A atriz liderou o elenco da versão de 2001 do Sítio do Picapau Amarelo

Publicado em 20/12/2020

A atriz Nicette Bruno faleceu na manhã deste domingo (20), vítima da covid-19. Dona de trabalhos marcantes na TV brasileira, Nicette também encarnou uma das principais personagens da literatura infantil nacional: a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo.

Quando a Globo anunciou que faria uma nova versão do infantil, em 2001, a pergunta que não queria calar era: quem seria a nova Dona Benta, personagem que marcou a carreira de Zilka Salaberry? A escalação de Nicette Bruno para viver a simpática vovó não poderia ter sido mais acertada.

Nicette Bruno deu vida à personagem criada por Monteiro Lobato entre 2001 e 2004. No novo Sítio do Picapau Amarelo, Dona Benta mantinha seu jeito meigo e carinhoso, mas ganhava um toque de modernidade. Tanto que costumava trocar emails com o neto e pesquisava receitas na internet.

Como Dona Benta, Nicette Bruno contracenava com Dhu Moraes, que vivia Tia Nastácia, e João Acaiabe, o Tio Barnabé. Ela também dividia a cena com Ary Fontoura, que dava vida ao Coronel Teodorico, e a pequena Isabelle Drummond, a Emília.

Nos pouco mais de quatro anos em que participou do Sítio do Picapau Amarelo, Nicette Bruno conquistou toda uma geração de crianças. A atriz deixou o elenco do infantil em 2005, quando foi substituída por Suely Franco, mas a personagem tornou-se um de seus principais trabalhos na TV.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade