De 1986

Com sinopse coletiva e cenas censuradas, Roda de Fogo está de volta ao Globoplay

Folhetim tem autoria de Lauro César Muniz, com colaboração de Marcílio Moraes

Publicado em 24/04/2021

A partir de segunda-feira (23), o público tem a oportunidade de acompanhar a novela Roda de Fogo, que estreia no catálogo do Globoplay. A exibição original ocorreu de agosto de 1986 a março de 1987, em 179 capítulos. Tarcísio Meira, Bruna Lombardi, Renata Sorrah, Cecil Thiré, Eva Wilma, Osmar Prado e Felipe Camargo integram o elenco principal. 

A autoria é de Lauro César Muniz, com colaboração de Marcílio Moraes. A direção é de Paulo Ubiratan, Dennis Carvalho e Ricardo Waddington. A direção geral e de núcleo é de Dennis Carvalho. Inicialmente, o folhetim se chamaria Prova de Fogo. Porém, o título foi alterado antes da estreia. 

A sinopse inicial do folhetim foi criada na Casa de Criação Janete Clair, composta por Dias Gomes, Ferreira Gullar, Euclydes Marinho, Luiz Gleiser, Joaquim Assis, Marília Garcia e Antônio Mercado. As primeiras cenas de Roda de Fogo foram gravadas em Brasília. 

A novela marcou uma mudança de visual radical de Renata Sorrah, que escureceu os cabelos e, pela primeira vez, utilizou megahair. Inicialmente, Juca de Oliveira interpretaria Celso Rezende, porém o personagem assassinado nos primeiros capítulos ficou com Paulo José.

Algumas passagens e diálogos da história foram cortados pela Censura Federal. A novela foi vendida para cerca de 40 países, entre eles Alemanha, Canadá, França, Itália, Marrocos, Romênia, Rússia, Singapura e Suíça.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade