Fake news?

CNN Brasil divulga informação controversa sobre cotado para a pasta da Saúde; entenda

Olavistas reagem à notícia da emissora da Avenida Paulista

Publicado em 19/05/2020

A CNN Brasil se tornou assunto depois de noticiar que o médico Ítalo Marsili, cotado para se tornar o novo ministro da Saúde, no governo de Jair Bolsonaro, não tem o título de psiquiatra junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com o canal, ele é, sim, médico, com registro regular no Conselho Regional de Medicina, mas não pode se apresentar como psiquiatra por não ter a prova de título da especialização. A informação foi dada pelo jornalista Daniel Adjuto, no jornal CNN 360.

Alas a favor da nomeação do olavista Marsili, no entanto, reagiram à informação e chegaram a dizer que a CNN Brasil deu uma fake news. De acordo com o site Estudos Nacionais, o médico possui no CNRM (Conselho Nacional de Residência Médica) um documento que prova que ele é especializado em psiquiatria pela UFRJ.

Saguão da sede da CNN Brasil, em São Paulo
Saguão da sede da CNN Brasil, em São Paulo (Divulgação)

Apesar da informação da CNN Brasil sobre não haver registro na ABP ser verdadeira, os olavistas, pupilos do filósofo Olavo de Carvalho, explicam que há uma questão burocrática no CFM em relação ao registro do título e uma falta de especificação não seria necessária para impedi-lo de “atuar em qualquer área da medicina”.

Vale lembrar que a CNN Brasil, que estrou em 15 de março, já se envolveu em outras polêmicas. A mais recente delas foi com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade