Está de volta

Chocolate com Pimenta: relembre a história da novela que o Viva traz de volta

História substitui Cabocla no Canal Viva, que está em ótima fase de audiência

Publicado em 20/04/2020

A partir de segunda-feira (20) o Viva passa a exibir às 15h30 a novela Chocolate com Pimenta, de Walcyr Carrasco. Originalmente, a história foi transmitida pela TV Globo às 18h, entre setembro de 2003 e maio de 2004.

Desde então a emissora aberta já a reprisou duas vezes na sessão Vale a Pena Ver de Novo: em 2007 e em 2012. Com toda a certeza, a boa recepção da notícia da volta da novela pela público demonstra que o Viva tem tudo para manter a boa posição que tem conquistado.

A produção dirigida por Jorge Fernando substitui Cabocla. Com isso, o diretor falecido no final de 2019 tem uma dobradinha sua no ar, já que Brega & Chique, a novela das 14h30, também teve seus trabalhos comandados por ele. Vamos relembrar a história de Chocolate com Pimenta.

A novela se passa numa cidade do interior chamada Ventura, na década de 1920. A fábrica de chocolates Bombom é o principal empreendimento local, de propriedade de Ludovico (Ary Fontoura).

O milionário nunca se casou nem teve filhos, e sua única parente próxima é a irmã, Jezebel (Elizabeth Savalla). Esta deseja se apossar do patrimônio do irmão, e posa de viúva frágil para enganar os homens. Principalmente o prefeito Vivaldo (Fúlvio Stefanini), que tem por ela o que chamaríamos de “crush”.

Entre as figuras de destaque em Ventura temos ainda o riquíssimo e pão-duro Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro), que tranca as portas de guarda-comidas e economiza em tudo que pode, apesar da fortuna.

Vivaldo e sua esposa Bárbara (Lília Cabral) são tios do galã da cidade, Danilo (Murilo Benício). O rapaz balança o coração de todas as mocinhas de Ventura e, como melhor dos partidos possíveis, é cobiçado pela ambiciosa Olga (Priscila Fantin), filha do Delegado Terêncio (Ernani Moraes) e da dona de casa Marieta (Tânia Bondezan).

No começo da história, a jovem Ana Francisca (Mariana Ximenes) chega a Ventura após perder toda a família. Ela vai morar com os parentes, entre eles o tio Margarido (Osmar Prado) e a avó Carmem (Laura Cardoso).

A moça vai trabalhar na Bombom e fica amiga de Ludovico, sem saber que ele é dono de tudo. Isso se deve também ao fato de que o milionário se disfarça de humilde empregado, para ficar por dentro do que se faz e diz na fábrica.

A inocência e a firmeza de caráter de Ana Francisca conquistam Ludovico, já que ela foi a única pessoa que se aproximou dele sem que fosse por interesse.

Os dois ficam muito amigos e, quando Aninha termina por engravidar de Danilo, após muito apaixonada se entregar a ele, o dono da Bombom se casa com a jovem, para que tanto ela quanto seu filho ficassem amparados. Pouco depois disso, Ludovico morre, e Aninha é sua herdeira universal.

Alguns anos depois, ela está de volta a Ventura. Agora é uma figura da sociedade e não a humilde jovenzinha que ali chegara da primeira vez. Como milionária e viúva de Ludovico, ela decide se vingar de todos que a humilharam. E nem passa pela sua cabeça contar a Danilo que seu filho Tonico (Guilherme Vieira) é dele.

Jezebel tem um filho, Bernardo (Kayky Brito). Ou uma filha, já que a megera criou o garoto como menina, Bernardete. Essa mudança de gênero forçada eclode a certa altura da novela e cria muita confusão, já que Bernardete/Bernardo está na fase em que os hormônios da adolescência explodem quando o assunto são as meninas. Cássia (Luiza Curvo), irmã de Olga, é sua amiga mais próxima.

Evidentemente, bonita, jovem, viúva e rica, Ana Francisca chama a atenção de homens que querem conquistá-la. O mais insistente deles é Sebastian (Tarcísio Filho), sobrinho do Conde Klaus.

Mau-caráter, malandro, ele se aproxima da “Viuvinha”, como a chama, e tem relação direta com o passado de uma prima dela, Márcia (Drica Moraes).

Amante do prefeito, Márcia tem um salão de beleza em Ventura e acredita-se muito chique e superior ao povo da cidade. Ela renega o amor do primo Timóteo (Marcello Novaes), típico caipira, ingênuo e trabalhador, cujas mágoas são desabafadas com a vaca Estrela.

Além disso, Chocolate com Pimenta destaca a trama das irmãs Celina (Samara Felippo) e Graça (Nívea Stelmann). Elas são filhas do inveterado jogador Reginaldo (Antônio Grassi). Celina é a paixão de Guilherme (Rodrigo Faro), que por sua vez é a paixão de Graça.

Uma grande derrota no jogo faz com que Reginaldo dê a mão de Celina em casamento ao Conde Klaus. Guilherme acaba se casando com Graça, para infelicidade de todos. O rapaz ainda tem outra surpresa no decorrer da novela, ao descobrir que Margot (Rosamaria Murtinho) é sua mãe.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade