Canal Viva

Chocolate com Pimenta: conheça os personagens da novela, que está de volta

Relembre as figuras que povoam a pequena Ventura na novela de Walcyr Carrasco

Publicado em 20/04/2020

Nesta segunda-feira (20), a novela Chocolate com Pimenta, de Walcyr Carrasco, passa a ser reprisada pelo Canal Viva. Os horários são 15h30 (capítulo “inédito”) e 0h (faixa alternativa). Relembre ou conheça os personagens da história aqui no Observatório da TV.

ANA FRANCISCA (Mariana Ximenes) – Alegre, extrovertida, risonha, brejeira. Sincera e despreocupada. Faz muito charme, banca a namoradeira, mas, no fundo, é romântica. Tem uma grande mágoa: a separação de Danilo (Murilo Benício). Não acredita mais no amor e não quer se entregar às coisas do coração. Ama Danilo, e também o filho que teve com ele, Tonico (Guilherme Vieira). Tem uma cachorrinha branca, chamada Milady.

DANILO (Murilo Benício) – Sedutor e boêmio. Boa vida, ainda não se decidiu profissionalmente. Sempre foi um don juan, mas não é canalha. Amar, só amou Ana Francisca (Mariana Ximenes), mas não dá o braço a torcer. É noivo há sete anos de Olga (Priscila Fantin). Pai de Tonico (Guilherme Vieira), mas não sabe disso. Justamente por achar que Aninha o abandonou para dar o golpe do baú, jurou nunca mais se ligar a mulher nenhuma. Vive com o tio e a tia, o prefeito Vivaldo (Fulvio Stefanini) e Bárbara (Lilia Cabral). Tem um cachorro viralata, Sansão.

JEZEBEL CANTO E MELLO (Elizabeth Savala) – A grande vilã, irmã de Ludovico (Ary Fontoura) e mãe adotiva de Bernardete (Kayky Brito). Mulher ainda bonita, dura, mas que vive fazendo trapalhadas. Odeia Ana Francisca (Mariana Ximenes), pois perdeu para ela a herança do irmão. Disfarça o quanto pode. Planeja um golpe para roubar a fortuna da heroína. Tem um toque de loucura bem-humorada.

LUDOVICO CANTO E MELLO (Ary Fontoura) – Irmão de Jezebel (Elizabeth Savala), dono da fábrica de chocolates Bombom. Senhor idoso, elegante, de extrema bondade e muita dignidade. Tem um coração de anjo e muito carinho por Ana Francisca. Participação especial.

MARGARIDO (Osmar Prado) – Filho de Carmem (Laura Cardoso), pai de Márcia (Drica Moraes) e tio de Ana Francisca (Mariana Ximenes) e Timóteo (Marcello Novaes). Vive no sítio, onde cria pássaros, seu maior orgulho. Devido à pouca renda, trabalha como confeiteiro na fábrica de chocolate. Amigo, boa praça, ingênuo. Apaixona-se por dona Mocinha (Denise Del Vecchio), que o rejeita.

OLGA (Priscila Fantin) – Filha de Terêncio (Ernani Moraes) e Marieta (Tânia Bondezan), irmã de Cássia (Luiza Curvo) e Elias (Cacá Bueno). Muito esperta, é uma falsa ingênua que se faz de burra quando convém. Não é realmente uma vilã. Faz tudo para se casar com Danilo (Murilo Benício), e seu maior medo é ficar encalhada. No plano amoroso, é a maior inimiga de Ana Francisca (Mariana Ximenes). No decorrer da trama, rende-se ao soldado Peixoto (Ângelo Paes Leme).

VIVALDO ALBUQUERQUE (Fulvio Stefanini) – Prefeito de Ventura, marido de Bárbara (Lilia Cabral), pai de Estela (Marcela Barrozo) e tio de Danilo (Murilo Benício). O que mais bajula Ana Francisca (Mariana Ximenes), para impedir que ela saia da cidade, com medo de que a economia local decaia. Foi namorado de Jezebel (Elizabeth Savala), e arrepende-se de não ter casado com ela. Tem um romance com a manicure Márcia (Drica Moraes), mas morre de medo da mulher, que é muito brava, e com quem vive às turras. Um vilão engraçado.

BÁRBARA (Lilia Cabral) – Mulher de Vivaldo (Fulvio Stefanini), mãe de Estela (Marcela Barrozo) e tia de Danilo (Murilo Benício). Não conta a ninguém que é de família pobre. É a vilã da primeira fase da história. Depois, fica às turras com o marido. Suspeita que ele a trai, e conta tudo à manicure, Márcia (Drica Moraes), sua melhor amiga, que, na verdade, é sua rival. Confessa seus planos para pegar o marido em flagrante e, com isso, Márcia sempre consegue se precaver. Adora o sobrinho, e quer que ele se case com Olga (Priscila Fantin). Não gosta de Aninha (Mariana Ximenes).

CONDE KLAUS VON BURGO (Cláudio Corrêa e Castro) – Banqueiro, proprietário do único banco da região. Ambicioso, inescrupuloso e sovina, faz tudo para que Ana Francisca (Mariana Ximenes) não tire a fábrica da cidade e o banco não perca seus depósitos. Viúvo, vaidoso e metido a sedutor, é um conquistador barato, que dá em cima das moças. Sonha casar-se com uma linda jovem. Jogador de pôquer habilidoso e velhaco, faz Reginaldo (Antônio Grassi) perder tudo e apostar Celina (Samara Felippo), a própria filha, na mesa de jogo. É pão-duro. Tem um neto, Maurício (Victor Pecoraro), que adora.

CARMEM (Laura Cardoso) – Avó de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Mulher simples, de bom coração. É verdureira e mora no sítio com o filho Margarido (Osmar Prado), os netos Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes) e a agregada Dália (Carla Daniel). Vende verduras numa carroça, pela cidade. Quando Aninha fica rica, não consegue se acostumar com o luxo. Prefere comer com a mão, falar o que pensa, enfim, ser autêntica.

TIMÓTEO (Marcello Novaes) – Sobrinho de Margarido (Osmar Prado), primo de Márcia (Drica Moraes). Sua mãe sumiu há muito tempo. Bonitão, rústico, sensível, mas muito ingênuo. Faz o tipo do caipira boa praça, bom de coração, com um brilho no olhar e sem noção do próprio poder de sedução. Gosta de andar a cavalo, de cuidar dos porcos do sítio, de tirar leite das vacas. Devido à falta de dinheiro, trabalha quebrando as barras de chocolate, em geral sem camisa, o que faz Jezebel tremer e suspirar. Vive grandes paixões.

Drica Moraes
Márcia Drica Moraes de Chocolate com Pimenta Divulgação

MÁRCIA (Drica Moraes) – Filha de Margarido (Osmar Prado), prima de Timóteo (Marcello Novaes) e Aninha (Mariana Ximenes). Mora no sítio. É a manicure da cidade, dona do salão de beleza. Fofoqueira, vive na casa de todo mundo. Quer ser fina e elegante. É do bem, mas tem o nariz empinado. Namora em segredo o prefeito Vivaldo (Fulvio Stefanini), e é confidente da mulher dele, Bárbara (Lilia Cabral). Um tanto exagerada no jeito de se vestir, mas sente-se elegantíssima. No decorrer da trama, rende-se ao amor pelo primo.

DÁLIA (Carla Daniel) – Deixada no sítio ainda menininha, foi criada por Carmem (Laura Cardoso) como agregada da família. Simples, de bom coração, tonta e sonhadora. Ajuda em tudo em casa. Trabalha como cozinheira na fábrica de chocolate.

MARGOT (Rosamaria Murtinho) – Mulher vaidosa, com algum charme, simpática, mas um tanto interesseira. Cuida do hotel. Foi amiga e confidente de Ludovico (Ary Fontoura), e sabe que Danilo (Murilo Benício) é pai do filho de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Tem um passado que não revela a ninguém.

MARTIM (Caco Ciocler) – Tipo bonito, sedutor, misterioso, chega à cidade no meio da história. Ajuda Ana Francisca (Mariana Ximenes), e o amor dos dois se transforma em grande amizade. É pintor e grande amigo das crianças.

SEBASTIAN (Tarcísio Filho) – Sobrinho do banqueiro Klaus (Cláudio Corrêa e Castro). Morou na cidade há muito tempo, onde teve muitas aventuras amorosas. Chique, charmoso, sedutor, dilapidou toda a fortuna que recebeu da família, e vive duro. Dá golpes, mas não parece. É elegante, veste-se bem, finge ser rico. Vem para a cidade para conquistar o coração de Ana Francisca (Mariana Ximenes), a pedido do tio banqueiro, que deseja vê-lo casado com ela para apoderar-se da fábrica de chocolates. Sebastian se encanta por Olga (Priscila Fantin), que não quer saber dele de jeito nenhum.

TERÊNCIO (Ernani Moraes) – Marido de Marieta (Tânia Bondezan), pai de Olga (Priscila Fantin), Cássia (Luiza Curvo) e Elias (Cacá Bueno). O delegado da cidade. Bravo, não suporta mais ver a filha eternamente noiva de Danilo (Murilo Benício), e quer que ela se case com qualquer um, para não ficar encalhada. Vive empurrando Olga para outros partidos, para horror da moça. Implica com a criação de passarinhos de Margarido (Osmar Prado), porque quer pegá-los para vender. Sempre se dá mal, mas com muito humor. Vive tentando agarrar os pichadores da cidade, sem saber que um deles é o próprio filho, que se faz de anjo em casa.

MARIETA (Tânia Bondezan) – Mulher de Terêncio (Ernani Moraes), mãe de Olga (Priscila Fantin), Cássia (Luiza Curvo) e Elias (Cacá Bueno).  Ao contrário do marido, adora Danilo (Murilo Benício) e quer que a filha se case com ele. É uma dona de casa do interior, simples, algo ingênua e um tanto passiva diante do marido e da filha.

REGINALDO (Antônio Grassi) – Pai de Celina (Samara Felippo) e Graça (Nívea Stelmann). Adora jogar, e perde a filha Celina nas cartas, para o conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro). Não é mau, mas é fraco e inconsequente. Há anos apaixonado por Jezebel (Elizabeth Savala), ainda sonha com ela. Mas a vilã não lhe dá a menor esperança, porque ele está falido.

CELINA (Samara Felippo) – Filha de Reginaldo (Antônio Grassi), irmã de Graça (Nívea Stelmann). Melhor amiga de Aninha (Mariana Ximenes). Romântica e decidida, é apaixonada por Guilherme (Rodrigo Faro), mas obrigada a se casar com o banqueiro Klaus Von Burgo (Cláudio Corrêa e Castro) para proteger a família. Virtuosa, faz tudo para não se relacionar fisicamente com o banqueiro, provocando mil trapalhadas. Mas também não se entrega a Guilherme. Tipo sensível e apaixonante.

GRAÇA (Nívea Stelmann) – Filha de Reginaldo (Antônio Grassi) e irmã mais velha de Celina (Samara Felippo). Boa gente, mas atrapalhada. Amiga de Olga (Priscila Fantin). É professora na cidade. Apaixona-se por Martim (Caco Ciocler) e faz loucuras para conquistá-lo.

GUILHERME (Rodrigo Faro) – Melhor amigo de Danilo (Rodrigo Faro), irmão de Quincas (Ricardo Martins). Advogado com pouca experiência, mas muito talento. É romântico, apaixonado por Celina (Samara Felippo). Quando perde a namorada, faz tudo para recuperá-la. Ajuda Ana Francisca (Mariana Ximenes) a retomar a fábrica de chocolate.

DONA MOCINHA (Denise Del Vecchio) – Governanta de Ana Francisca (Mariana Ximenes), cuida de Tonico (Guilherme Vieira) com carinho. Vive querendo fazer regime, mas come como louca. Maliciosa, só fala em homem, mas é virgem. Fala muito e dá palpites errados. Sonha com um grande amor. Apaixona-se pelo banqueiro Klaus (Cláudio Corrêa e Castro), mas é o confeiteiro Margarido (Osmar Prado) quem gosta dela de verdade. Ela o rejeita, sempre de forma engraçada, pois sonha casar-se com o milionário. Vive brigando com Carmem (Laura Cardoso), porque quer mandar em tudo.

SOLDADO PEIXOTO (Ângelo Paes Leme) – Soldado da delegacia, parou de estudar para trabalhar. Tem adoração por Olga (Priscila Fantin) e só leva fora. É um bom sujeito, honesto, trabalhador, capacho do delegado Terêncio (Ernani Moraes), que o obriga a participar de suas maldades.

YVETE (Andréa Avancini) – Secretária do prefeito, sempre apavorada, pois ele vive furioso. Morre de medo de perder o emprego, e corre para fazer o que ele manda.

BERNARDETE (Kayky Brito) – Filho adotivo de Jezebel (Elizabeth Savala), criado como menina. Quando a história chega à segunda fase, começa a ter bigodes e curiosidades naturais de um menino, para horror da mãe, que achou que havia adotado uma menina, como promessa à Santa Bernadete. Envolve-se com Cássia (Luiza Curvo).

TONICO (Guilherme Vieira) – Filho de Ana Francisca (Mariana Ximenes) com Danilo (Murilo Benício), assumido por Ludovico (Ary Fontoura). É quieto, introspectivo e triste.

EPAMINONDAS (Ary França) – O mordomo de Jezebel (Elizabeth Savala), que tudo faz para agradá-la. Coloca-a num altar, é um verdadeiro capacho da vilã.

CÁSSIA (Luiza Curvo) – Filha de Terêncio (Ernani Moraes) e Marieta (Tânia Bondezan), irmã de Olga (Priscila Fantin) e Elias (Cacá Bueno). Imita a irmã em tudo, mas é mais doce e sensível. Não nota os olhares do sensível Quincas (Ricardo Martins). Depois que Bernardete (Kayky Brito) descobre ser um menino, envolve-se com o garoto.

BETO (Alexandre Barillari) – Cabeleireiro bonitão do salão, um sedutor de mão cheia, que sofre na mão das mulheres. Ama Selma (Juliana Alves), mas é rejeitado por ela.

MAURÍCIO (Victor Pecoraro) – Neto de Klaus (Cláudio Corrêa e Castro), é o riquinho da cidade, um pouco inescrupuloso. Quer se divertir, vive namorando. Apaixona-se por Selma (Juliana Alves), que é negra, e hesita em assumir o romance.

MATILDE (Hilda Rebello) – Criada de Klaus (Cláudio Corrêa e Castro) há mais de 20 anos. Viu Maurício (Victor Pecoraro) nascer, e o trata com excesso de mimo e proteção. Simpática, alto astral, mas fofoqueira, sente-se parte da família.

INÁCIA (Viviane Porto) – Empregada de Jezebel (Elizabeth Savala), que chega no decorrer da história. Suspeita-se de que seja mãe de Darlene (Sabrina de Souza). Bonita, mas reservada, como se guardasse algum segredo e temesse revelá-lo.

SELMA (Juliana Alves) – Irmã de Verinha (Sabrina Rosa), Joia (Luiz Antônio) e Beleza (Samuel Mello). Foi criada pela madrinha, e agora não se conforma em ter de trabalhar em vários empregos sucessivos. É apaixonada por Maurício (Victor Pecoraro), o neto do banqueiro, que gosta dela, mas não assume isso.

QUINCAS (Ricardo Martins) – Irmão adolescente de Guilherme (Rodrigo Faro). Bellboy do hotel, apaixonado por Cássia (Luiza Curvo). Um rapaz sensível. Por sua mobilidade como mensageiro, fica sabendo de vários segredos.

LILI (Maria Maya) – Secretária do médico Paulo (Guilherme Piva), apaixonada por ele. Hipocondríaca, é o personagem que alerta contra os perigos da automedicação.

GIGI (Mônica Carvalho) – Tem 29 anos, mas garante que tem 18. Coquete, trabalha como garçonete no bar e restaurante do hotel. Apaixona-se por Danilo (Murilo Benício).

ROSELI (Rosane Gofman) – Fiel secretária de Jezebel (Elizabeth Savala), a quem ajuda a tramar contra Ana Francisca (Mariana Ximenes). Mas também tenta dar golpes contra a patroa.

DR. PAULO (Guilherme Piva) – O jovem médico de Ventura. Sério, seguro e dedicado, mas com pouca clientela, porque veio substituir o médico de antes. Acaba conseguindo provar sua competência. Apaixonado por Lili (Maria Maya).

VERINHA (Sabrina Rosa) – Linda e alto astral, trabalha no salão de beleza, ponto de encontro da mulherada de Ventura. Alegre, sensata e boa gente. Faz as vezes de confidente e conselheira de suas clientes. Batalhadora, venceu sozinha, às custas de muita luta. Sua maior preocupação é o futuro dos dois irmãos, Joia (Luiz Antônio) e Beleza (Samuel Mello), e da irmã Selma (Juliana Alves). Gosta de Beto (Alexandre Barilari).

PADRE EURICO (Renato Rabelo) – Grande apreciador de chocolate. Vive filando almoço na casa dos outros, e não resiste a um bombom. Amigo de infância de Danilo (Murilo Benício), procura aconselhar o don juan, que nunca quer ouvi-lo. Vira um mediador do casal Danilo e Ana Francisca (Mariana Ximenes).

ARAÚJO (Marcelo Barros) – Jovem porteiro do hotel.

DARLENE (Sabrina de Souza) – Menina negra, criada por Jezebel (Elizabeth Savala) de maneira horrível. Ana Francisca (Mariana Ximenes) não suporta ver a menina sofrer e arranca-a das mãos da vilã. Ela se torna a melhor amiga de Tonico (Guilherme Vieira) e a única pessoa capaz de fazê-lo sorrir.

ELIAS (Cacá Bueno) – Filho de Terêncio (Ernani Moraes) e Marieta (Tânia Bondezan), irmão de Olga (Priscila Fantin) e Cássia (Luiza Curvo). Menino terrível e gorducho, que vive fazendo travessuras. É um dos que picham as paredes da cidade, mas ninguém sabe.

PALITO (Jean Felipe) – Sobrinho de Margot (Rosamaria Murtinho), vive fazendo travessuras junto com Elias (Cacá Bueno). Magro, é um tipo agitado, que mora no hotel com a tia. Faz mil confusões, deixando a tia e os hóspedes loucos.

ESTELA (Marcela Barrozo) – Filha de Bárbara (Lilia Cabral) e do prefeito Vivaldo (Fulvio Stefanini). Temporã, “patricinha” e até antipática, sempre tenta defender o primo, Danilo (Murilo Benício). Mimada, briga com todos e torce o nariz para tudo. Mas, no fim, fica amiga das outras crianças.

JOIA (Luiz Antônio) – Seu nome é Vitor, embora seja conhecido pelo apelido. Irmão adolescente da cabeleireira Verinha (Sabrina Rosa) e de Selma (Juliana Alves), é inteligente, esperto e engraçado. Tem muita lábia, e leva os adultos na conversa. Não é mau, mas é muito folgado e não gosta de estudar. Vive aprontando, e é um dos líderes da pichação na cidade. Influencia as outras crianças e o irmão mais novo, Vinicius (Samuel Mello), o Beleza.


BELEZA (Samuel Mello) – Vinicius é o irmão caçula de Verinha (Sabrina Rosa), Selma (Juliana Alves) e Vitor (Luiz Antônio), com quem forma a dupla de irmãos Joia e Beleza. É mais medroso e sensato que o irmão. Costuma fazer as vezes de “grilo-falante”, desaconselhando as traquinagens mais ousadas, mas é sempre envolvido pela autoconfiança do outro. Ambos são a grande preocupação de Verinha, responsável pela criação dos dois.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade