Celebridade estreava há 14 anos

Publicado em 13/10/2017

No dia 13 de outubro de 2003, a Globo lançava na faixa das nove a novela Celebridade. A trama marcou o retorno do novelista Gilberto Braga ao horário nobre da emissora, do qual estava afastado desde Pátria Minha, de 1994. Protagonizada por Malu Mader e Cláudia Abreu, a história foi um grande sucesso do canal.

Celebridade girava em torno de Maria Clara Diniz (Malu Mader), uma produtora musical que ficou famosa como modelo e por ter sido a musa inspiradora de “Musa do Verão”, uma canção brasileira de grande sucesso no mundo inteiro. A empresária se divide entre os negócios em sua produtora e as fotos que faz como garota-propaganda do perfume Summer Spell, que pertence ao poderoso empresário Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), dono do Grupo Vasconcelos, formado por vários veículos de comunicação. Maria Clara é uma profissional muito bem-sucedida, mas sofre com as consequências da fama, já que perde o namorado Otávio (Thiago Lacerda) quando ele é fotografado nu, num momento de intimidade com ela, por um paparazzo, e a foto vai parar na revista Fama, editada pelo jornalista mau-caráter Renato Mendes (Fábio Assunção).

Antes disso, porém, Maria Clara é vítima de um sequestro, e acaba sendo salva por uma candidata a sua secretária, Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu). Depois do ocorrido, Maria Clara acaba dando o emprego à Laura, que faz de tudo para se tornar amiga da patroa. O sequestro, na verdade, foi orquestrado por ela mesma, em parceria com o michê Marcos (Márcio Garcia), como uma forma de conquistar a confiança de Maria Clara e se aproximar dela. Aos poucos, Laura começa a agir para destruir tudo o que Maria Clara tem, envolvendo a todos numa rede de intrigas criada para acabar com a produtora musical. Ao mesmo tempo, Maria Clara se vê apaixonada por um homem casado, o cineasta Fernando Amorim (Marcos Palmeira), que está prestes a se separar de Beatriz (Deborah Evelyn), filha de Lineu Vasconcelos, quando o filho mais novo deles morre num trágico acidente.

Ao longo da trama, os objetivos de Laura vão sendo revelados. Na verdade, no passado, a mãe de Laura era a namorada de Ubaldo Quintela (Gracindo Jr), que compôs “Musa do Verão” para ela. Mas a música foi roubada por Wagner, então namorado de Maria Clara Diniz, que afirmou ter feito a canção para a modelo. Ubaldo, então, matou Wagner e foi preso, enquanto Laura cresceu acreditando que tudo o que Maria Clara conquistou em sua vida pertencia à mãe dela e, consequentemente, a ela, por direito. Por isso, ela toma tudo o que Maria Clara possui, tentando se tornar a própria.

Além da trama principal, Celebridade apresentava muitas tramas paralelas de sucesso, todas abordando diferentes pontos da fama e do mundo das celebridades. Uma das mais divertidas é a da dupla Jaqueline Joy (Juliana Paes) e Darlene Sampaio (Deborah Secco), duas amigas que fazem de tudo para se tornarem celebridades. Enquanto a primeira acaba conquistando notoriedade quando todos acreditam que ela era amante de Lineu Vasconcelos, a segunda arma para engravidar de Caio (Théo Becker), um famoso nadador que morreu, mas deixou seu sêmen congelado. As duas também formam um triângulo amoroso com o bombeiro Vladimir (Marcelo Faria), que fica famoso sem querer e passa a lutar contra a própria fama.

Uma das marcas de Gilberto Braga, a aposta num assassinato misterioso, também apareceu em Celebridade. Por volta da metade da história, o empresário Lineu Vasconcelos aparece morto, e todos passam a ser suspeitos pelo seu assassinato. No último capítulo, é revelado que foi Laura quem o matou, quando o empresário tentava se livrar de um material que comprovava ser Ubaldo o verdadeiro autor de “Musa do Verão”

Celebridade ficou marcada pelos vilões inescrupulosos, que fizeram muito sucesso. Laura e seu amor bandido com Marcos fizeram história, assim como Renato Mendes, que fazia de tudo para emplacar uma boa matéria na revista Fama. Ao longo da trama, Laura e Renato se tornam cúmplices e chegam a se casar, enquanto chantageiam um ao outro.

A novela estreou com 50 pontos de média, embalada com o sucesso de Mulheres Apaixonadas, sua antecessora no horário nobre. Sua menor audiência é 30 pontos, alcançada no dia 31 de dezembro de 2003. Bateu recorde de audiência no dia 26 de abril de 2004, quando registrou 58 pontos e 81% de participação. Nesse dia foram exibidas a cena em que Maria Clara dá uma surra em Laura. Em seu último capítulo, Celebridade registrou a maior média de audiência de um capítulo final de novela desde Renascer, em 1993, 64 pontos, com picos de 68 pontos. A novela teve média geral de 46 pontos, em São Paulo.

Com Celebridade, a faixa mais nobre de novelas da Globo tinha de volta um de seus principais nomes, Gilberto Braga, que ficou nove anos longe dali. Após Pátria Minha, de 1994, o novelista se dedicou ao roteiro da minissérie Labirinto, de 1998, e da novela das seis Força de um Desejo, de 1999. Com Celebridade, Braga voltou a ser um autor ativo do horário, emplacando nos anos seguintes Paraíso Tropical, Insensato Coração e, mais recentemente, Babilônia. Leonor Bassères, uma das principais colaboradoras de Braga, faleceu durante Celebridade, e o autor convidou Ricardo Linhares para se juntar ao time de roteiristas da história. A partir daí, Gilberto Braga e Ricardo Linhares passaram a assinar suas novelas das nove sempre em dupla, que virou um trio com a chegada de João Ximenes Braga em Babilônia.

Celebridade teve 221 capítulos e foi escrita por Gilberto Braga, com coautoria de Leonor Bassères, Sérgio Marques, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento, Denise Bandeira, Ricardo Linhares e Ângela Chaves, e com a colaboração de Marília Garcia. Teve direção de Amora Mautner e Vinícius Coimbra, direção-geral de Dennis Carvalho e Marcos Schechtman e direção de núcleo de Dennis Carvalho.

Leia também:

Famoso infantil Vila Sésamo estreava no Brasil há 45 anos

Relembre a famosa briga entre Maria Clara e Laura em Celebridade:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade