Cara & Coroa estreava há 22 anos

Publicado em 24/07/2017

No dia 24 de julho de 1995, entrava no ar a novela Cara & Coroa. Assinada por Antonio Calmon, a trama apostava na imbatível fórmula envolvendo gêmeas que trocam de lugar. Christiane Torloni viveu o papel duplo na história, considerada um sucesso do horário das sete da Globo.

Cara & Coroa gira em torno das “sósias” Fernanda (Christiane Torloni) e Vivi (Christiane Torloni). Fernanda é uma mulher muito rica, elegante e sedutora, e que não se dá nada bem com a família. Quando está prestes a se casar com Rubinho (Luís Melo), Fernanda o abandona no altar para se casar com Miguel (Victor Fasano), seu ex-namorado. Não satisfeita, separa-se de Miguel e o troca pelo mau-caráter Mauro (Miguel Falabella), seu irmão. Tempos depois, Fernanda segue infeliz, e descobre que Mauro tem um caso com Heloísa (Maitê Proença). Tomada pelo ciúme, Fernanda atira em Mauro, mas acerta um desconhecido e acaba presa por assassinato.

Na cadeia, Fernanda descobre uma moça idêntica a ela. É Vitória, conhecida como Vivi, uma órfã doce e que sonha em conhecer sua família. Vivi foi presa injustamente, acusada de um assalto que não cometeu. Os anos se passam, e Fernanda descobre que Mauro e Heloísa estão casados e têm um filho. Ela se descontrola ainda mais, e acaba sofrendo um derrame. O casal de vilões, então, aproveita a situação e interna Fernanda em uma clínica, onde os médicos afirmam que ela não deve se recuperar. Assim, eles obrigam Vivi a se passar por Fernanda, para se apoderarem dos bens e dos milhões que Fernanda irá receber ao assinar seu divórcio com Miguel. Ameaçada de morte, Vivi aceita a missão e vai para Porto do Céu.

Na pequena cidade litorânea, Vivi enfrentará todos os problemas que Fernanda tinha com sua família. Entre eles Pedro (Thierry Figueira), filho de Fernanda, que nunca se deu bem com a mãe na infância, e achava que ela tinha morrido. Vivi também enfrentará a revolta de sua família, principalmente de Guilhermina (Marilena Ansaldi), mãe de Fernanda, que sempre foi maltratada pela filha e quando ela se casou, foi abandonada por ela, que teve de criar o neto. No decorrer da trama Vivi se apaixona por Miguel, que pensa que ela é Fernanda e reata o relacionamento. Mas Rubinho, também pensando que ela é Fernanda, vai querer voltar para ela, e a perdoa pelo abandono no altar. Assim, Vivi passa a ter um caso com Rubinho, ao mesmo tempo que está muito apaixonada e envolvida por Miguel.

Aos poucos, Vivi vai ajeitando os problemas da família de Fernanda, até que, com a ajuda de sua amiga Margot (Rosi Campos), consegue libertar Fernanda. Mais adiante, as duas descobrem que são irmãs gêmeas, separadas na maternidade, e que Guilhermina abandonou Vivi por ser mãe solteira e muito pobre.

Com Cara & Coroa, Antonio Calmon buscava fazer um verdadeiro “novelão”. “Estou seguindo o modelo de novelão, com o clichê da troca de identidade (…). Comecei a me sentir mal de fazer coisas só para jovens. Para me renovar, resolvi mudar a temática”, explicou ele na época da estreia, em entrevista à Folha de S. Paulo. Para conseguir atingir seu objetivo, Calmon contou com a ajuda do veterano Walther Negrão, que atuou como supervisor de texto. “Isso é ótimo porque ele tem a carpintaria da novela clássica. O negócio agora não está para brincadeira, tem muita novela entrando no ar”, explicou o autor, se referindo ao fato de haver muitas novelas em diferentes emissoras. Na época, a Band apostava em folhetins, e o SBT contava com três horários de novelas.

Cara & Coroa estreou com 43 pontos de média. A sua menor audiência foi de 29 pontos de média, no dia 30 de dezembro de 1995. Em seu último capítulo registrou 51 pontos de média. A sua média geral foi de 41 pontos de audiência, um grande sucesso para o horário. Com direção geral de Wolf Maya, Cara & Coroa terminou com 215 capítulos.

Leia também:

Humorístico Vida ao Vivo Show estreava há 19 anos

Relembre o primeiro capítulo de Cara & Coroa:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade