Verdades Não Ditas

Canal Viva projeta Tuvana Türkay no Brasil: “Fora do meu país, eu moraria no Rio de Janeiro”

Atriz e cantora ganha legião de fãs

Publicado em 05/02/2020

Com cerca de 15 anos de carreira televisiva na Turquia, a atriz e cantora Tuvana Türkay tornou-se uma dos principais nomes do cenário artístico da atualidade em seu país. Agora, reverenciada no Brasil após ganhar projeção com Deli Gönül, novela em transmissão no Canal Viva, do Grupo Globo, Tuvana tem conquistado cada vez mais fãs e admiradores por aqui. A direção da emissora foi surpreendida com a repercussão positiva da trama em sua grade e viu um grande número de telespectadores irem às redes sociais implorar uma alteração no horário da novela. Pedido feito, pedido aceito! O Viva transferiu, então, a novela para um novo horário e anunciou reprise.

O Observatório da TV, é claro, foi atrás da estrela turca, a fim de descobrir mais sobre sua vida, ideais e trabalhos. Entre os assuntos abordados, não poderíamos deixar de falar sobre Deli Gönül, a vinda da atriz ao Brasil, fama e o dia a dia.

Na década passada, Tuvana Türkay trabalhou em mais de 15 produções de TV. Hoje, aos 29 anos, a atriz diz que seria injusto apontar um determinado personagem como divisor de águas. “Escolhi todos [papéis] por vontade própria. Seria injusto com os outros trabalhos se eu tivesse que escolher um único personagem. Mas, se houver personagens que eu possa moldar dentro da história; ou em outras palavras, se eu tenho a liberdade de alterá-los para o benefício do personagem, torna-se algo ainda mais agradável. Neste sentido, posso citar o meu personagem Bade, na série chamada Love Is in The Air (O Amor Está no Ar). Esta personagem contribuiu muito para a minha carreira de atriz. Além disso, foi uma personagem que gostei de interpretar, me fez refletir muito e ganhou vida em mim“, disse ela, que reúne quase 2 milhões de seguidores Instagram.

<em>Tuvana Türkay em cena de Verdades Não Ditas <strong>Deli Gönül<strong> no Canal Viva Divulgação FOX Turquia<em>

Entre vencedores e indicados a grandes premiações como Emmy Internacional, sempre na categoria Melhor Novela, vide İstanbullu Gelin e Cesur ve Güzel, as histórias turcas ganharam relevância mundial muito importante nos últimos anos e hoje competem de igual para igual com o mercado do Brasil, Portugal e México, potências da teledramaturgia. Questionada sobre essa explosão das histórias turcas mundo afora, Türkay explica: “Às vezes, o sucesso é percebido tarde. Pode chegar às massas tarde. Talvez eles tenham atraído atenção agora, porque agora somos muito ativos nas plataformas globais“, contou.

Sobre Deli Gönül, onde ela interpreta Fatmanur, a atriz fala sobre os valores agregados à sua vida através da novela. “Foi um dos personagens que interpretei com mais diversão. A história nos fez experimentar todas as dificuldades entre as duas pessoas que poderíamos enfrentar com o ‘amor’, tanto como espectador quanto como ator. Aprendi que nesta vida, você pode ter tudo o que quiser se apenas seguir sem se cansar. Nós assistimos isso no filme ‘Crazy Heart’. ‘Sorrirei sempre que me lembrar‘”, concluiu.

<em>Tuvana Türkay em Verdades Não Ditas Divulgação FOX Turquia<em>

Fama, sucesso e críticas

Não diferente de qualquer outro país, na Turquia os artistas também estão sujeitos à severas críticas, seja pelo desempenho diante de um trabalho ou pela vida pessoal. Dedicada e muito bem relacionada com a imprensa, ela se diz aberta a críticas, mesmo que negativas. “Estou aberta porque tenho certeza do que quero fazer e de quais são meus sonhos. Sempre estou em paz comigo mesma. Também sabemos que coisas boas são bem-quistas e apoiadas pela sociedade e que projetos bem-sucedidos são admirados. Por outro lado, é profundamente sabido que podemos ser fortemente linchados pela sociedade facilmente. Não há ponto intermediário disso. No entanto, devemos deixar que digam o que quiserem, deixá-los tentar ou sonhar. Porém, ao invés vez de atacar sem piedade e ser feliz com isso, deveria haver uma ideia além disso: ‘Talvez eu tenha outro talento’. Sociedades saudáveis são formadas por indivíduos saudáveis. Por exemplo, não subestimar o sonho de ninguém. Acho que você deve fazer o que te faz feliz“, rechaçou.

Videoclipe da música Yalan De Reprodução YouTube

A música na vida de Tuvana Türkay

Paralelamente à carreira de atriz, Tuvana Türkay tem uma carreira sólida e crescente no ramo musical. Sobre quem a inspirou em investir neste cenário, ela conta que a música sempre existiu em sua vida, antes mesmo da atuação. “Na verdade, não é algo novo. Acho que tudo vem na hora certa e você não deve ter pressa. A música evoluiu e mim com o passar do tempo e através das minhas experiências. Sempre, até na forma com que eu canto uma música, começa a mudar. Não estou falando sobre treinamento de voz ou saciedade; mas sim do aprofundamento do sentimento do existente. À medida que as melodias que eu queria ouvir aumentavam, comecei a fazer isso independentemente. As minhas inspirações vem da minha capacidade de escrever e compôr“, explicou Tuvana Türkay, dona do hit Yalan De, com 1.791.929 visualizações no YouTube.

Perguntamos quais objetivos e lugares a estrela pretende alcançar com a música e o que ela consome disso atualmente. Ela diz que o único objetivo que estabeleceu é tocar e alimentar seu próprio coração. “Fiz de tudo por mim e ainda faço tudo como antes. Onde quer que eu esteja feliz, estarei focada nisso até o fim“. Mas Tuvana faz alerta para aqueles que almejam o clique pelo clique. “Se o seu principal objetivo é alcançar o sucesso e os os picos, ter chuva de cliques nas mídias sociais, esse é o maior risco para sua alma, coração e humanidade“, destacou. “Meu objetivo não é ser bem-sucedida desta forma, mas sim encontrar corações que estão sentindo as mesmas emoções em um lugar comum. Este é o sucesso que eu gostaria de alcançar na música. É um lugar ingênuo dentro de mim. Eu continuarei com o pop ‘lento’, do meu jeito, mas vou tentar outras estratégias também. A música é uma plataforma aberta para diferentes experiências.”

Imersa no universo pop romântico. Tuvana compõe letras muito bem elaboradas e que atraem o público pelo lado mais sentimental possível. A turca informa querer continuar explorando o ritmo. “Sim, certamente eu quero. Eu não deixaria nenhum trabalho ou paixão no meio do caminho que comecei. Foi um incêndio que queimava em mim há anos. Fiquei escondida por um longo tempo e agora quero respirar mais disso. Como eu disse, a música é uma plataforma onde você pode tentar coisas diferentes, mantendo o seu próprio estilo.

<em>Tuvana Türkay em no ateliê de noivas Barrus London Reprodução Instagram<em>

América Latina, Brasil e nossa cultura

Engana-se quem pensa que Tuvana Türkay desconhece de cultura latino-americana. A intérprete de Fatmanur Güzel revela que cresceu assistindo novelas latinas e destaca Muñeca Brava, de 1999, produzida pela rede argentina Telefe. “Meu primeiro amor foi Milagros e Ivo“, disse ela sobre os protagonistas da novela. “Também gostei de Rosalinda (protagonizada por Thalía)“.

Quando o assunto é cultura brasileira; comida; festas; locais…Tuvana disse que há 2 anos esteve em nosso país e é só elogios. “Eu tive uma ótima turnê por toda a América Latina há 2 anos com minha irmã. Eu fui para o Rio de Janeiro! Eu pode ser a única cidade que eu viveria além da cidade onde moro agora. Tive a oportunidade de visitar muitos lugares como Ipanema, Tijuca, Cristo Redentor, Escadaria Selarón, Copacabana, Pão de Açúcar e Morro da Urca. Eu realmente gostei de todos eles. Eu tinha comido Coxinha – foi tão bom. Em geral, a comida é muito deliciosa, semelhante à nossa cozinha.”

Tuvana Türkay esteve no Brasil em 2017 Reprodução Instagram

Objetivos de carreira para 2020

Não sou o tipo de pessoa que gosta de fazer planos a longo prazo e, particularmente, não acho necessário. Seria triste se esses planos não dessem certo ou não sair como desejo. Por esse motivo, prefiro atrair todas as belas energias que desejo na minha vida. Assim, tento estar sempre bem para aproveitar as oportunidades que aparecem. Nosso trabalho é muito cansativo, tanto físico quanto espiritualmente.

Dia a dia

Gosto muito de dormir. Não gosto de acordar cedo! Não gosto de tomar café da manhã, se não tiver muito tempo para isso. Chego a pular minha refeição matinal se eu tenho muito trabalho e não há tempo suficiente para tal. Me exercito quatro dias na semana. Além disso, assisto muitos filmes. Talvez eu já tenha terminado todo o conteúdo da Netflix. Logo mais eles enviam uma placa para me agradecer (risos). Eu não troco o tempo com minha família e animais de estimação por nada. Eu sou uma pessoa viva, não planejada. Eu posso até ir para outro país por um dia e voltar“, revelou ela, amante da vida.

***Tuvana Turkay, junto a sua equipe de profissionais, produziram um lindo registro especialmente para essa entrevista, com clique do fotógrafo Cem Talu; Make-up de Hamiyet Akpinar; Styling de Taylan Gül e a Management Asli Islamoglu

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade