novidades

Canal Futura lança faixa de programação infantil

Conteúdo educativo será segmentado por faixa etária

Publicado em 24/03/2021

No dia 5 de abril, o Canal Futura lançará uma grande novidade em sua programação. A emissora inaugura uma faixa de programação infantil educativa, que será formada por animações, séries e programas produzidos em diferentes partes do mundo.

A nova programação trará conteúdos inéditos que reforçam o apoio à agenda de direitos da infância e da adolescência e marca o início do mês da Educação – no dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação.

Organizada por faixas etárias – de 3 a 7 anos e de 8 a 12 anos -, a programação educativa vai abordar, de forma lúdica, temas como protagonismo infantil, diversidade, inclusão, cultura, inovação, convivência na escola, resolução de conflitos, relações familiares e empatia, com conteúdos que desenvolvem habilidades adequadas a cada idade.

O conteúdo se alinha às diretrizes de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atuando em áreas do conhecimento como ciência, matemática, alfabetização, linguagens e socialização.

A nova grade de programação vai ao ar de segunda-feira a domingo, das 7h às 9h, e de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, com distribuição multiplataforma do Futura também pelos Canais Globo e Globoplay, com acesso gratuito.

Temas

Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da Fundação Roberto Marinho em parceria com a consultoria Singular – Mídia e Conteúdo, a curadoria selecionou produções que retratam a infância a partir do ponto de vista da criança, em um painel de pluralidade e diversidade cultural.

São títulos como a animação nigeriana Bino & Fino; as séries colombianas Nossas Brincadeiras e Cienciheróis; a argentina Neuroquê? e a ficção australiana Primeiro Dia, em que a protagonista é uma adolescente transgênero e sua experiência na nova escola.

Um dos destaques é a coprodução internacional O Dia em que me Tornei mais Forte, iniciativa da instituição alemã Prix Jeunesse que envolve mais de 15 países de todo o mundo e fala sobre resiliência, a partir de histórias reais vividas por crianças. No Brasil, o Futura é parceiro exclusivo do projeto e produziu dois episódios – um passado em uma aldeia indígena na Amazônia e o outro em São Paulo, com crianças selecionadas a partir de fóruns e grupos de pesquisa.

Entre as produções brasileiras estão animações como Aventuras de Amí, da Bahia – que conta com a dublagem da jornalista e influenciadora digital Tia Má -; e Bia Desenha, de Pernambuco, além da série de ficção Tabuh!, que aborda temas sensíveis como morte e sexualidade.

“Em momentos como o que vivemos, o combate às desigualdades reforça o papel social de uma TV Educativa. Estar pronta para se adaptar às necessidades de uma geração atropelada pela pandemia é um compromisso necessário. Seja com uma história, um personagem, um contexto, uma narrativa encantadora ou até uma simples dúvida que desperte o pensamento crítico, os recursos audiovisuais podem e devem ser um bom ponto de partida para transformações”, analisa José Brito, gerente do Canal Futura.

Crianças são grupo vulnerável

O lançamento faz parte dos esforços de atuação da Fundação Roberto Marinho no apoio a estudantes, educadores e famílias em um contexto de desafios na Educação Básica, como o ensino hibrido, risco do aumento da evasão escolar e obstáculos à vivência de estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental na pandemia.

Das 35 milhões de crianças brasileiras (de 0 a 12 anos incompletos), segundo dados da Pnad Contínua, 72,3% vivem em domicílios com renda per capta de até 1 salário mínimo; e 50% dos pais ou responsáveis não completaram a escolaridade básica. Ao mesmo tempo, 97% dos domicílios têm TV e celular. Os dados estão reunidos na Plataforma Juventude Educação e Trabalho (pjet.frm.org.br), iniciativa da Fundação que oferece um panorama desses três temas no país.

A Fundação chega a todas as faixas de idade com este lançamento, com ações dedicadas à primeira infância, para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e jovens do Ensino Médio.

“A infância é um momento fundamental para atuar contra a defasagem na aprendizagem e no desenvolvimento. Observando os índices educacionais, vemos que a reprovação e o abandono são mais elevados no 3º ano do Ensino Fundamental e na transição dos anos iniciais para os anos finais. É aí que as crianças começam a ser deixadas para trás. Entendemos que é importante agir logo, desde cedo, para redefinir sua trajetória na Educação”, analisa Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

“Foi muito interessante pensar junto com a equipe do Futura os caminhos possíveis da volta de uma faixa infantil que não fosse apenas mais uma oferta de conteúdos no meio de tantas que já existem. Nela deveriam estar estampadas as questões que envolvem hoje o pensar a mídia e a infância. Como o Futura é um canal que trabalha fundamentalmente com a educação e os mediadores dessa relação entre criança e educação, tínhamos que buscar um conceito de faixa que propunha esse tipo de conversa entre as crianças, seus pais, professores, cuidadores e agentes sociais”, conta Beth Carmona, Diretora de Conteúdo da Singular.

Serviço

Nova faixa infantil do canal Futura: estreia dia 05/04
Segunda-feira a domingo, das 7h às 9h
Segunda a sexta-feira, das 17h às 18h

Atrações:

Bia Desenha

Brasil (Pernambuco). Os primos Bia, 5 anos, e Raul, 6, dividem o mesmo quintal. Ali seus encontros depois da escola, para brincar e desenhar, se transformam em grandes aventuras. A série estimula a comunicação em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores.
Estreia: 05/04. Segunda e quarta-feira, 7h

Cienciheróis

Colômbia. Em todo o país, super-heróis anônimos lutam contra os males terríveis que ameaçam suas comunidades, olhando além do óbvio. Eles encontram soluções criativas e trabalham em equipe: são os Cienciheróis.
Estreia: Dia 5/04. Segunda, quarta e sexta-feira, 7h15

Tabuh!

Brasil. Série de ficção de quatro episódios que aborda, com leveza e humor, temas considerados tabu, como morte, sexualidade e crenças sobre a origem da vida. Os episódios são protagonizados por crianças.
Estreia: 5/04. Segunda-feira, 17h30

As Aventuras de Amí

Brasil (Bahia). A animação aborda o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças, seus ritos de passagem e desafios, com a premissa de que a imaginação transforma o mundo em um lugar mais divertido.
Estreia: 6/04. Terça e Quinta-feira, 7h

Bino e Fino

Nigéria. A série acompanha um casal de irmãos gêmeos que descobrem aspectos diferentes sobre o mundo, a vida e a história do continente africano.
Estreia: 06/04. Terça e Quinta-feira, 7h07

Nossas Brincadeiras

Colômbia. Crianças apresentam suas brincadeiras favoritas e por que gostam tanto delas. O público pode descobrir as regras de jogos diferentes e conhecer as histórias de meninos e meninas para quem brincar é uma ferramenta de integração e inclusão.
Estreia: 06/04. Terça e Quinta-feira, 7h15

Território do Brincar

Brasil. Um convite para brincar, trocar, vivenciar brincadeiras, festejos populares, fazeres e saberes da infância, com crianças de diversas regiões do Brasil.
Estreia: 06/04, Terça e Quinta-feira, 7h22

O Dia Em Que Me Tornei Mais Forte

Co-produção internacional. A série – projeto internacional idealizado pela Fundação Prix Jeunesse, especializada em mídia de qualidade para crianças e jovens – fala sobre resiliência, em episódios baseados em histórias reais contadas por crianças do mundo todo. No Brasil, a série é realizada em parceria com o Futura, que gravou dois episódios – em uma aldeia indígena no Amazonas e em São Paulo.
Estreia: 06/04, Terça e Quinta-feira, 7h25

Neuroquê?

Argentina. Protagonizada pelo neurocientista Fabrício Ballarini, a série apresenta a história de um tio neurocientista e sua sobrinha. Em seus passeios, Fabrício tira dúvidas de Martina, faz brincadeiras investigativas e, com demonstrações simples, explica como funciona o cérebro humano.
Estreia: 06/04. Terça-feira, 7h30

Pequenos Grandes Talentos

Brasil. A série retrata a vida de crianças tocadas por um dom que lhes permitiu vencer adversidades e conquistar um lugar na História.
Estreia: 07/04. Quarta-feira, 7h30

Jogo Duro

Austrália. A série de ficção conta a história de Mikey, um garoto da Nova Zelândia que se muda para a Austrália e descobre um jogo ultracompetitivo de handebol na escola. Seus novos amigos unem forças para treiná-lo e enfrentar a rainha do esporte na escola. Uma série cheia de empatia e humor, com temas como multiculturalismo e inclusão.
Estreia: 19/04. Segunda e Sexta-feira, 7h30

Primeiro Dia

Austrália. A série de ficção acompanha Hannah Bradford, uma garota transgênero que precisa enfrentar os desafios de uma nova escola, onde vai cursar o Ensino Médio, e encontrar a coragem para viver seu verdadeiro eu.
Estreia: 21/04, Quarta-feira, 17h30

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade