Câmera Record mostra a busca pelo ouro em garimpo flutuante no Amazonas

Publicado em 02/09/2017

O Câmera Record deste domingo (03/09), às 23h15, mostra, com exclusividade, a mais nova corrida do ouro, agora nas águas de um dos principais rios da Amazônia. O garimpo flutuante acontece no meio de uma área de preservação ambiental: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Madeira.

Movidos pelo sonho do “eldorado”, garimpeiros deixam pais e filhos para levar uma vida itinerante, repleta de incertezas, atrás do metal dourado. E muitos mergulham fundo nas águas turvas e perigosas do Madeira, arriscando tudo em nome da cobiça.

“Tudo mundo sonha em ficar rico. O sonho é esse”, diz Cícero, mais conhecido como “Sufoco” no garimpo. Ele chega a descer a 8 metros de profundidade, à procura do brilho dourado, com uma mangueira improvisada, parecida com aquela usada para regar jardim.

Selma também arriscou tudo para se aventurar no garimpo. Mas ela, que sonhava em mudar de vida, perdeu bens muito mais preciosos: três irmãos morreram na busca pelo ouro.

E mais: as dragas gigantes que podem descobrir uma fortuna embaixo d’água. Violência e morte na disputa pelo ouro, a contaminação da água e os danos provocados pela exploração clandestina.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade