Câmera Record exibe reportagem sobre o avanço da fome no Brasil

Publicado em 22/02/2018

O Câmera Record desta quinta-feira, 22/02, às 22h30, mostra uma investigação exclusiva sobre o avanço da fome no país. Os repórteres Daniel Motta, Wesslley Sales, Tiago Américo, Leopoldo Moraes, Mayolly Sena e a editora Fabiana Lopes ouviram especialistas e instituições renomadas, tiveram acesso às pesquisas mais recentes e revelam o rosto e as histórias de quem sobrevive com menos de R$ 150 por mês.

Segundo o IBGE, de 2014 para cá, quase dobrou o número de pessoas em condição de miséria extrema. Quatros anos atrás, 7 milhões de brasileiros não tinham o que comer. Hoje, mais de 13 milhões passam fome.

Leia também: Fofocalizando: Silvio Santos tanto insistiu que conseguiu fazer acontecer

O programa viaja até Guaribas, em Teresina, cidade símbolo do lançamento do programa Fome Zero e que, de acordo com o IBGE, voltou a figurar dentre as mais famintas do país.

De acordo com a Fundação Getulio Vargas, a fome tem endereço certo: negros, nordestinos, pessoas da zona rural ou das periferias das grandes cidades, com baixo nível escolar, e afeta principalmente as mulheres.

Os pesquisadores destacam também um conjunto de fatores responsável pelo empobrecimento tão rápido da população brasileira: recessão econômica, desemprego, corte de gastos públicos e de programas sociais. Em 2014, o Brasil havia deixado de figurar no Mapa da Fome organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas agora corre o risco de voltar a fazer parte desta lista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade