Câmera Record descobre como famosos e anônimos combatem a insônia, o sonambulismo e o ronco

Publicado em 19/10/2017

Oitenta milhões de pessoas no País sofrem com algum distúrbio ligado ao sono, segundo a maior referência médica do Brasil neste assunto, o Instituto do Sono, em São Paulo. É um problema para quatro em cada dez brasileiros. No Câmera Record deste domingo, 22/10, neurologistas, pneumologistas, nutricionistas e biomédicos respondem a várias dúvidas de quem sofre para dormir. Qual a melhor posição para se deitar? E o travesseiro ideal? Como escolher um colchão? Qual a melhor refeição antes de ir para a cama?

Leia também: A Força do Querer: Ivan faz cirurgia de remoção dos seios

Uma pesquisa americana revela: o ronco é a terceira maior causa de divórcios nos EUA e Reino Unido. O programa acompanhou as barulhentas madrugadas de três casais brasileiros. O relacionamento deles começou com a marcha nupcial, mas agora tem uma trilha sonora de chacoalhar o quarto. Como se livrar do ronco, afinal?

Os repórteres também visitam o pagodeiro Salgadinho, ex-Katinguelê, que não consegue dormir direito desde que voltou de uma turnê pela Austrália. “(São) Duas e pouco da manhã e até agora não consegui pregar os olhos”, relata o cantor. O famoso intérprete de hits como “Inaraí” e “Lua Vai” acaba de descobrir que uma mudança na alimentação pode ajudá-lo. É a ‘dieta do sono’.

O que explica o sonambulismo? Com quase 40 anos de carreira, o ator Felipe Martins não desconfiava que também interpretava enquanto dormia. “Eu cheguei a um ponto do sonambulismo em que eu percebo o perigo”, conta o artista, que mandou plantar pés de lavanda na sacada do seu quarto para evitar uma queda durante o sono.

E ainda: o sonambulismo digital. A atração mostra o caso de um jovem de São Paulo que manda mensagens de texto enquanto dorme. É o melhor retrato de um dado assustador: dos anos 1990 pra cá, ou seja, antes da internet, o brasileiro passou a dormir uma hora e meia a menos. Hoje, a média de sono é de 7h36, o que coloca o país entre os três que menos dormem no mundo, segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos EUA.

Câmera Record  é apresentado por Marcos Hummel e vai ao ar domingo (22/10), às 23h45

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade