30 anos depois

Betty Faria comenta a chegada de Tieta ao GloboPlay: “Personagem que me orgulhei de fazer”

Novela exibida entre 1989 e 1990 chega à plataforma de streaming da Globo na segunda (8)

Publicado em 03/06/2020

Com 30 anos completos desde sua primeira exibição, Tieta é a próxima novela a chegar ao GloboPlay. A trama entra no catálogo nesta segunda-feira (8), como parte do projeto da plataforma de resgatar clássicos da teledramaturgia da Globo a cada duas semanas.

Tieta é uma mulher forte e decidida que, aos 18 anos, é expulsa de sua terra natal, Santana do Agreste, cidade fictícia no Nordeste brasileiro, pelo próprio pai por seu comportamento livre e sem amarras.

Depois de mais de vinte anos, ela retorna rica e exuberante surpreendendo a todos e movimentando  o até então pacato lugarejo. Betty Faria, que interpretou a personagem na sua fase mais madura, comemora a entrada da novela no catálogo.

“Fiquei surpresa e feliz. Neste momento tão difícil que estamos vivendo, a notícia da volta de Tieta é uma alegria, um alento. Creio que o público vai certamente sentir isso. A personagem chega para fazer o bem e rompe com tudo quanto é tipo de preconceito”, celebra ela.

Livre adaptação do livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a atriz lembra emocionada como ouviu falar da personagem pela primeira vez. Foi durante um jantar com o casal Zélia Gattai e Jorge Amado, nos anos 1970:

“Zélia disse que Jorge estava escrevendo um livro que, daqui a alguns anos, o personagem seria perfeito para mim. E, alguns anos depois, veio Tieta. Eu sempre ouvi dizer que personagem tem endereço certo”.

Exibida oriignalmente entre agosto de 1989 e março de 1990, a novela foi tão intensa e marcante para a carreira de Betty que até hoje ela é relembrada pela personagem.

“Ela foi muito boa para a minha vida e a minha carreira. Vivemos experiências inesquecíveis naquela época que, se eu parar para lembrar e escrever, dará alguns capítulos de um livro. A novela correu o mundo e até hoje continuo sendo lembrada por onde passo. Quando entro num táxi, por exemplo, o motorista olha pra trás e diz: ‘É a Tieta, reconheci pela voz'”, fala, aos risos.

Tieta era uma mulher à frente do seu tempo e isso torna a novela tão atual, segundo Betty Faria.

“Com amor, solidariedade e liberdade, Tieta rompeu e derrubou preconceitos em todos os níveis, brigando contra o ranço do falso moralismo e até defendendo ecologicamente a cidade da exploração de gente mal-intencionada. Foi uma personagem da qual me orgulhei de fazer”, finaliza a atriz.

Junto com Betty, estão no elenco da novela escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares atores como Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, Yoná Magalhães, Tássia Camargo, Paulo Betti, Sebastão Vasconcelos, Ary Fontoura e Arlete Salles.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade