BBB18: Kaysar faz relato sobre sua cidade: “É muito perigosa”; Veja como está Aleppo atualmente

Publicado em 27/03/2018

Kaysar esteve conversando com Caruso sobre sua vida. O brother sírio do BBB18 relembrou momentos de quando ainda morava na Síria. Caruso pergunta se é perigoso andar nas ruas da cidade natal do brother. “Minha cidade é perigosa”, responde. Depois ele completa: “Minha cidade se chama Aleppo”.

Veja também: BBB18: Brothers comentam advertência da produção e vergões no braço de Kaysar

Aleppo é a segunda maior cidade da Síria e há anos é castigada pelos combates. A área leste da cidade é controlada pelos rebeldes desde 2012, e está completamente destruída com os massivos bombardeios. Com a interferência da Rússia na guerra síria em setembro de 2015, se intensificou ainda mais essas bombas.

Polo industrial e histórico da Síria, Aleppo é uma das cidades mais atingidas pela guerra civil ainda em curso na Síria (Reprodução: BBC Brasil)
Polo industrial e histórico da Síria, Aleppo é uma das cidades mais atingidas pela guerra civil ainda em curso na Síria (Reprodução: BBC Brasil)

Leia mais: BBB18: Internautas pedem expulsão de Ana Clara após cintadas em Kaysar

Uma matéria publicada pela BBC Brasil em fevereiro deste ano mostra fotos atuais de Aleppo e a destruição na região leste da cidade é impactante. São cenas fortes que parecem mais um filme de terror.

Ônibus são estacionados para retirar civis e rebeldes da área Leste de Aleppo: cidade foi destruída em grande parte - KARAM AL-MASRI / AFP (Reprodução: O Globo)
Ônibus são estacionados para retirar civis e rebeldes da área Leste de Aleppo: cidade foi destruída em grande parte – KARAM AL-MASRI / AFP (Reprodução: O Globo)
Drone mostra destruição em bairro rebelde de Aleppo (Foto: Reuters/2016)
Drone mostra destruição em bairro rebelde de Aleppo (Foto: Reuters/2016)

A matéria ainda diz que ninguém, nem mesmo o governo sírio, dispõe das enormes quantias necessárias para recuperar o patrimônio histórico perdido na guerra – ou pelo menos restaurar a oferta de serviços básicos. Estima-se que isso custaria dezenas de bilhões de dólares. Cabe então aos moradores recuperar, pouco a pouco, pequenas preciosidades em meio aos destroços da cidade histórica.

+ ACOMPANHE TUDO SOBRE O BBB18

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade