Vida real na TV

BBB e outros reality shows: o formato faz sucesso, mais de 20 anos depois de popularizado

Quase 80 países mundo afora exibem programas do gênero

Publicado em 20/03/2020

A TV Globo exibe desde 21 de janeiro a vigésima edição do Big Brother Brasil, ou apenas BBB, forma de chamar o programa que se popularizou. Com toda a certeza, apesar de investidas sempre lembradas como a Casa dos Artistas, do SBT, e No Limite, da própria Globo, o BBB pode ser considerado o reality show de maior êxito na televisão brasileira nas duas décadas do gênero como expoente da programação. Sem dúvida, a união de conflitos com os quais o público pode se identificar mais incisivamente e objetivos próximos aos da vida real de todos levam os realities a ter audiência garantida. O cotidiano de pessoas reais interessa e muito à audiência, que se enxerga nelas e em suas contradições.

Nos Estados Unidos, as origens do gênero reality show na TV remontam aos anos 1970. O programa An American Family, exibido pela emissora PBS, marcou o lançamento do filão. De lá para cá, muitas outras famílias seguiram o rastro da primeira e expuseram diante das câmeras seus problemas, alegrias e tristezas, sem roteiro prévio.

Reality shows de diferentes vertentes agradam a vários públicos

Para além dos programas que mostram participantes confinados, isolados do mundo e que passam por provas para definir lideranças, privilégios como alimentos e acomodações, existem outros tipos de reality shows. Desde os talent shows (literalmente, shows de talentos), como American Idol e The Voice, até os culinários como MasterChef, os focados em sobrevivência como Survivor e Largados & Pelados, vários subgêneros entre os reality shows foram surgindo no decorrer do tempo. Ramos como os do mercado imobiliário, com os Irmãos à Obra, e os cuidados com o desenvolvimento das crianças com a ajuda da SuperNanny, também encontraram sua janela entre as dezenas de programas que cristalizaram o gênero.

Como programas isolados ou quadros de outras atrações, reality shows chamam a atenção dos interessados em seus temas

Outros exemplos que podem ser citados são alguns do canal pago GNT (Globosat), como Decora, de reforma e decoração com readequação de ambientes a novos usos e/ou modernização de espaços residenciais, Santa Ajuda, de organização de mobília e utensílios variados, e Fazendo a Festa, focado em organização de comemorações de aniversário de crianças. Além disso, como quadros de programas de entretenimento e variedades, reality shows conquistam boa audiência, como no Mais Você (Jogo das Panelas e SuperChef) e no Caldeirão do Huck (Lata Velha, Amor a Bordo etc.)

Conforme o leitor pode verificar abaixo no gráfico produzido pelo time da Betway Cassino, site de roleta online, no Brasil já foram produzidas mais de 60 atrações do gênero reality show. Alguns dos mais representativos, bem como uma mostra da grande variedade de vertentes representadas pelas propostas dos reality shows ao longo do tempo, estão no gráfico. Existem realities na TV para todos os gostos. Seus expressivos números em países do mundo todo atestam o sucesso incontestável da vida real quando exposta na telinha para além de conteúdos jornalísticos. Ainda mais nesses dias nos quais as autoridades recomendam que se evite sair de casa, para conter a disseminação do coronavírus, escolha o seu e divirta-se!

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade