Nova Reprise

Bastidores, participações especiais, figurinos e mais: Relembre curiosidades de A Vida da Gente

A trama ocupará a faixa das 18h

Publicado em 27/02/2021

A amizade entre as irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano) na novela A Vida da Gente estará de volta na próxima segunda (01), substituindo a reprise de Flor do Caribe na faixa das 18h da Globo.

Exibida inicialmente entre setembro de 2011 a março seguinte, a trama de Licia Manzo somou 137 capítulos. Esta foi a primeira novela da autora, mas não sua estreia nas telinhas. A escritora já havia sido redatora em programas como A Diarista, Retrato Falado e Sai de Baixo.

A trama contou com uma participação especial do tenista Gustavo Kuerten logo no primeiro capítulo. O atleta aparece para falar sobre o bom desempenho de Ana nas quadras. A cena foi gravada em Florianópolis.

Como forma de incentivar o envolvimento dos telespectadores, a página da novela na internet continha informações sobre personagens, história e bastidores da produção. Além disso, estava disponível um jogo no qual o internauta podia jogar tênis com Ana ou tentar o jogo dos sete erros com os cenários da produção.

Para montar o figurino, a equipe responsável precisou garimpar em lojas do Rio, Buenos Aires, São Paulo e Porto Alegre. Algumas das jaquetas de couro usadas por Vitória (Gisele Fróes)  vieram da capital argentina. Já os casacos de inverno foram adquiridos em Porto Alegre. E para manter o aspecto de novas, o figurinista Paulo Lois apostou na técnica da lavagem com chá.

Por ser uma novela urbana e bem realista, a equipe tomou cuidado para manter a caracterização dos personagens o mais parecido com a realidade possível. A passagem do tempo exigiu um esforço adicional por parte da equipe.

Acidente

Para a gravação da cena do acidente que deixou Ana em coma, foram necessários 7 dias, 64 horas e mais de cem pessoas. O momento começou a ser filmado dois meses antes da novela ir ao ar e foi gravado na piscina do Cefan (Centro de Educação Física da Marinha), no Rio de Janeiro.

Bastidores do acidente
Bastidores do acidente (Foto: Renato Rocha/ Globo)

As irmãs precisaram usar respiradores e ficar mais de 40 minutos ininterruptos em baixo da água. Fora utilizados uma câmera subaquática e um equipamento de som que permitia a comunicação entre a equipe.

Cidade cenográfica

Além das gravações em diversos destinos turísticos do pais, como Bonito, Gramado e Ushuaia, a Globo montou uma cidade cenográfica, com 85 mil m² projetada para ser dividida entre Porto Alegre e Gramado, onde o folhetim é ambientado.

Na área destinada a capital gaúcha, diversos ambientes foram planejados com interior para dar maior veracidade às cenas. Dentre os locais, havia um restaurante orgânico, uma cafeteria, o bar Sem Juízo, uma igreja, uma concessionária de automóveis, entre outros.

Cidade cenográfica de A Vida da Gente (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

Já para Gramado, foi priorizado a arquitetura europeia do local. Dessa forma, o paisagismo apostou em heras, trepadeiras e hortênsias, com uma mistura de plantas naturais e artificiais. Assim como na versão real, o piso desta parte é quase todo de pedra. O interior dos ambientes também foi pensado e criou-se o salão de dança, a oficina, o bufê Sabores da Juju, uma loja de souvenir, e mais.

Cidade cenográfica de A Vida da Gente
Cidade cenográfica de A Vida da Gente (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

Além da cidade cenográfica, a emissora construiu uma quadra de tênis com parte da arquibancada. O tamanho era o mesmo de uma versão real e parte da figuração e cenários de estádios eram adicionados com a ajuda da tecnologia.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade