Bastidores de conquista inédita no futebol brasileiro na Rio 2016 vira especial de fim de ano na Globo

Publicado em 21/12/2016

Tem drama, emoção, vaia, desabafo, choro e muita imagem exclusiva. ‘Um Sonho de Ouro’, primeiro especial de fim de ano produzido pelo Esporte da Globo, tem tudo sobre a inédita medalha de ouro que o Brasil ganhou nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para contar passo a passo a conquista do único título que faltava para o futebol brasileiro, o programa ouviu o capitão e astro Neymar, a revelação Gabriel Jesus, o goleiro Weverton e o técnico Rogério Micali, os maiores protagonistas da epopeia verde e amarela, que culminou com a vitória dramática, nos pênaltis, sobre a temida Alemanha, num Maracanã lotado por 80 mil pessoas.

Com narração do ator Caio Castro, ‘Um Sonho de Ouro’ apresenta imagens e depoimentos inéditos. O programa abraça toda a caminhada da Seleção, desde o último amistoso contra o Japão, em Goiás, até a decisão contra os alemães. Como a expectativa era imensa, os dois primeiros resultados – 0 a 0 com a África do Sul e 0 a 0 com o Iraque – foram uma ducha de água fria na torcida, que não perdoou e vaiou muito a seleção após a segunda partida. A torcida gritou o nome da Marta, atacante da seleção feminina de futebol que encantava o público naquele momento, e alguns até trocaram o nome de Neymar pelo de Marta em suas camisas. As críticas foram imensas, de todas as partes. Os jogadores contam como a delicada situação da equipe, que correu riscos de ser eliminada na primeira fase, uniu ainda mais o grupo.

Muitas das imagens exibidas pelo especial foram feitas pelos próprios jogadores, como as cenas registradas após a goleada de 6 a 0 sobre Honduras, que garantiu a presença do Brasil na disputa da medalha de ouro. As imagens feitas pelo zagueiro Caio no vestiário após o jogo mostram que o clima nos bastidores era de muita festa e os jogadores comemoravam cantando “O campeão voltou”. Dever de casa feito, era hora de encarar o último e mais temido adversário: a Alemanha. A mesma que dois anos antes tinha ganhado a Copa do Mundo no Brasil.

O goleiro Weverton revela ao programa a sua surpresa ao ser chamado para substituir o até então titular Fernando Prass, que se contundiu e foi cortado quatro dias antes da estreia da Seleção Brasileira na Olimpíada. Chegou por último e foi para casa com uma medalha de ouro no peito, apontado como um dos heróis da inédita conquista. “Eu não esperava porque não estava nem na pré-lista. Quando o telefone tocou oficializando a convocação, o coração disparou e eu vi que meu sonho estava muito perto de se realizar”, conta o goleiro. Contra a Alemanha, Weverton conta por que escolheu pular para o lado esquerdo, quando defendeu o pênalti de Petersen, o último batido pela equipe alemã. “Eles viram oito batidas de pênalti dele. Ele bateu quatro para um canto e quatro para o outro. Mas nós percebemos que nos jogos de menor pressão ele batia no canto direito. Quando ele precisava de uma bola de segurança, num jogo maior, ia no esquerdo”, conta Micali. E diante desse cenário, Weverton apostou no canto esquerdo. E defendeu. “Deduzi que ele ia no canto de segurança dele, onde se sente mais à vontade, confortável”, explica o goleiro.

Ao lado da mãe e do irmão, Gabriel Jesus, eleito o craque do Campeonato Brasileiro, conta que apesar dos tropeços iniciais, jamais duvidou do ouro. “Na apresentação eu já vi que todo o grupo estava ali em busca do ouro. Não estavam ali por estar, todos queriam ganhar”, conta o atacante. O técnico Rogério Micale, um ilustre desconhecido até os Jogos Olímpicos, admite que a pressão, após o início decepcionante, aumentou muito sobre ele e os jogadores. Para o treinador, que continua trabalhando com as divisões de base, foi o momento mais difícil da caminhada. “A equipe foi muito madura, brigou quando tinha que brigar, guerreou”, conclui o técnico.

O especial ‘Um Sonho de Ouro’ vai ao ar na noite de quarta-feira, dia 21, logo após a novela ‘A Lei do Amor’.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade