Coronavírus

Band suspende gravações e autoriza apresentadoras a trabalharem de casa; confira

Objetivo é proteger equipes do risco de contaminação

Publicado em 21/03/2020

Devido à pandemia do coronavírus, a Band decidiu suspender as gravações do reality culinário Pesadelo na Cozinha, que estavam acontecendo desde fevereiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que estuda a possibilidade de colocar reprise dos episódios mais populares no lugar da atração inédita.

O objetivo é proteger o apresentador e os participantes, bem como a equipe de colaboradores envolvidos. Outra decisão do canal paulistano foi o de adiar o início das gravações da nova temporada do Master Chef, programa culinário apresentado por Ana Paula Padrão, que até o momento estava previsto para estrear no dia 26 de maio.

Palco home office

Na última sexta-feira (20) a emissora informou também que as apresentadoras Cátia Fonseca, do Melhor da Tarde, e Silvia Poppovic, do Aqui na Band, vão trabalhar a partir da próxima segunda-feira (23) direto de suas casas.

Para isso, uma pequena estrutura será montada na residência das apresentadoras, que vão entrevistar pessoas por videoconferências. Em relação à equipe dos programas, foram dispensados vários profissionais de todas as partes do trabalho.

A ordem é aglomerar a menor quantidade possível de pessoas no ambiente para evitar o risco de contaminação pelo covid-19.

Jornal separa apresentadores

O Jornal da Band ficou um pouco diferente desde a última quinta-feira (19) como forma de prevenção ao coronavírus. Os âncoras Eduardo Oinegue e Lana Canepa passaram a apresentar o jornal distantes um do outro.

Eduardo Oinegue ficou na bancada, enquanto Lana Canepa divulgou as notícias no telão. A participação dos convidados também tem obedecido uma distância mínima de 2 metros dos jornalistas, por orientação de especialistas.

Outra novidade é que telespectadores podem mandar suas dúvidas por WhatsApp e um infectologista está respondendo ao vivo.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação ampliou no início desta semana as ações de seu Comitê Corporativo de combate ao coronavírus com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores em todas as suas empresas no país.

Em todos os estados, as emissoras estão implementando ações preventivas e tomando decisões adequadas e informando ao Comitê Corporativo criado. Até o momento, nenhum profissional foi diagnosticado com a Covid-19.

Entre as ações em andamento, em São Paulo foi reforçada a equipe de limpeza. Mais pessoas agora atuam nas áreas comuns, como elevadores, corrimões, escadas, banheiros e estações de trabalho. Foram adquiridos só na sede do Morumbi 1.500 frascos de álcool gel, 1.000 unidades de desinfetante hospitalar e aerossol, 200 borrifadores e 1.800 máscaras.

Também estão sendo realizadas várias palestras presenciais conduzidas pelo médico coordenador da empresa para os colaboradores que continuam atuando na sede do Grupo em São Paulo, além da divulgação de comunicados diários com orientações de conduta.

Mais de 200 profissionais estão atuando de forma remota (home office), bem como aqueles com mais de 60 anos. A exposição da equipe de jornalismo foi reduzida. Os repórteres não vão mais até a emissora, salvo casos excepcionais.

Eles são pegos em casa, gravam na rua e voltam para suas residências. Os produtores seguem trabalhando em home office. Editores estão em regime de plantão e o número de pessoas no switcher foi reduzido: os editores-chefes passaram a coordenar fora do ambiente mais confinado.

O número de pessoas nos estúdios também foi reduzido, ficando apenas aqueles que são essenciais. Entre as próximas medidas implementadas pelo Comitê estão o reforço da conscientização e orientação dos profissionais sobre medidas preventivas e profiláticas, a ampliação do número de profissionais em home office, disponibilização de linha hotline do Plano de Saúde e a antecipação da aplicação das vacinas antigripe para colaboradores e seus dependentes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade