Bahia ‘branca’, grávida bêbada, galinha maltratada, incesto: As polêmicas de Segundo Sol

Publicado em 09/11/2018

Nesta sexta-feira (9), irá ao ar na TV Globo o último capítulo de Segundo Sol, trama das 21h de João Emanuel Carneiro, que teve Dennis Carvalho na direção.

A produção, que conquistou números satisfatórios na audiência [terminará com quase 35 pontos de média na Grande São Paulo], colecionou durante a sua exibição uma enxurrada de polêmicas. Relembre algumas.

Bahia ‘branca’

Karola (Deborah Secco), Beto (Emilio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli) de Segundo Sol
Karola Deborah Secco Beto Emílio Dantas e Luzia Giovanna Antonelli de Segundo Sol DivulgaçãoTV Globo

Quando as chamadas de Segundo Sol passaram a ser exibidas, um ‘detalhe’ logo chamou atenção: a falta de atores negros na história, que se passa na Bahia, estado brasileiro no qual mais de 70% da população se declara negra ou parda.

Após uma enorme repercussão negativa, aos poucos atores negros foram aparecendo durante o enredo, mas a platinada não escapou de levar algumas alfinetadas, inclusive de Luana Piovani.

Relações públicas?

Ícaro (Chay Suede) em Segundo Sol
Ícaro Chay Suede em Segundo Sol Divulgação TV Globo

Logo no início do folhetim, foi ao ar uma cena na qual Ícaro (Chay Suede) dizia para a irmã, Manu (Luisa Arraes), que tinha virado um profissional de relações públicas, quando na verdade estava se prostituindo.

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp) não gostou nem um pouco da história e surpreendentemente soltou uma nota dizendo que mesmo se tratando de um material de ficção, a obra tem um “impacto na formação da opinião pública”, e pediram ainda para que o autor deixasse claro o que de fato faz alguém que tenha a formação na área.

Rosa embriagada

Rosa (Leticia Colin) de Segundo Sol
Rosa Letícia Colin de Segundo Sol ReproduçãoTV Globo

Outra sequência que deu o que falar foi a que Rosa (Letícia Colin) entra num bar e se embriaga, ficando totalmente alterada. Detalhe: a personagem estava grávida de um filho de Ícaro.

O momento incomodou a Sociedade Brasileira de Pediatria, que encaminhou um ofício para o canal, afirmando que mesmo sendo ficção, as cenas podem confundir mulheres grávidas e estimular posturas que podem trazer graves consequências para os fetos e/ou recém-nascidos.

Galinha maltratada

Laureta (Adriana Esteves) de Segundo Sol
Laureta Adriana Esteves de Segundo Sol ReproduçãoTV Globo

Na casa de Dulce (Renata Sorrah), Laureta (Adriana Esteves) se incomodou com a presença de uma galinha viva em cima da mesa e pegou o animal com a mão e o atirou para longe.

Em outro momento, a vilã dá um tapa na ave, que estava perto da sua bolsa. As cenas foram alvos de críticas, inclusive de Fabio Chaves, fundador do Vista-se, considerado o maior portal sobre Veganismo da América Latina.

“Eu fiquei abismado. Como que a Rede Globo deixa isso ir ao ar assim, de uma forma completamente normal. Imagina ela fazer isso com um cachorro ou com outro animal, ninguém ia achar normal isso”, destacou o ativista em um vídeo compartilhado no Youtube.

Tio e sobrinha

Remy (Vladimir Brichta) e Karola (Deborah Secco) de Segundo Sol
Remy Vladimir Brichta e Karola Deborah Secco de Segundo Sol DivulgaçãoTV Globo

Após ser revelado que Karola (Deborah Secco) é filha de Laureta, o público descobriu finalmente que Remy (Vladimir Brichta), amante da personagem, é na verdade tio dela, já que é irmã da cafetina.

Contudo, a forma ‘natural’ como a relação incestuosa dos personagens foi retratada, já que em nenhum momento isso foi uma questão entre os papéis, fez com que o folhetim virasse algo de críticas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade