Personagem clássica

Autores transformam Raquel em vilã ambiciosa e ardilosa em Gênesis

A segunda filha de Labão é vivida por Thaís Melchior

Publicado em 09/07/2021

A sexta fase de Gênesis começou na última quarta (7) dando início à trajetória de Jacó (Miguel Coelho), que passará por uma série de conflitos e provações nos próximos capítulos da trama. Após ser ameaçado de morte pelo próprio irmão, Esaú (Cirillo Luna), o rapaz parte para a casa de seu tio, Labão (Heitor Martinez) e logo se encanta por Raquel (Thaís Melchior).

A clássica história bíblica revela que Jacó encontra Raquel à beira de um poço e logo fica enfeitiçado por sua beleza. Seguindo as ordens dos pais, o bom moço escolhe a segunda filha de Labão para ser sua esposa.

Mas, para que a união aconteça, Labão exige que Jacó o sirva por sete anos. O filho de Rebeca (Martha Mellinger) aceita, porém é enganado e sua esposa se torna Lia (Michelle Batista), a primeira filha de seu tio. Para ter Raquel, ele precisa trabalhar por mais sete anos.

Se o relato clássico tem ares de um amor forte e impossível, na trama da Record TV parece que os papéis serão invertidos. Logo nas primeiras cenas, o público percebeu que Raquel é retratada como uma moça ardilosa, ambiciosa e vingativa.

A personagem de Thaís Melchior não mede esforços para conseguir o que quer. Já se envolveu com jogos de dados, não gosta de trabalhar e ficou interessada na fortuna de Isaque (Henrique Pagnoncelli). Além disso, ficou clara sua diferença para Lia, vista como uma moça de bom coração, empática e graciosa.

Pelo que consta, a estratégia dos autores é usar a conhecida narrativa do triângulo amoroso em que irmãs disputam o amor do mesmo rapaz. Por isso, foi necessário estabelecer um contraste no perfil das moças para que o público possa torcer para uma ou para outra.

Voltando à história contada na Bíblia, após se casar com Jacó, Raquel tem dificuldade para engravidar. Lia, por sua vez, é uma mulher fértil. Talvez essa seja uma forma de punição para a vilã, que deve aprontar muito na trama até lá, sobretudo para afastar Jacó de sua irmã.

Nas redes sociais, muitos telespectadores estão reclamando do modo como Raquel é retratada em Gênesis. O que se vê, inclusive, são diversas comparações da personagem de Gênesis com a da minissérie José do Egito, exibida em 2013. Na ocasião, Raquel foi vivida pela atriz Mylla Christie.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade