Autor João Emanuel Carneiro assume que vai dar um tempo nas novelas: “Fazer algo diferente”

Publicado há 2 anos
Por Fabio Augusto
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Folga das novelas. O autor João Emanuel Carneiro revelou em entrevista à revista Variety que pretende focar em novos projetos atualmente.

O autor da icônica trama Avenida Brasil e da recente Segundo Sol disse que deseja fazer algo diferente, pois as novelas ocupam muito tempo de sua rotina.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Segundo ele, ideias não faltam: “Eu tenho muitas ideias. Mas o problema é que eu acabo fazendo novelas de novo, e isso toma dois anos e meio da minha vida. Preciso parar esse ciclo e fazer algo diferente”, contou.

Vale salientar que, embora tenha começado a carreira como roteirista de filmes, desde que começou a escrever novelas, o autor só fez um trabalho diferente: a série A Cura, exibida em 2010.

Leia mais: João Emanuel Carneiro fala sobre o capítulo 100 de Segundo Sol: “Luzia vai se vingar de Laureta e Karola”

Público tradicional

Além disso, João fez uma sutil crítica ao público e à TV. De acordo com o dramaturgo, as pessoas gostam de histórias mais tradicionais.

O grande exemplo foi sua primeira novela das nove, A Favorita, que começou com ares inovadores, sem revelar quem era a grande vilã.

A ideia, porém, precisou logo ser alterada para agradar os telespectadores, que estavam confusos em relação à trama.

“Ninguém sabia quem era a vilã de verdade até o fim. Eu não sei se poderia fazer isso hoje. Nós somos tão focados em custo, dinheiro, audiência. Um problema que eu vejo na TV atual é que as pessoas têm medo de tentar algo novo e precisam fazer sempre algo mais tradicional”, assumiu.

Com os ajustes e a revelação de Flora (Patrícia Pillar) como a grande vilã, a novela andou e se tornou um grande sucesso.

Por outro lado, Avenida Brasil logo caiu no gosto do público e se tornou um marco na teledramaturgia.

Entretanto, as últimas tramas de João Emanuel enfrentaram problemas. A Regra do Jogo e Segundo Sol foram muito criticadas devido ao enredo.

Leia mais: João Emanuel Carneiro dispensa “núcleos decorativos” em Segundo Sol

Impasse para a Globo

Com a decisão do autor, fica a cargo da Globo definir qual será seu próximo projeto na emissora.

Agora, todavia, João deve escrever uma série ou outra produção, fato que pode abrir uma vaga no tão disputado horário nobre da emissora.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais