Fãs revoltados

Atriz Thalma de Freitas, a Zilda de Laços de Família, defende a personagem: “Humilhação jamais”

Artista admite que pepel era de uma empregada conformada por uma submissão naturalizada

Publicado em 05/01/2021

A atriz Thalma de Freitas, que interpreta a Zilda, em Laços de Família, foi às redes sociais defender sua personagem das críticas que sofre. A novela é exibida no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, e mexe com a nostalgia do telespectador. Mas, também, traz uma série de questões que provocam a reflexão de um Brasil que mudou.

Nos anos 2000, uma empregada doméstica como Zilda não tinha direitos trabalhistas definidos na lei e, tampouco, era vista como uma funcionária, com horário para começar a trabalhar e terminar, além de ter funções bem definidas. O que chocou alguns telespectadores foi o fato dela não ter vida própria e viver quebrando o galho e/ou lidando os personagens ricos em crise do Leblon.

Não é incomum Fred, de Luigi Baricelli, e Clara, de Regiane Alves, pedirem, ordenarem para a empregada da casa de Helena, interpretada por Vera Fischer, cuidar de sua filha Nina, como um favor. A própria protagonista já pediu para ela cancela o pagode para fazer companhia para sua filha Camila, a personagem de Carolina Dieckmann, em um sábado à noite.

Zilda (Thelma de Freitas) em Laços de Família
Zilda Thelma de Freitas em Laços de Família ReproduçãoTV Globo

Zilda mantém uma postura passiva e sempre aceita ajudar a todos, sem receber, necessariamente, um centavo a mais por isso. É possível que esse conjunto de situações gerou um incomodo em parte dos seguidores da novela. A manifestação deles fez com que Thalma, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, também se posicionasse, mas sempre com bom humor.

“Gente, socorro! Recebo muitas mensagens de amor pela Zilda, de Laços de Família, mas 3 foram de repulsa por ela ser submissa e maltratada. Honestamente não identifico essa leitura. Será que estou em negação? Ou Zilda é adorável e honrada como na minha memória?”, se perguntou, iniciando seu discurso.

“Criticar é lógico, mas abusar de termos pejorativos e racistas por natureza como ‘criada’, ‘a doméstica’, ‘escrava’, ‘maltratada’ é mais agressivo que as acusações. Eu sei que Zilda é conformada, sim, sua submissão naturalizada, sim. Crueldade não, humilhação nunca jamais”, disse ela, rebatendo um comentário.

Um seguidor, então, comentou: “Ela tinha que receber um salário incrível por aturar Camila, Íris, Fred e ser babá por fora”. “Zilda recebia okay, já eu recebia bem demais, oh glória!! Alguém comenta que passei muitos anos de fartura por conta dessa novela, por favor?”, reagiu Thalma.

Camila (Carolina Dieckmann) e Zilda (Thalma de Freitas) de Laços de Família
Camila Carolina Dieckmann e Zilda Thalma de Freitas de Laços de Família Reprodução TV Globo

Em outro momento, ela falou sobre a falta de um background para sua personagem. “Concordo em gênero, número e grau. Se fosse gravada hoje, a trama seria muito diferente. Capaz da Zilda ter cenário – aquele prédio no Vidigal, com vista?! Trama paralela e os jargões: ‘Mas Dona Helena, eu sou a única que trabalha aqui’ ou ‘faço, mas cobro extra’”.

Os telespectadores perceberam que a empregada, que cuida de todos, sequer foi convidada para o noivado de Camila, filha de Helena. “Sei que vai parecer desculpa esfarrapada, mas Zilda não foi ao noivado da Camila para justificar a ausência das crianças na festa. Elas têm limite de horário para gravar e, com tanta gente no cenário, ficam muito vulneráveis. E eu me safei da gravação horas em pé, esperando”, explicou.

Thalma criticou a voz da personagem. “Zilda tinha voz sim, muito chata por sinal. Ela tem presença, voz e texto o suficiente para chamar a atenção de vocês até hoje. Além de ser a única que realmente trabalha na novela“, avaliou.

Zilda (Thalma de Freitas) e Clara (Regiane Alves) de Laços de Família
Zilda Thalma de Freitas e Clara Regiane Alves de Laços de Família Reprodução TV Globo

Por fim, ela revelou estar aliviada que as críticas são sobre a construção da personagem do autor Manoel Carlos e não sobre sua atuação. “Fico feliz e aliviada de ver como criticam a personagem, mas não falam mal da minha atuação. Quem me conhece sabe como posso ser arrogante, metida e antipática, meu trabalho nessa novela foi excelente, obrigada, passar bem”, concluiu.

Veja os tuítes

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade