Trocas do autor

Atores que seriam protagonistas de Paraíso Tropical, mas precisaram ser substituídos

Publicado em 23/07/2021

Paraíso Tropical está no ar no Canal Viva, trazendo a trama que fez muito sucesso em 2007 de volta aos holofotes. E mesmo 14 anos depois da produção, muita gente não sabe certas curiosidades sobre ela, como por exemplo a escolha dos atores e das atrizes que fizeram os papeis principais.

É fato que bater o martelo sobre o elenco não é nada fácil para os autores. Para Gilberto Braga, que escreveu o folhetim, não seria diferente. Ele precisou engolir a seco mudanças ocorridas em alguns papeis e buscar alternativas que fossem viáveis.

Com as escolhas de Braga certamente o resultado das interpretações seria diferente! Quer apostar? Fique sabendo quais atores e atrizes seriam a primeira opção do autor para Paraíso Tropical, mas que, por força do destino acabaram ficando de fora.

Cláudia Abreu faria Paula e Taís

Alessandra Negrini divide opiniões como as gêmeas Paula e Taís em Paraíso Tropical. Há quem diga que ela se deu melhor fazendo a vilã, Taís, do que a mocinha, Paula. De todo o modo, a atriz não era a primeira opção de Gilberto Braga para os papeis. Ele queria mesmo era Cláudia Abreu, que não pode aceitar o convite porque estava grávida no período inicial das gravações.

“Eu nunca tinha escrito gêmeas e achei que ela faria muito bem. Eu queria basicamente a Vitória – heroína de Belíssima, do Silvio de Abreu, que sabe escrever heroínas muito bem – e a Laura de Celebridade. Foi um choque não poder contar com a Cláudia Abreu”, relatou o escritor no livro Autores. Em outra publicação Braga afirmou que Negrini se deu bem no papel, é talentosa, mas não tem o carisma de Claudia.

Alessandra Negrini interpretou Paula e Taís, mas autor queria Claudia Abreu (Divulgação)
Alessandra Negrini interpretou Paula e Taís, mas autor queria Claudia Abreu (Divulgação)

Mariana Ximenes seria Bebel

Outra mudança considerada drástica em um papel de destaque de Paraíso Tropical foi de Mariana Ximenes para Camila Pitanga para a personagem Bebel. Gilberto Braga queria a loira para viver a prostituta. “Sempre achei que ela faria bem uma cachorra tipo Laura [da novela Celebridade]“, revelou o autor. No entanto, a atriz vinha de uma sequência de novelas e precisava de férias.

Apesar do nome de Camila Pitanga ter sido mencionado entre as primeiras opções, o escritor disse não ter botado fé na artista por conta da personalidade. “Eu achava que a Camila Pitanga não era capaz de fazer a Bebel porque não é safada – e não é mesmo, é boa moça“, opinou Braga.

Uma curiosidade: o autor contou que nas gravações, Camila mostrava certo receio em exibir o corpo – o que não fica evidente quando se assiste Paraíso Tropical, hoje.

Camila Pitanga como Bebel e Mariana Ximenes (Divulgação)
Camila Pitanga como Bebel e Mariana Ximenes (Divulgação)

Selton Mello seria Olavo

Uma das surpresas mais chocantes do troca troca feito por Gilberto Braga na escolha do elenco é essa. O inescrupuloso Olavo seria feito pelo ator ‘boa gente’ Selton Mello e não por Wagner Moura. Não se sabe qual seria o resultado com Mello, mas que Moura se deu bem no papel, isso é evidente.

O escritor da novela explica que Selton Mello não aceitou seu convite, que foi feito por diversas vezes. “Nunca cantei tanto um ator para fazer um trabalho meu quanto cantei o Selton. Mas ele não queria fazer novela, queria fazer cinema”, disse Braga na obra Autores, Histórias da Teledramaturgia.

Apesar da recusa sistemática, o autor conta que não ficou chateado. Anos depois, Mello disse ter um pequeno arrependimento por não ter topado o papel, que roubou a cena no folhetim.

Foi Dennis Carvalho, diretor geral da trama, quem indicou o nome de Wagner Moura. E acredite se quiser, Gilberto Braga não aprovou a sugestão por conta do porte físico do ator. Ele queria alguém atlético para compor o estereótipo de ‘playboy malandro’. Ao aceitar Moura, contudo, o autor afirma ter gostado dele ‘de cara’.

Olavo foi interpretado por Wagner Moura, mas seria papel de Selton Mello (Reprodução)
Olavo foi interpretado por Wagner Moura, mas seria papel de Selton Mello (Reprodução)

Mais informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Paraíso Tropical.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band

Quer saber mais curiosidades sobre a novela Paraíso Tropical? No vídeo abaixo contamos quais atores do elenco do folhetim já nos deixaram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade